Com o crescimento do uso de inteligência artificial em processos seletivos, confira dicas para fazer um currículo que chame atenção da AI
Victoria Batalha Publicado em 11/09/2023, às 09h08 - Atualizado às 09h16
Ao fazer uma seleção para um processo seletivo ou cadastro, percebeu que o uso do chatbot de inteligência artificial está cada vez mais comum? É o que revela uma pesquisa realizada pela empresa de software de currículos chamada ResumeBuilder.com, que revelou que 40% das empresas já estão adotando o IA para entrevistas. Para poder ser realizado o estudo, foram entrevistados mais de mil profissionais.
Porém, mesmo com o crescimento do uso de inteligência artificial dentro do mercado de trabalho, essa nova ferramenta está sendo mais utilizada por empresas de grande porte ou aquelas que possuem um grande número de profissionais na área de tecnologia.
Uma ferramenta que vem crescendo e sendo muito utilizada é o ChatGPT ou Bard, IA do Google. De dez empresas, seis recrutadores usam as ferramentas de IA durante o seu dia-a-dia nas empresas. Desse número, 34% responderam que usam raramente e 26% que utilizam com frequência. Os dados são da empresa Ticket, que entrevistou 300 pessoas.
Para poder ter mais chances durante o processo de recrutamento, é importante ficar atento a alguns detalhes. Pensando em te ajudar durante esse momento do processo seletivo, o JC Concursos separou algumas dicas que irão te ajudar.
+++ Cuidado para não dizer ESTAS expressões na entrevista de trabalho
Primeiro, para ajudar o seu currículo se destacar em para a inteligência artificial, é importante fazer um bom uso de palavras-chaves, faça uma busca das palavras mais utilizadas para o tipo de cargo que deseja ou área que você quer atuar, isso vai te ajudar a ter um perfil que chame mais a atenção do IA e que depois faça ser encaminhado até o recrutador.
Outro ponto importante é conseguir destacar quais são suas principais experiências, não sendo necessário falar de todas as atividades e seu trajeto até esse momento de seleção. Separe as que tiverem maior destaque e descreva de forma relevante quais foram as funções e atribuições que você teve.
E por fim, seja objetivo com o seu currículo. Saiba chegar ao ponto e destaque pequenos detalhes que sejam relevantes, não precisa descrever cada coisa que fez, mas, por exemplo, dê ênfase em habilidades que você possui e que combinam com a vaga que deseja, e onde e como você utilizou durante suas experiências anteriores.