Para driblar o aumento de preço da carne e ter uma alimentação saudável, que tal conferir 7 maneiras saborosas de comer ovos e manter a saúde em dia? Veja
Glícia Lopes Publicado em 11/10/2022, às 12h23 - Atualizado às 12h33
O brasileiro nunca comeu tanto ovo como agora. A proteína passou a ser protagonista na mesa de muitas famílias brasileiras, desde o aumento do preço da carne, em 2020, e se tornou o segundo melhor alimento para 50% da população do Brasil, perdendo apenas para o leite materno, segundo informações da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Inclusive, nos últimos 20 anos, a quantidade de ovos consumidos pelos brasileiros, anualmente, quase triplicou, passando de 94 unidades para 251. Esse índice fez com que a população do Brasil ultrapassasse a média mundial de consumo de ovos, que é de 230 unidades por ano.
A boa notícia é que, além de ser mais barato e versátil, o ovo é uma boa opção para manter uma alimentação saudável, desde que consumido com cautela. Segundo a Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), o ovo é rico em colina, importante nutriente para a prevenção de anomalias fetais. Além disso, contribui para:
+++ Cuidado! Veja sinais de envelhecimento precoce do cérebro
Apesar de também ter sofrido o aumento de preço, comer ovos se tornou quase inevitável ou, até mesmo, a única opção. Por isso, para te ajudar a driblar o aumento dos preços das refeições, alinhado a uma dieta saudável e saborosa, confira algumas opções de preparo da proteína mais querida do Brasil.
Ovos Muffins: é feito com a mistura de ovos e vegetais frescos, como tomate, cebola, cenoura, entre outros, além de especiarias. Depois disso, a mistura é colocada em formas e levadas para assar.
Akuri (akoori): é um prato típico da Índia, regado a cebola frita, alho, coentro, pimentas e gengibre. Esta é uma ótima opção para o café da manhã e se parece com ovos mexidos bem temperados, uma receita tradicional do seu país de origem.
Ovos escoceses: essa receita consiste em envolver o ovo cozido por uma carne moída temperada e levar à fritura, depois de deixá-los 30 minutos no congelador para adquirir firmeza. Aqui no Brasil pode ser conhecida por "bolovo".
Ovos escalfados ou ovo poché: é uma outra forma de comer ovos cozidos. Dessa vez, são colocados quebrados em uma panela de água quente, e pode ser temperado e acompanhado a gosto.
Shakshuka ou Xacxuca: do Oriente Médio, o prato de nome difícil é feito com ovos cozidos em um molho de tomate picante. Além disso, pode ser temperado a gosto e acompanhado de pães ou até mesmo arroz.
Frittata: de origem italiana, essa receita se parece com o conhecido omelete, mas leva mais recheios como legumes, carne, queijos, bacon, cogumelos, entre outros. A frittata costuma ser mais espessa que uma omelete, por exemplo, e leva bastante recheio.
Ovos de nuvem: são feitos com claras de ovo extras, podem ser temperados a gosto e vão à fritura. Para dar o formato, maciez e aspecto de nuvem à clara, ela deve ser batida separadamente. Um bom acompanhamento são torradas e pães.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos