Segundo uma pesquisa feito pelo Caged, só em setembro de 2022, foram gerados mais de 60 mil empregos no turismo paulista
Victoria Batalha Publicado em 01/11/2022, às 12h02 - Atualizado às 12h10
De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em setembro deste ano foram gerados 61,6 mil empregos diretos no turismo paulista. Em 2020, o turismo de São Paulo fechou com 128 mil postos de trabalho nos primeiros meses da pandemia do Covid-19. Em 2021, 60 mil empregos foram recuperados. O turismo em São Paulo deve zerar no mês de outubro o déficit de empregos causado no setor por causa do Coronavírus.
Em setembro, o turismo paulista teve um saldo positivo da criação de 5.861 postos formais de trabalho. Em agosto, este número foi de 6.621 novos empregos. Os 6.000 empregos que restam para zerar o déficit causado pela pandemia equivalem à média de geração de empregos do setor nos últimos meses.
O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz afirma que o setor tem se recuperado de forma consistentes ao longo dos meses “Vamos recuperar todos os postos de trabalho que haviam sido perdidos na pandemia e continuar crescendo. O turismo é um setor fundamental para o crescimento econômico e geração de emprego em São Paulo e em todo o país”, afirma.
A Secretaria de Turismo e Viagens tem a expectativa que o setor tenha um recorde de geração de empregos neste ano. Ainda existe a projeção de criar mais de 80 mil empregos formais até o final de 2022, um aumento de 25% em relação aos 65 mil empregos previstos no início do ano. O setor de turismo é o terceiro maior na geração de empregos no estado de São Paulo, ficando atrás da indústria e construção civil.
A movimentação turística paulista neste ano terá um crescimento de 1,3% em comparação com 2019. A projeção é feita pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), que tem ligação com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. Essa retomada mostra que o turismo já se superou em diversos aspectos, até antes mesmo da pandemia.