MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Veja quais são as soft skills em alta no mercado

Confira quais são as soft skills mais procuradas no mercado no momento. Flexibilidade e trabalho em equipe continuam em alta

Mulher sentada e pensativa, usando uma camisa de gola alta verde
Mulher sentada e pensativa, usando uma camisa de gola alta verde - Freepik
Victoria Batalha

Victoria Batalha

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 13/02/2023, às 09h00 - Atualizado às 09h05

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Para quem está nessa busca de uma chance no mercado de trabalho, as soft skills ou habilidades comportamentais, como também são chamadas, é uma opção importante. Isso porque o mercado vem sofrendo constantes transformações, como priorizando essas habilidades além das hard skills (habilidades técnicas). 

Pensando nisso, uma pesquisa realizada pela Unique Group separou habilidades necessárias para 2023, e vão te ajudar a conquistar a sua tão sonhada vaga. 

8 soft skills essenciais para 2023

Flexibilidade

Devido às transformações constantes no mercado, cada vez mais é valorizado profissionais que sejam flexíveis, sempre estando abertos a novas ideias, com a mente aberta para as sugestões e propostas que vierem. 

Adaptabilidade

Essa habilidade combina e muito com a flexibilidade, já que são profissionais capazes de se adaptarem rapidamente a mudanças e novas regras que possam surgir nas empresas, sem causar grande impacto na produção e desemprenho. 

Gerenciamento de tempo

São profissionais que sabem priorizar o que é importante, sabem organizar suas agendas, não importando o formato do trabalho, seja presencial, híbrido ou remoto. Conseguindo cumprir prazos e as entregas necessárias para alguma demanda. 

Trabalho em equipe

Para ambientes de trabalho mais saudáveis, é essencial saber trabalhar em equipe. Principalmente porque o mundo e as pessoas são diversas. Também são pessoas que possuem boa comunicação, conseguem receber e dar feedbacks e apoiar os colegas, trabalhando em conjunto.

Empatia

Quem trabalha bem equipe, também deve possuir boa empatia, já que consegue se colocar no lugar do outro, seja como algum membro da equipe ou como um líder. Esse tipo de habilidade torna os profissionais mais transparentes e fáceis de trabalhar. 

Colaboração

São os profissionais que ajudam a contribuir com a equipe e os líderes em busca do mesmo objetivo, tornando o relacionamento mais leve e saudável, além de unido. Isso traz consequências positivas para a empresa, como um bom crescimento.

Resiliência

Mesmo com adversidades, mudanças e desafios, esse profissional ainda consegue apresentar uma produtividade e foco. Como o mundo e o mercado são lugares dinâmicos, é importante procurar por profissionais que apresentem resiliência. 

Criticidade

São os profissionais que quando veem uma situação ou um desafio, conseguem avaliar a situação e buscar uma solução, normalmente fugindo do óbvio. São criativos e conseguem pensar fora da caixa.

Para desenvolver habilidades comportamentais existem diversas formas, como cursos específicos, autoconhecimento, participando de palestras, etc. 

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.