Inscrições abertas para 5 bolsas de pesquisa

A Cátedra Jaime Cortesão, criada há 18 anos dentro da Universidade de São Paulo (USP), está oferecendo bolsas

Redação   Publicado em 24/03/2009, às 10h49

A Cátedra Jaime Cortesão, criada há 18 anos dentro da Universidade de São Paulo (USP), está oferecendo 5 bolsas para pesquisadores brasileiros inscritos em programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado), para desenvolverem suas pesquisas em Portugal ainda neste ano, durante, no máximo, dois meses.

A iniciativa conta com o patrocínio do Instituto Camões e dará um auxílio mensal no valor de 700 euros (o equivalente, hoje, a R$ 2.137) durante a permanência em Portugal para a realização de pesquisas no campo da história e cultura portuguesas, tanto em arquivos e bibliotecas como em centros de memória e documentação.

Para se inscrever, os interessados deverão preencher a ficha de inscrição disponível no arquivo ao final desta matéria e enviá-la, até o dia 31 desse mês, para o e-mail cjcportugal2009@gmail.com, juntamente com cópias digitalizadas da seguinte documentação:

- projeto de pesquisa (mestrado, doutorado ou pós-doutorado);

- plano de trabalho em Portugal (descrevendo as atividades a serem realizadas, como entrevistas, pesquisas em arquivos, bibliotecas e/ou centros de memória e documentação), com definição do período almejado para a viagem e aceite do orientador;

- carta-convite de um pesquisador em Portugal;

- duas cartas de recomendação de pesquisadores reconhecidos no Brasil;

- comprovação (declaração) de inscrição em programa de pós-graduação;

- histórico escolar da graduação.

O resultado dessa primeira etapa será divulgado no dia 13 de abril e os aprovados passarão por entrevistas entre os dias 22 e 24 do mesmo mês. No dia 30, será publicado o resultado final.

Informações mais completas podem ser obtidas no site www.fflch.usp.br/cjc e pelos telefones (11) 3091-1511/ 2101, de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h.

Lygia Roncel