MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Até 2025 devem surgir quase 800 mil vagas de emprego para área de tecnologia

O estudo também revela que vão faltar profissionais na área de tecnologia, mesmo com a grande quantidade de vagas abertas no país

Profissional de TI
Profissional de TI - Freepik
Victoria Batalha

Victoria Batalha

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 20/03/2023, às 08h18 - Atualizado às 08h24

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A área de tecnologia é uma das mais promissoras, e vem ganhando cada vez mais destaques dentro do mercado de trabalho. E pelo que indica o estudo realizado pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), até o ano de 2025, o mercado vai gerar 797 mil vagas na área de tecnologia

E se engana quem acredita que a área de tecnologia vão criar apenas oportunidades para a área de TI. O levantamento aponta que também vão surgir vagas no setor de Marketing, em uma nova área que vem crescendo nos últimos anos e chamada de Marketing Data Driven. 

O Data Driven usa informações que foram coletadas através das interações com o público e busca entender os clientes de uma empresa. Assim, a empresa consegue determinar os perfis da sua clientela e entender melhor as tendências do mercado. Assim, a companhia que utiliza o Data Driven vai poder melhorar os dados e entender os hábitos do consumidor, comportamento, motivações e preferências. 

Falta de mão de obra qualificada

Porém, a Brasscom acredita que vão profissionais qualificados para ocupar em média 532 mil vagas. Mesmo com 50 mil profissionais formados em 2025 na área, terá a falta de um quarto de pessoas necessárias para ocupar 206.940 mil vagas que vão surgir nesse ano. 

Ainda segundo a associação, a busca pelos cursos na área de tecnologia são baixas. Há pelo menos 2,4 candidatos por vagas nos cursos de Tecnologia da Informação. E apenas 24,85% são aprovados. Além disso, conforme o levantamento, nas instituições privadas, 39% dos estudantes acabam desistindo dos cursos e 26,6% desistem no ensino público.

Outro estudo realizado pela consultora Mckinsey revelou que no Brasil se formam um profissional de tecnologia para cada 11 advogados ou administradores. Esse número cai nos Estados Unidos, onde é um para cinco. Na Índia, esse número é ainda menor no país asiático, sendo um profissional de tecnologia para três. Mostrando que a falta de profissionais na área de tecnologia não é um problema apenas no Brasil. 

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.