Pular o café da manhã pode prejudicar o desempenho escolar, além de provocar consequências à saúde física. Saiba a forma ideal de tomar café da manhã
Há um senso comum entre os especialistas que o café da manhã é a refeição mais importante do dia e isso não é à toa. Se alimentar logo nas primeiras horas do dia garante a energia necessária para qualquer atividade que for realizar. No entanto, o que pesquisas têm observado é que, principalmente, os jovens têm tendência a pular o café da manhã e isso pode ter consequências.
O grupo mais suscetível a sentir os efeitos negativos de uma manhã sem se alimentar são aqueles que ainda têm o corpo em desenvolvimento, como é o caso de crianças e adolescentes. Entre outros sintomas, o organismo mais jovem pode experimentar tonturas e dores de cabeça ao passar muito tempo em jejum.
No caso dos adolescentes, quando pulam o café da manhã antes de ir para a aula, podem comprometer consideravelmente o desempenho escolar, além de ficarem suscetíveis a irritabilidade e fadiga, é o que aponta Teresa Cenarro, vice-presidente da Associação Espanhola de Pediatria de Atenção Primária (AEPAP), em entrevista ao O Globo.
+++ Carne de laboratório é aprovada para consumo nos EUA; futuro da alimentação?
LEIA TAMBÉM
Segundo dados do ANIBES (Estudio de Antropometría, Ingesta y Balance Energético en España), coordenado pela Fundação Espanhola de Nutrição, em 2018, um em cada cinco alunos saía de casa sem tomar o café da manhã. A estimativa é que estes jovens passavam mais de 12 horas sem comer, desde o jantar até a primeira refeição do dia seguinte.
Outro dado importante é que as garotas estão mais sujeitas a não se alimentarem pela manhã. Este dado pode estar associado ao fato de que elas estão mais vulneráveis a distúrbios de autoimagem, principalmente na adolescência. Além disso, mesmo que tomem café pela manhã, jovens e adolescentes costumam não consumir alimentos com valor nutritivo significativo.
Para os jovens que costumam gastar bastante energia durante o dia, manter uma alimentação adequada é importante para não gerar déficit de nutrientes no organismo. Como ainda estão em desenvolvimento, esta fase costuma exigir um aporte energético, para dar sustentação ao corpo, havendo a necessidade de consumir mais calorias, de forma saudável.
Com relação aos danos causados pela má alimentação ao pular o café da manhã ou consumir alimentos “pobres” de nutrientes, há um risco aumentado de desenvolver obesidade e sobrepeso, cansaço fácil, fadiga e irritabilidade, falta de concentração, fraqueza e tontura, entre outros.
Especialistas apontam que o café da manhã feito de forma correta deve considerar a ingestão de alimentos com vitamina C, uma bebida energética, como café, além de carboidratos associados a uma proteína. Além disso, não se deve esquecer de beber água.
+++ Hanseníase: bactéria estimula regeneração de órgãos do corpo humano, aponta estudo
Confira esta dica de artigo do Blog da Medcel. Com base em estudos, o portal responde à pergunta: trinta minutos de exercícios físicos por dia é suficiente para se manter saudável? Assim, você poderá saber a quantidade ideal de tempo para a prática, a fim de estabelecer bons níveis de saúde. No Blog você também confere tudo sobre a área médica, como concursos, especialidades, títulos e notícias da categoria. Aproveite!
*com informações de O Globo
+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.