Prefeitura de SP retoma formalização presencial do MEI e amplia número de Cates abertos

Com o retorno do atendimento aos MEIs, a capital passa a contar com 18 Cates reabertos

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br   Publicado em 27/07/2020, às 09h06

Divulgação

A partir desta segunda-feira, 27 de julho, a Prefeitura de São Paulo retoma a formalização para o Microempreendedor Individual nas unidades do Cate (Centro de Apoio o Trabalho e Empreendedorismo). O atendimento será agendado pela central 156 e pelo portal do serviço. Com o retorno do atendimento aos MEIs, a capital passa a contar com 18 Cates reabertos, agora estando à disposição da população as unidades Lapa, São Miguel e Penha, respectivamente, nas zonas oeste e leste.

"Gradualmente e seguindo as recomendações dos órgãos de saúde, as unidades do Cate estão retomando os serviços presenciais. Desde abril, ainda com nove postos, foram avaliados os atendimentos que deveriam ser priorizados nas unidades e, em parceria, com a Secretaria de Inovação e Tecnologia, foi organizado o agendamento para a segurança de equipes e do público", salienta a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. "Nesse período, empreendedores e quem buscou por oportunidades de emprego não ficaram descobertos, pois foram estruturados canais on-line e por telefone para dar o suporte à população".

A retomada do atendimento ao MEI nos Cates conta com as equipes de analistas de negócios da Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, que atua em cooperação com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Nos postos, o empreendedor receberá orientação para começar um negócio ou aprimorar uma atividade já em andamento. Além dos serviços de formalização para o MEI – Microempreendedor Individual, o empreendedor terá o suporte em um mesmo local de atendimento, onde ele contará com orientações sobre cursos e programas da administração municipal para alavancar sua empresa, além de conhecer os caminhos para obtenção de microcrédito.

Pelo agendamento na central 156, o cidadão que busca o benefício do seguro-desemprego também consegue atendimento na unidade do Cate mais próxima de sua residência. É necessário apresentar: CPF, requerimento do seguro-desemprego (02 vias web), RG, Carteira de Trabalho, Termo de Rescisão de Trabalho (TRCT), Termo de Quitação (TQRCT), ou Termo de Homologação (THRCT), Extrato do FGTS (Fundo de Garantia) ou comprovante de saque.

As unidades atendem somente com agendamento pela central 156, das 10h às 16h. No ato do atendimento há a orientação sobre os documentos necessários para serem levados ao Cate. Nas unidades é obrigatório o uso de máscara, que é fornecida no local, caso o cidadão não compareça com a proteção facial.

Atendimento ao MEI – Microempreendedor Individual

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Sobre Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo

O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) é um serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), da Prefeitura de São Paulo, e foi criado para incentivar as pessoas a aperfeiçoar suas habilidades para conquistar um emprego, a se reinserir no mercado de trabalho ou a colocar uma ideia em prática, sempre tendo em vista as vocações econômicas de São Paulo.

Além disso, são oferecidas vagas de emprego captadas pela Prefeitura e pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), órgão do governo federal responsável pela intermediação de mão de obra no Brasil. Por meio de vagas captadas junto a empregadores, intermedeia a mão de obra, reduzindo o tempo de espera e facilitando a colocação do trabalhador no mercado.

O serviço do Cate é gratuito e voltado para o público em geral, a partir de 16 anos. Há ainda oportunidades para jovens aprendizes, entre 14 e 24 anos.

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