Prefeitura de São Paulo recebeu mais 30 mil inscrições de mulheres no primeiro dia de cadastro para trabalhar na volta às aulas das escolas municipais
Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br Publicado em 17/02/2021, às 09h35 - Atualizado às 09h40
A Prefeitura de São Paulo está com inscrições abertas para 4.590 vagas no Programa Operação Trabalho - POT Volta às Aulas (vagas para mães), destinadas à inserção de mulheres no mercado de trabalho. O prazo para candidaturas vai até a próxima quinta-feira, 18 de fevereiro, e a iniciativa é uma parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Educação e da Saúde.
Para se candidatar, é necessário cumprir os critérios do Programa Operação Trabalho como estar desempregadas há mais de quatro meses e ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da família. A triagem das candidatas será feita pelos técnicos do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo).
O objetido da rede municipal é contar com três trabalhadoras por unidade para auxiliar na orientação sobre os protocolos de prevenção à Covid-19. Confira os pré-requisitos para participar da seleção do Programa Operação Trabalho - POT Volta às Aulas:
As selecionadas receberão o valor de R$ 1.155 mensais para uma jornada de trabalho de 30 horas semanais, divididas em seis horas por dia. O período de atividades terá duração de seis meses, de fevereiro a julho de 2021.
As mulheres selecionadas serão responsáveis pelo monitoramento do cumprimento das normas de distanciamento social, uso correto da máscara e do álcool gel, apoio às boas práticas de higienização e segurança como aferição de temperatura, higienização de equipamentos escolares e ambientes de uso coletivo.
No primeiro dia das inscrições de vagas para mães foram recebidos mais de 30 mil cadastros de interessadas nas oportunidades de trabalho para auxiliar no reforço da aplicação dos protocolos sanitários e de distanciamento social nas escolas municipais.
"O prefeito Bruno Covas tem demostrado grande preocupação com o índice elevado de mulheres sem renda. Estamos mobilizados com as demais secretarias parceiras para que o maior número de mulheres comece as atividades o quanto antes e possam voltar a equilibrar as finanças da casa", declara a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. "Os técnicos do Cate têm expertise na seleção de pessoal e em tempo hábil irão avaliar as inscrições recebidas a fim de a comunidade escolar contar com brevidade com esse importante apoio", ressalta.
As mulheres selecionadas serão capacitadas por meio de um curso on-line para atuar na função. A capacitação será feita pela Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti, vinculada à SMDET (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo).
Durante o período de permanência no Programa Operação Trabalho - POT Volta às Aulas, as participantes deverão cumprir também 24 horas mensais de qualificação profissional no Portal do Cate: https://cate.prefeitura.sp.gov.br.
As inscrições estão sendo feitas nas escolas da região onde as candidatas moram pelas Diretorias Regionais de Ensino (DREs). Prioritariamente, o programa oferecerá vagas para mães de alunos de escolas públicas municipais ou mulheres que morem nas comunidades onde elas estão situadas com idades entre 18 e 50 anos.
As candidatas serão convocadas para comparecer com horário marcado nos postos do Cate a fim de entregar documentos de comprovação dos critérios de contratação como RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência.
empregos vagas de empregoO Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) é um serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), da Prefeitura de São Paulo, e foi criado para incentivar as pessoas a aperfeiçoar suas habilidades para conquistar um emprego, a se reinserir no mercado de trabalho ou a colocar uma ideia em prática, sempre tendo em vista as vocações econômicas de São Paulo.
Além disso, são oferecidas vagas de emprego captadas pela Prefeitura e pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), órgão do governo federal responsável pela intermediação de mão de obra no Brasil. Por meio de vagas captadas junto a empregadores, intermedeia a mão de obra, reduzindo o tempo de espera e facilitando a colocação do trabalhador no mercado.
O serviço do Cate é gratuito e voltado para o público em geral, a partir de 16 anos. Há ainda oportunidades para jovens aprendizes, entre 14 e 24 anos.