Estudo aponta que casais que vivem juntos por mais de um ano têm duas vezes mais chances de engordar

Alguns estudos apontam que a felicidade significa ganhar peso. No entanto, diversos fatores podem fazer com que casais que vivem juntos tenham mais chances de engordar. Confira

Glícia Lopes   Publicado em 18/11/2022, às 15h03

Freepik

Seja pela vida estável que os parceiros adquirem, ou pela valorização de momentos de lazer na companhia um do outro - de preferência com lanchinhos -, um estudo apontou que casais que vivem juntos por mais de um ano têm duas vezes mais chances de engordar.

A ideia de adotar uma dieta entre pares pode até acontecer uma vez ou outra. Porém, colocá-la em prática, de fato, costuma enrolar. Outro ponto é que fica cada vez mais difícil retomar hábitos da vida solteira, como a prática de exercícios físicos, ou em aspectos alimentares, quando está há mais tempo em convívio com uma parceria.

É fato também que a estabilidade no relacionamento costuma despreocupar os parceiros com relação à própria aparência física, já que não costumam continuar em busca de outros relacionamentos sexuais. Isso permite que “desencanem” de dietas a fim de correr atrás do famigerado corpo padrão de beleza que, por sua vez, costuma ser magro.

+++ Saiba por que você NÃO DEVE pular o café da manhã. A importância desta refeição na rotina dos estudantes

Felicidade = Ganho de peso, apontam estudos

Apesar de ainda serem inconclusivos os resultados com relação à quantidade de alimentos que os casais consomem a dois, especialistas, de acordo com El País, afirmam que a “felicidade significa ganho de peso”. E isso se deve muito à estabilidade no relacionamento.

Ainda, a relação entre a vida em casal e ganho de peso é bastante complexa, e costuma envolver fatores como sedentarismo; estresse; mudança de hábitos alimentares e maior consumo de alimentos em delivery, como fast foods; trabalho e mais tempo em casa em frente à TV, por exemplo.

Um estudo publicado na revista Obesity, em 2012, ainda segundo informações do El País, indicou que, quanto mais tempo uma mulher passava em um relacionamento estável, mais quilos ganhava. Entre elas o risco de obesidade dobra ao longo dos anos de convivência. Para os homens, os primeiros dois anos de convivência são os que mais lhe garantem quilos a mais, após isso, o peso se mantinha estável.

+++ Carne de laboratório é aprovada para consumo nos EUA; futuro da alimentação?

Conheça os tipos de cirurgia bariátrica

Confira tudo que você precisa saber sobre o procedimento no Blog da Medcel. Informações como quais são os tipos de cirurgia bariátrica; como são realizadas; os benefícios do procedimento; o profissional responsável pela realização da cirurgia; bem como o preparo e os cuidados necessários você encontra no Blog Medcel. Confira!

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos