Sisu 2020 abre inscrições com prazo estendido

Neste semestre, o Sisu vai ofertar 237 mil vagas em 128 instituições de ensino superior públicas. O prazo para se inscrever vai até domingo, 26

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br   Publicado em 21/01/2020, às 09h01 - Atualizado às 09h07

Divulgação

Estão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2020) com o calendário dos processos seletivos federais que usam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção. Neste semestre, o Sisu vai ofertar 237 mil vagas em 128 instituições de ensino superior públicas. O prazo para se inscrever vai até domingo, 26.

Vale destacar que para participar do Sisu 2020 é preciso ter feito o Enem 2019 e ter tirado nota acima de zero na prova de redação. Na hora da inscrição no processo seletivo é preciso informar o número de inscrição do Enem e a senha atual cadastrada na Página do Participante.

As inscrições para o Sisu 2020 devem ser efetuadas no site https://sisu.mec.gov.br.

A nota do Enem está disponível desde sexta-feira, 17, tanto no aplicativo, quanto na própria Página do Participante. É preciso informar o CPF e a senha cadastrada na hora da inscrição. Caso o candidato tenha esquecido a senha, pelo próprio sistema é possível recuperá-la.

É essa senha que deve ser usada na hora da inscrição no Sisu 2020. O número de inscrição, que é solicitado também para participar da seleção, está disponível para cada estudante na Página do Participante.

Sisu 2020: Veja o cronograma deste ano

As inscrições para o Sisu podem ser feitas de 21 a 24 de janeiro. No dia 28 de janeiro será divulgado o resultado da seleção. Os estudantes que forem aprovados deverão fazer a matrícula nas instituições de ensino entre 29 de janeiro e 4 de fevereiro.

Aqueles que não forem selecionados poderão ainda participar da lista de espera. O prazo para se candidatar é de 29 de janeiro a 4 de fevereiro. Os candidatos em lista de espera serão convocados pelas próprias instituições de ensino, entre 7 de fevereiro e 30 de abril.

***Confira mais informações sobre o Sisu 2020, incluindo orientações sobre o cálculo da nota, nota de sorte e reseva de vagas, na página específica sobre o Sistema de Seleção Unificada.

Contratação de jovens aprendizes aumenta

Sisu

Leia também

Erro na correção do Enem 2019 afetou cerca de 6.000 candidatos, diz Weintraub
Sisu 2020: Estudantes podem se increver a partir desta terça-feira (21)
Vestibular Fatec 2020: dia de matrícula da segunda lista de convocação
Erro na nota do Enem 2019 faz Inep receber pedido de correção; veja os detalhes
Vestibulinho Etec 2020: veja a lista de classificação geral

Sobre Sisu - Sistema de Seleção Unificada

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma plataforma digital no ar desde janeiro de 2010 sendo desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) e utilizada pelos estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para se inscreverem nas instituições de ensino superior que aderiram totalmente ou parcialmente, com uma certa porcentagem de suas vagas, à nota do Enem como forma de ingresso, em substituição ao vestibular.