Confira três ações que sua empresa pode realizar para ajudar na conscientização do câncer de mama no Outubro Rosa
Victoria Batalha Publicado em 06/10/2022, às 10h45
Outubro é o mês dedicado à conscientização do câncer de mama, que é um dos tipos de tumor que mais atinge mulheres no mundo. Para facilitar a lembrança dessa importante data, o período ficou conhecido como Outubro Rosa e não é para menos. De acordo com o estudo Global Burden of disease (IHM/USA), realizado por pesquisadores brasileiros, o Brasil teve um aumento de 40% de casos de câncer de mama, o número de mortes por causa dessa doença não caiu. São diversos fatores que levaram a esse crescimento, como obesidade, sedentarismo e consumo de álcool.
Por isso, muitas empresas aproveitam o mês de outubro para falar mais sobre o assunto e ajudar a conscientizar o máximo de mulheres e homens sobre o assunto. Afinal, homens também podem ser acometidos por essa enfermidade.
+++ Como funciona novo medicamento contra o câncer de mama oferecido pelo SUS que custa R$15 mil
Incentivar consultas
Devido ao horário de trabalho, muitas mulheres possuem dificuldade de agendar consultas ou ficam adiando para não perder um dia ou algumas horas de trabalho. Neste caso, a empresa pode liberar as colaboradoras que quiserem realizar as consultas de check-up para fazerem os exames necessários.
Materiais sobre o tema
Mesmo que o tema seja debatido todo mês de outubro há muitos anos, a desinformação ainda existe. Por isso, a distribuição de materiais sobre o assunto pode ajudar a conscientizar ainda mais pessoas e também incentivar mulheres e alguns homens a procurarem sobre o assunto o mais cedo possível.
Promover eventos com quem entende
Médicos, pesquisadores, enfermeiros ou qualquer pessoa que seja especialista em câncer de mama. Quanto mais consciente as pessoas estiverem sobre o assunto, mais rápido é dado o diagnóstico e a chance de cura é maior. Além disso, ajuda na prevenção da doença.
Homens também são afetados - Mesmo que as campanhas e ações do câncer de mama sejam voltadas para o público feminino, é importante conscientizar todo mundo. Apesar de raro, homens também podem ser acometidos por essa doença. Campanhas feitas pela empresa podem ajudar os colaboradores a vencer a vergonha e a procurarem ajuda.