O Programa de Bolsas para Pesquisa de Pós-Doutorado do Governo do Canadá oferece bolsas de estudos
Redação Publicado em 04/11/2008, às 12h49
O Programa de Bolsas para Pesquisa de Pós-Doutorado do Governo do Canadá oferece bolsas para pesquisa com a duração de um ano. As bolsas de pós-doutorado são válidas para as universidades canadenses públicas e institutos de pesquisa afiliados. As inscrições vão até 15 de dezembro. O valor total da bolsa de estudo é de $32 mil dólares canadenses.
Quem pode se inscrever
A oportunidade é para doutores recém diplomados nas áreas de humanas, ciências sociais, ciências naturais e engenharia. Poderão participar também artistas profissionais e pesquisadores que desejam realizar pesquisas clínica ou treinamento relativo a tratamento de pacientes. Terá prioridade candidatos que nunca estudaram no Canadá por meio de bolsas de estudos do governo canadense.
Os candidatos deverão ser cidadãos brasileiros e quem tiver cidadania canadense ou solicitado visto de residência permanente não poderá participar. Os futuros bolsistas deverão ter completado o doutorado nos últimos quatro anos ou os requisitos do doutorado antes do início da bolsa. Além disso, os candidatos precisam ser aceitos, para uma posição de pós-doutorado, pela universidade ou instituto canadense de sua escolha.
Inscrições
Os candidatos deverão apresentar o dossiê de candidatura em 4 vias, preenchido integralmente em Inglês ou Francês. Os interessados devem ficar atentos, uma vez que, dossiês de candidatura incompletos, formulários preenchidos incorretamente e a apresentação de currículos e cartas de recomendação em português poderão ser motivo de desclassificação.
Informações sobre o Programa, assim como os formulários de inscrições e cartas de recomendações encontram-se disponíveis no endereço eletrônico www.brasi.gc.ca, no link Relações Acadêmicas. Os formulários de inscrição, juntamente com toda a documentação exigida, deverão ser encaminhados pelos Correios para a Embaixada do Canadá. Os candidatos selecionados devem iniciar os seus estudos no país até 30 de setembro de 2009.
Samantha Cerquetani