Previsto para ser comercializado no próximo ano, o anticoncepcional masculino poderá evitar gravidez por até 10 anos. Veja como este método vai funcionar
Glícia Lopes Publicado em 26/09/2022, às 15h23
O que muitas mulheres desejavam está prestes a acontecer. Deve se tornar disponível ao mundo no próximo ano, 2023, o primeiro anticoncepcional masculino. A injeção anticoncepcional para homens está em fase de testes e promete eficácia contra gravidez por até 10 anos, o que pode ser revertido.
Este método será muito mais benéfico para os homens do que as fórmulas contraceptivas disponíveis atualmente para as mulheres. Isso porque o Risug (nome do primeiro anticoncepcional masculino) não utilizará hormônios em sua composição, deixando os homens livres dos incômodos gerados pelos anticoncepcionais femininos, por exemplo.
Outra ótima notícia é que o Risug também tem como objetivo impedir a transmissão de HIV. Apesar da inovação, é possível que haja um índice de rejeição para a substância, já que há um enorme tabu envolvendo os assuntos relacionados à urologia, especialidade que trata do sistema reprodutor masculino.
+++ Menopausa precoce atinge mulheres +30. Saiba como identificar e tratar a condição
O primeiro anticoncepcional masculino recebeu o nome Risug, sigla em inglês para “Inibição reversível de esperma sob orientação”. A substância está sendo desenvolvida por pesquisadores do Instituto Indiano de Tecnologia. Segundo os pesquisadores, a injeção anticoncepcional para homens ficará disponível nos próximos 12 meses.
A composição do Risug consiste em um gel, que tem o objetivo de degenerar os espermatozoides, impedindo que estes fecundem o óvulo. Para isso, é aplicada nos ductos deferentes, situados nos testículos, após aplicação da anestesia. Estes ductos são os canais de passagem dos espermatozoides no momento da ejaculação.
A administração da injeção deve ser feita em duas doses, uma em cada ducto deferente. O procedimento é rápido e indolor, já que conta com anestesia. Os efeitos contraceptivos devem ocorrer dentro de seis meses após as injeções. O que torna este método prático e inovador é a possibilidade de reverter o efeito contraceptivo, após a aplicação de uma mistura de bicarbonato de sódio com água nos ductos para anular o gel, mais simples do que com a vasectomia.
+++ Transtorno bipolar: saiba como identificar e lidar com a doença
Com a liberdade para escolher quando e se desejavam ter filhos, as mulheres puderam ter um papel mais forte na sociedade e ocupar postos que antes eram lhes negado. Para saber mais sobre a pílula anticoncepcional para a prova de Residência, acesse o Blog da Medcel. Lá você também confere tudo sobre a área médica, como concursos, especialidades, títulos e notícias da categoria. Aproveite!
+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos