Veja 4 dicas para voltar ao trabalho depois da flexibilização da quarentena

Depois de quase dois meses de confinamento pela pandemia de Covid-19, os governos estão tomando medidas para reabrir alguns setores econômicos gradualmente

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br   Publicado em 30/05/2020, às 11h00

Shutterstock

Depois de quase dois meses de confinamento pela pandemia de Covid-19, os governos estão tomando medidas para reabrir alguns setores econômicos gradualmente. Em São Paulo, por exmplo, muitos estabelecimentos voltarão as atividades a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de junho. Diante deste novo cenário, e com o objetivo de seguir preservando a saúde, o emprego e a continuidade do negócio, a definição de um protocolo de retorno ao local de trabalho é tão relevante quanto as medidas implementadas em resposta à crise de saúde.

Pensando em auxiliar você que precisará voltar ao trabalho presencialmente nos próximos dias, conversamos com especialistas da Mercer Marsh Benefícios, consultoria de RH e gestão de saúde, que listou quatro medidas importantes para o retorno gradual e seguro ao ambiente de trabalho.

Realizar uma estratificação do risco

É importante um mapeamento de cargos que permitam identificar e categorizar a força de trabalho de acordo com as condições de vida do empregado, seu ambiente familiar, sua saúde física e mental, seu trabalho e o impacto na cadeia de valor. Este processo, realizado por meio de uma pesquisa de avaliação de risco, permitirá ao empregador determinar o quão exposto estão ou podem estar, quais são as razões de vulnerabilidade e, assim, colocar em prática os planos mais adequados à realidade de sua força de trabalho.

Estabelecer protocolos de prevenção

A prevenção de riscos ocupacionais e de saúde que propiciem ambientes seguros e "limpos" é essencial. Isto inclui todas as medidas de preparação no local de trabalho: higiene, materiais de proteção para pessoas e instalações, regulação de espaços comuns, ventilação, desinfecção, fluxo de pessoas, restrições de contato, reuniões, visitas, clientes, detecção e assistência médica / psicológica, serviços de alimentação e transporte, entre outros.

Comunicar e treinar

A força de trabalho de forma clara e transparente sobre os planos, controles e objetivos definidos para o processo de retorno será um dos pilares fundamentais para o sucesso de um retorno seguro ao trabalho. "Programas de promoção e bem-estar em saúde e programas de conscientização sobre cuidados pessoais e coletivos serão mais decisivos do que nunca para o engajamento dos funcionários e a continuidade dos negócios", diz a diretora de gestão de saúde e qualidade de vida da Mercer Marsh Benefícios, Antonietta Medeiros. "Isto sem esquecer um aspecto crítico: a gestão da privacidade dos dados dos funcionários, de acordo com as normas vigentes", complementa.

Minimização do contágio

É importante a minimização do contágio de Covid-19 por meio de sistemas de monitoramento e atenção, como aplicações móveis ou medicina on-line, que permitem o monitoramento vivo dos riscos da força de trabalho: sintomas, exames laboratoriais, identificação e gerenciamento de casos positivos, etc.

empregos

Leia também

Soulan oferece 50 vagas de emprego em SP, PR e RJ
VTEX oferece 60 vagas de emprego para início imediato
Swift oferece 140 vagas de emprego em diversos cargos
Confira 10 dicas para estudantes em tempos de quarentena
Saiba como aumentar chances de sucesso em uma entrevista on-line