O que é um currículo interativo?

Você sabe o que é um currículo interativo? Descruba essa importante novidade que foge do tradicionalismo, sendo ideal para quem trabalha com internet

Victoria Batalha   Publicado em 05/10/2022, às 11h59

Freepik

Fugindo do tradicionalismo, o currículo interativo possui um formato diferente e muito recomendado para designers, programadores ou pessoas que trabalham diretamente com a internet, como criação de conteúdo. É uma forma diferente e criativa de chamar atenção de empresas e ainda apresentar-se profissionalmente no mercado de trabalho.

O currículo interativo é apresentado em um site e consta informações pessoais que aparecem em um CV clássico. Como nome, e-mail, telefone. Também preciso organizar suas informações pessoais, qualificações, experiências e por aí. O que diferencia um currículo interativo e um currículo tradicional é a maneira que essas informações são apresentadas para o recrutador.

Como posso fazer um currículo interativo?

Organize as informações

Por ser um currículo que foge do tradicionalismo, é importante deixar tudo organizado para que não se torne uma bagunça. Liste os dados pessoais, objetivo profissional, experiências, formação, qualificações, competências e habilidades. Depois que estiver com tudo isso organizado, é o momento para iniciar a construção desse currículo.

Crie um layout

O currículo ficará em um site, por isso é importante criar um layout para torná-lo atraente e funcional. Mas sem exageros para não se tornar algo cansativo.

Coloque seu portfólio

Para quem está começando a carreira, expor o portfólio pode ser muito interessante, principalmente por ter poucas experiências profissionais. Coloque as imagens, links de publicações e por aí vai, organize tudo e deixe anexado no currículo.

Faça um vídeo

Gravar vídeos se apresentando é uma tendência que está crescendo, muitos recrutadores passaram a pedir vídeos de apresentação dos candidatos para conhecê-los um pouco melhor antes de ir para próxima fase de entrevista. Se apresente, conte um pouco sobre você como um profissional. Qual é o seu objetivo na área, o que aprendeu, interesses.

Evite exageros

Animações, muitas cores, informações desnecessárias. Isso pode atrapalhar mais do que ajudar. Mesmo que seja um currículo não tradicional, não deixa de ser um currículo profissional. Então é importante manter a seriedade.