Quer mudar de carreira? Veja essas dicas de como preparar o seu currículo

São diversos motivos que levam alguém a desejar a mudança de carreira; confira essas dicas de como preparar o seu currículo para uma nova etapa

Victoria Batalha   Publicado em 28/09/2022, às 11h28

Freepik

Os motivos que levam alguém a querer mudar de carreira podem variar, sendo insatisfação com a profissão escolhida, falta de perspectiva de crescimento na carreira, salário, falta de reconhecimento ou oportunidades. Também pode ocorrer de apenas perceber que talvez aquela carreira não fosse o seu sonho. De qualquer forma, os motivos que levam alguém a realizar a transição de carreira são pessoais e devem partir da própria pessoa.

Agora que a decisão já foi tomada, é preciso focar no novo currículo que precisará ser todo reformulado para se encaixar na nova profissão que vai ser seguida. No novo resumo, coloque porque decidiu mudar de carreira e quais são seus novos objetivos para essa profissão. Também busque por cursos, workshops e especialização para colocar na parte de experiência.

Confira dicas de como realizar essa mudança no currículo

Mantenha o currículo organizado

Faça uma lista de informações que você deseja que constem em seu currículo, depois organize por ordem cronológica e tópicos. Assim, ficará mais fácil montar um novo currículo, sem que fique bagunçado e com muitas informações desnecessárias. Saiba o que é importante e combine com sua nova carreira, mas não exclua ou tenha vergonha de sua trajetória até esse momento de transitório.

Coloque experiências relacionados a nova área

É importante também manter suas experiências relacionadas a sua área antiga. Porém, coloque cursos, especialização, workshops e eventos da nova profissão que sejam voltados para sua nova carreira. Isso ajudará a demonstrar seu interesse e preparo para essa nova etapa.

Descreva suas habilidades

A falta de experiência profissional na área pode ser substituída por habilidades que combinam, sejam hard skills ou soft skills. Também aproveite para demonstrar que você é multidisciplinar, que é capaz de realizar várias tarefas diferentes e trazendo bons resultados.

+++ Confira os 10 erros mais comuns na hora de montar um currículo

Outra coisa importante a se ter em mente antes de fazer essa transição, é se planejar financeiramente. Mudar de carreira pode levar algum tempo entre processos seletivos e especializações. Ainda há chances de que quando conseguir um novo emprego, o salário seja menor do que o seu antigo trabalho devido a falta de experiência. Então esteja preparado e ciente.

 

+++ Acompanhe as principais informações sobre processos seletivos no mercado de trabalho, na editoria de Empregos do JC Concursos.