MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Novo exame de sangue reconhece câncer de mama em fase precoce

A nova pesquisa aponta eficácia de 92% para o câncer de mama em estágio precoce. O exame de sangue é uma técnica menos invasiva do que a mamografia. Saiba mais

Mulher com buquê de flores no seio
Mulher com buquê de flores no seio - Freepik

Glícia Lopes

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 25/07/2022, às 19h04

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Novos estudos trazem boas notícias a respeito do câncer de mama. Desenvolvido por pesquisadores do Reino Unido, um novo exame de sangue pode ser uma alternativa para a mamografia, pois é capaz de identificar tumores mamários em estágio precoce, possibilitando conter o avanço da doença.

A notícia representa esperança para as mulheres, principalmente, já que o câncer de mama é a maior causa de morte por câncer entre esse grupo. De acordo com o Atlas de Mortalidade por Câncer, do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença foi responsável pela morte de 17.825 mulheres e de 207 homens em 2020.

Atualmente, a mamografia é o exame convencional realizado no Brasil e funciona por meio da compressão da mama para ajustar em duas placas do mamógrafo, onde as imagens são capturadas para verificar possíveis tumores. Este teste pode oferecer um certo incômodo para algumas mulheres, levando também em conta o preconceito acerca do tema.

+++ Cuidado com produtos para emagrecimento; veja lista com mais de 150 proibidos pela Anvisa

Exame de sangue poderá identificar câncer de mama

Batizado de Trucheck, o teste apresentou eficácia com percentual de 5% a mais do que o exame convencional. Mulheres e homens poderão contar com a chance de identificar o câncer de mama em 92% dos casos, com 70% de capacidade de detectar o tumor em estágio inicial. Para os tumores em estágio 3 e 4, a eficácia foi de 100%.

Felizmente, foi identificado um aumento de exames de mamografia nos últimos 13 anos, segundo informações do Ministério da Saúde. Dados da pesquisa Vigitel Brasil, referente ao período 2006-2021 revelou um salto de 82,8%, em 2007, para 93,3% em 2021.

Os testes de detecção do câncer são as principais ferramentas para a contenção da doença, já que as chances de cura aumentam consideravelmente se identificados os tumores com antecedência. Com este novo método, as pessoas poderão ter mais oportunidade de superar o câncer de mama, responsável por aproximadamente 66 mil novos casos por ano no Brasil.

Para saber mais sobre o câncer de mama

O Blog Medcel preparou um conteúdo completo a respeito do câncer de mama, tumor ginecológico mais frequente no Brasil. Você vai poder conhecer os fatores de risco da doença, como se manifesta, tratamento e mais. Lá você também confere tudo sobre a área médica, como concursos, especialidades, títulos e notícias da categoria. Aproveite!

*com informações do O Globo

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.