Os interessados podem se inscrever até o próximo dia 25 de maio.
Redação Publicado em 16/04/2009, às 11h33
A Fundação Ford, por meio de seu Programa Internacional de Pós-Graduação, começa a inscrever projetos para disponibilização de bolsas de estudo de mestrado.
Por meio dessa iniciativa, a Fundação tem como objetivo promover o aperfeiçoamento acadêmico de líderes em questões ligadas à justiça e igualdade social. As oportunidades são para cursos no Brasil e exterior.
O fortalecimento de valores democráticos, a redução da pobreza e a promoção de desenvolvimento humano são os focos principais do programa.
A Fundação Ford atua em diversos países da África, América Latina, Ásia, Oriente Médio e na Rússia. No Brasil, a iniciativa é direcionada principalmente a pessoas negras ou indígenas, originárias das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste ou provenientes de famílias de baixa renda e pouca escolaridade.
Além da bolsa de estudos, os selecionados contam com outros tipos de auxílio, já que a Fundação apoia a participação dos bolsistas em cursos de curta duração, como de idiomas, informática e de aperfeiçoamento para elaboração de projetos.
Requisitos
Para participar, é preciso ter o diploma de graduação com comprovado desempenho acadêmico, experiência em trabalhos comunitários ou voluntários e, ainda, ter residência permanente no Brasil.
Processo Seletivo
Os interessados podem se inscrever até o próximo dia 25 de maio.
O candidato deve acessar o site oficial do programa, www.programabolsa.org.br, preencher e enviar o Formulário para Candidatura 2009 (disponível para download). Este deve ser enviado em duas cópias, exclusivamente por correio, à sede da Fundação Carlos Chagas, no endereço: (Av. Prof. Francisco Morato, 1565, Jd. Guedala- São Paulo/SP, CEP : 05513-900)
Junto com o formulário devem ser anexados o pré-projeto de dissertação, o currículo e o comprovante de atuação em programas, trabalhos ou atividades comunitárias, voluntárias ou militantes.
Também serão exigidas cópias do histórico escolar da graduação, da carteira de identidade, da certidão de nascimento e da declaração do imposto de renda e duas fotos coloridas, em formato de passaporte, datadas e identificadas com o nome do candidato no verso. É preciso enviar, ainda, cartas de recomendação de um professor e de um profissional.
Dados adicionais
Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no site do programa, pelo e-mail programabolsa@fcc.org.br ou com a Fundação Carlos Chagas, pelo telefone 11-3722-4404.
Luana Almeida