Instituição irá conceder 35 mil bolsas de estudo

Dos 35.385 benefícios, 26.216 são relativos a bolsas integrais, em cursos técnicos de todas as áreas, como os programas Aprendizagem, Educação para o Trabalho, Capacitações, entre outros.

Redação   Publicado em 12/03/2010, às 15h02

Neste ano, o Senac São Paulo disponibilizará 35.385  bolsas de estudo em todo o Estado. Com a iniciativa, a instituição objetiva  dar oportunidade de acesso a cursos profissionalizantes e a capacitações para pessoas que tenham baixa renda.

Dos 35.385 benefícios, 26.216 são relativos a bolsas integrais, em cursos técnicos de todas as áreas, como os programas Aprendizagem, Educação para o Trabalho, Capacitações, entre outros, com carga horária igual ou superior a 160 horas.

Além das vagas para bolsas integrais, também é prevista a oferta de cursos com  descontos que variam de 50 a 100%, com carga  inferior a 160 horas.  Neste ano serão ofertadas 9.169 vagas  com essas características.

A partir dessa iniciativa, o gerente de desenvolvimento do Senac São Paulo, Roland Zottele, objetiva aumentar as oportunidades de inclusão social por meio da educação. “Faz parte da nossa missão capacitar profissionais para o mercado de trabalho. Ampliando o acesso das pessoas em condição de baixa renda, conseguimos potencializar as chances deste público na busca de uma boa colocação no mercado de trabalho”, afirma.

Os interessados podem verificar a relação de turmas e as respectivas unidades que oferecem as bolsas por meio do portal da instituição (www.sp.senac.br/bolsasdeestudo). Para concorrer a uma das oportunidades, os interessados devem efetuar a inscrição para o processo seletivo por meio do portal. Os candidatos que não tiverem acesso a internet podem se cadastrar na unidade mais próxima da sua casa.

Critérios de seleção

Os interessados devem ter renda familiar de, no máximo, um salário mínimo e meio por pessoa (considerando-se o salário mínimo nacional).

Os critérios de seleção também consideram:

- Ser egresso ou estudante matriculado em cursos da educação básica; 

- Ser trabalhador empregado ou desempregado; 

- Posição na família (arrimo ou dependente);

- Quantidade de membros do núcleo familiar 

- Classificação no processo seletivo específico para avaliação dos pré-requisitos do curso, quando houver;

- Pessoas com deficiência – a unidade deve verificar se há condições efetivas de atendimento (metodológicas e de acessibilidade).

Luana Almeida

Veja também:

Em vários estados:Terco tem 120 vagas abertas para jovens talentos

Estágio:Stiefel abre vagas para SP, RJ, BA, DF e MG

Sobre Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é uma instituição brasileira de educação criada em 10 de janeiro de 1946 através do decreto-lei 8.621. É uma entidade privada com fins públicos que recebe contribuição compulsória das empresas do comércio e de atividades assemelhadas.