Empresas devem adotar medidas para melhorar o ambiente de trabalho e consequentemente, a saúde mental dos seus colaboradores
Victoria Batalha Publicado em 04/10/2022, às 12h01
Saúde mental é um assunto que está cada vez mais em alta e é importante discutir sobre o tema, já que sua ausência pode ser muito prejudicial, principalmente nos ambientes corporativos e trazer consequências como a Síndrome de Burnout. Segundo uma pesquisa realizada pela Oracle, 84% dos trabalhadores brasileiros acham que as empresas nas quais trabalham precisam fazer mais para proteger a saúde mental dos funcionários.
Não é papel só do trabalhador cuidar da saúde mental, mas também das empresas. Para Vadson Cunha, sócio e diretor da Bematize, o empregador também precisa oferecer ações que atendam às necessidades dos funcionários. “Embora apresentem boas práticas ligadas à saúde mental ou criação de campanhas de combate à sobrecarga do trabalho, é preciso institucionalizar uma maior flexibilidade de horários e folgas, proporcionar momentos de conexão, entre outros”, disse.
Pensando em ajudar e melhorar o ambiente de trabalho, Cunha separou algumas dicas que empresas podem fazer para aumentar a saúde mental dos seus colaboradores.
Ofereça benefícios
Uma das maneiras de manter o colaborador motivado é oferecendo benefícios flexíveis. Algumas empresas já vem oferecendo alguns benefícios como auxílio-terapia, desconto para medicamentos, acesso a academia, além dos planos de saúde e auxílio-refeição.
Incentive a prática de exercícios físicos
A prática de atividades físicas possuem diversas vantagens para a saúde do corpo e da mente. Porém, nem sempre o funcionário tem tempo de encaixar exercícios na rotina. Por isso, permitir um tempo na semana ou diário para a prática é necessário. Além disso, há educadores físicos que oferecem serviços específicos para empresas.
Use a tecnologia
A tecnologia avançou e muito, criando aplicativos que facilitam o processo de organização de empresas e que aumentam a produtividade.
Além disso, é dever da empresa investir em um ambiente saudável e acolhedor para o funcionário, evitando a sobrecarga, cobranças e também desvio de função. Realize campanhas ou reuniões para abordar o tema, assim como crie um espaço de comunicação segura para que o colaborador se sinta seguro para abordar o tema com os líderes e dessa forma conseguirem encontrar uma solução para o problema.