Durante entrevista, o ministro da Educação disse que considera "O impacto é baixo e não vai ter nenhum efeito para a maioria das pessoas"
Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 20/01/2020, às 15h27 - Atualizado às 15h32
Nesta segunda-feira, 20, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, concedeu entrevista à Rádio Gaúcha e disse que um erro na correção da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019) pode ter afetado cerca de 6.000 candidatos inscritos. Cerca de 4 milhões de candidatos compareceram às provas no ano passado.
Ainda durante a entrevista, Weintraub disse que considera "O impacto é baixo e não vai ter nenhum efeito para a maioria das pessoas". Além disso, o ministro afirmou que as notas serão corrigidas ainda hoje (segunda-feira). "A gente já tem o número de pessoas e vai ser corrigido hoje à noite. Estamos falando de 0,1% das pessoas, isso dá cerca de cinco ou seis mil candidatos, problemas que vão ser corrigidos", disse.
No último sábado, 18, o Ministério da Educação (MEC) informou ter identificado troca de gabaritos na segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019). No mesmo dia, Weintraub explicou em rede social que a troca dos gabaritos fez com que alguns alunos fossem surpreendidos com as notas. "Houve inconsistência no gabarito de algumas provas do Enem 2019 e, por isso, candidatos foram surpreendidos com os resultados de suas notas", postou.
Já o presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, disse que o órgão faz pesquisas para verificar se outros alunos foram afetados também. "Estamos efetuando uma busca ampliada para verificar outras inconsistências", afirmou. No entanto, o governo informa que todos os problemas serão corrigidos para não prejudicar nenhum aluno.
LEIA TAMBÉM
Mesmo como o erro na correção dos gabaritos, o Ministério da Educação e o Inep afirmam por ora que o cronograma do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) está mantido. O programa seleciona candidatos para vagas em universidades públicas de todo o Brasil com base na nota do Enem. Sendo assim, as inscrições para o Sisu 2020 serão abertas nesta terça-feira, 21, e encerradas na sexta-feira, 24.
ENEM
- Exame Nacional do Ensino Médio
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição:
85
Cargos:
Não definido
Áreas de Atuação: Administrativa,
Operacional
Escolaridade: Ensino Médio,
Ensino Técnico
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC,
AL,
AP,
AM,
BA,
CE,
DF,
ES,
GO,
MA,
MT,
MS,
MG,
PA,
PB,
PR,
PE,
PI,
RJ,
RN,
RS,
RO,
RR,
SC,
SP,
SE,
TO
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.