A previsão é que as obras do Metrô SP sejam finalizadas e a linha entregue ao Governo de São Paulo em 2025
Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br Publicado em 05/10/2021, às 13h17 - Atualizado às 13h30
Considerado o maior projeto de infraestrutura em andamento no Brasil e na América Latina, com investimentos de R$ 15 bilhões, as obras da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo geram expectativas entre os usuários de transportes públicos. Isso porque, após concluída, a nova linha promete interligar a zona norte à região central, transportando, em média, 630 mil passageiros por dia.
Com 15,3 km de extensão, o percurso vai conectar o bairro de Brasilândia a São Joaquim, no centro de São Paulo, e contará com 15 estações, inclusive com algumas delas fazendo a integração com quatro outras linhas do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A construção, operação e manutenção da linha são de responsabilidade da Acciona, grupo espanhol que lidera a concessionária "Linha Universidade Participações S.A", que adquiriu do consórcio Move São Paulo os direitos da parceria público privada (PPP), junto ao Governo do Estado, para a condução do projeto.
"Atualmente, as obras contam com 19 frentes de trabalho simultâneas, incluindo as futuras estações Perdizes, PUC-Cardoso de Almeida e SESC Pompeia, bem como os túneis de ventilação e saídas de emergência (VSEs) Sara de Souza e Pacaembu. Em agosto, foi iniciada também a montagem da tuneladora que escavará o trajeto no sentido sul, processo que deve ser iniciado em dezembro deste ano. Além dela, há outra tuneladora que realizará o mesmo trabalho, no sentido norte do percurso", diz o diretor da Acciona no Brasil, André De Ângelo.
O executivo acrescenta que foi iniciado o túnel de conexão do Pátio Morro Grande com a futura estação Brasilândia, além da implantação do canteiro de obras para a estação que fará a ligação com a Linha 4-Amarela do Metrô, a Higienópolis-Mackenzie. "Além disso, a Acciona já iniciou as escavações das estações Brasilândia, Itaberaba e Vila Cardoso (as únicas que faltavam no trecho norte), junto com as paradas João Paulo e Freguesia do Ó. A previsão é que as obras sejam finalizadas e entregues em 2025", acrescenta.
Um dos fatores que geram mais expectativa no projeto é a quantidade de empregos que ele deve proporcionar. "A previsão é que sejam gerados 9 mil empregos diretos e indiretos até o final das obras. Desse total, já foram preenchidas mais de 2 mil vagas até agora", afirma De Ângelo.
Outro fator que cria perspectivas é oferecer à população uma opção mais ágil de transporte público para bairros afastados da cidade, que, atualmente, só contam com os ônibus como alternativa de locomoção. Após concluída, a Linha 6-Laranja fará um trajeto entre a região norte e o centro do município com apenas 23 minutos de duração - percurso que, hoje, é feito em, aproximadamente, uma hora e meia de ônibus, segundo o diretor da Acciona.
O atual status das obras da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, assim como os principais temas da atualidade envolvendo o setor de transporte de passageiros sobre trilhos, estarão na NT Expo Xperience 2021 - o principal ponto de encontro do setor metroferroviário da América Larina, que chega à segunda edição 100% digital.
Mais informações podem ser obtidas no site https://negociosnostrilhosexpo.e-event.com.br.
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