MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Saiba mais sobre o “Green Card” alemão, criado para atrair trabalhadores não europeus

A Alemanha sofre com escassez de mão de obra qualificada e o envelhecimento da população é um dos motivos; saiba mais sobre o Green Card alemão

Bandeira da Alemanha
Bandeira da Alemanha - Freepik
Victoria Batalha

Victoria Batalha

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 18/10/2022, às 11h05 - Atualizado às 11h13

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Alemanha sofre há anos com a falta de mão de obra e por isso sempre buscou outros cidadãos europeus para trabalharem no país. Contudo, o país alterou as políticas de imigração, tornando mais flexível a chegada de pessoas não europeias. Ficou curioso? Então saiba mais sobre o “Green Card” alemão, criado para atrair trabalhadores extrangeiros, o que inclui brasileiros.

Em setembro, Hubertus Heil, ministro federal do Trabalho e Assuntos Sociais da Alemanha, falou sobre a criação do “Green Card”, conhecido como Chancekarte em alemão. O documento funcionaria como o green card emitido pelos Estados Unidos, que tem como objetivo atrair profissionais especializados.

O visto também vai permitir que estrangeiros entrem no país sem ter uma oferta de entrada, ou seja, sem já ter um emprego em vista. Permitindo dessa forma, que os estrangeiros busquem trabalho na Alemanha, evitando assim, que os candidatos façam as etapas de um processo seletivo no exterior.

O documento será lançado oficialmente este ano. Para conseguir o visto, vai ser preciso que o candidato preencha três de quatro requisitos, que são:

  •  Possuir diploma universitário;
  •  Saber falar alemão ou ter morado no Alemanha;
  •  Três anos de experiência profissional;
  •  Ter menos de 35 anos;

Além disso, quem entrar com o pedido de visto precisa comprovar que pode se sustentar no tempo que estiver na Alemanha buscando um emprego.

Quais áreas possuem mais oportunidades

Os setores mais afetados pela falta de mão de obra, segundo o levantamento feito pela Associação das Câmaras de Comércio e Indústria Alemãs (DIHK), são as áreas de construção, transporte, hotelaria, saúde e serviços sociais. Também é citado profissões como arquitetos, engenheiros civis, eletricistas, economistas, assistentes de produção e gerentes de vendas.

Atualmente, um dos principais problemas que a Alemanha sofre, é o envelhecimento da sua população. Isso faz com que saia mais pessoas do mercado de trabalho do que entrem.

+++ Acompanhe as principais informações sobre processos seletivos no mercado de trabalho, na editoria de Empregos do JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.