Quer trabalhar em Portugal? País facilita vistos para estrangeiros

Portugal criou novas regras na lei de estrangeiros, facilitando o pedido de visto de trabalho para quem busca trabalhar no país

Victoria Batalha   Publicado em 16/11/2022, às 11h11 - Atualizado às 11h19

Freepik

Desde o último dia 30 de outubro, Portugal criou novas regras na lei de estrangeiros, facilitando a entrada de pessoas que querem morar no país. A iniciativa beneficiará estudantes do exterior que entrarem com pedido de visto de residência, nômades digitais e cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que inclui o Brasil.

O novo modelo permitirá que estudantes estrangeiros que solicitaram o pedido de residência tenham seu visto analisado e aprovado em menos tempo, com uma média de dois meses para obterem a resposta. Nômades Digitais também poderão solicitar o visto de permanência temporária por até um ano ou entrar com o pedido de residência, que pode ser renovado a cada cinco anos. A nova regra só é válida caso o trabalho seja home office (remoto) e o salário seja quatro vezes o valor do salário mínimo de Portugal, que atualmente é de € 2.820 (Euros).

Visto de trabalho para brasileiros

Brasil se enquadra na CPLP, dessa forma, cidadãos brasileiros que desejarem o visto de trabalho terão mais facilidade a partir de agora. O visto é válido por 120 dias e pode ser prorrogado por mais 60 dias.

+++ Saiba mais sobre o “Green Card” alemão, criado para atrair trabalhadores não europeus

Para entrar com o pedido, é preciso ter um representante em Portugal que possa se comprometer em arcar com todas as despesas do brasileiro durante a validade do visto. A outra forma é comprovar uma poupança de cerca de R$ 11 mil.

Lembrando que brasileiros que já estejam residindo em Portugal não possuem o direito desse visto, já que para entrar com o pedido, a pessoa tem que estar em seu país de origem, podendo entrar em Portugal apenas depois que tiver acesso a documentação. Durante os 120 dias, o brasileiro não poderá deixar o território português.

Segundo dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal, o país possui quase 700 mil estrangeiros, sendo que 29% são brasileiros.