A pesquisa também revelou que os recrutadores acreditam que as soft skills possuem a mesma importância das habilidades técnicas
Victoria Batalha Publicado em 14/04/2023, às 08h10 - Atualizado às 08h15
Um estudo realizado pela Infojobs revelou quais são as soft skills (habilidades comportamentais) mais procuradas, e que animam os recrutadores durante os processos seletivos. Além disso, 77% dos profissionais de RH entrevistados responderam que durante as entrevistas, as hard skills (habilidades técnicas) e soft skills possuem a mesma importância. Já para 20,3%, as soft skills são mais importantes nos processos seletivos.
Devido às mudanças constantes dentro do mercado de trabalho, as soft skills estão se tornando cada vez mais relevantes e importantes. 51% dos recrutadores começaram a prestar mais atenção as habilidades comportamentais dos candidatos nos últimos cinco anos.
Outro ponto importante, segundo o levantamento, é que 75,2% dos profissionais de RH já estão detalhando quais são as habilidades comportamentais que estão procurando ao divulgarem uma vaga de emprego.
61,4% dos entrevistados usam testes para poder avaliar as habilidades e 31,2% utilizam de dinâmicas em grupo. 97% também acreditam que é cada vez mais importante saber lidar com situações emocionais, por isso as soft skills são tão importantes no mercado.
Outro ponto levantado é que 97,8% acreditam que as habilidades comportamentais são importantes para o desenvolvimento profissional e 64,5% já tiveram suas habilidades avaliadas durante processos seletivos.
Para desenvolver as habilidades comportamentais, é importante fazer uma autoavaliação para saber quais você deseja desenvolver e quais pode melhorar. É importante ter clareza sobre suas metas e objetivos para poder dar início a esse processo. Além disso, analise quais são seus recursos disponíveis para te ajudar, como livros, artigos, vídeos e até mesmos cursos onlines.
Outro ponto importante, é você saber praticar e ter a consciência que pode tomar um pouco de tempo. Procure oportunidades para desenvolver suas habilidades, como habilidades de comunicação e liderança. Também não tenha medo de receber feedbacks, peça para seus colegas e pessoas ao seu redor te avaliarem.