Um levantamento apontou que no estado de SP as hospitalizações são majoritariamente por covid-19. Para infectologista, início do ano será marcado por alta de casos de covid-19. Entenda
Glícia Lopes Publicado em 14/12/2022, às 09h46
Para quem pensa que a pandemia acabou, há indícios de que não é bem assim. Em entrevista à rádio CNN, o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Alexandre Naime Barbosa, afirmou acreditar que as primeiras semanas de janeiro serão marcadas por uma alta de casos de Covid-19.
Para ilustrar o cenário apontado por Barbosa, uma pesquisa realizada pelo Sindicato dos Hospitais do Estado de São Paulo (SindHosp) mostrou que os atendimentos nos hospitais paulistas continuam sendo predominantemente para pacientes com covid-19 em dezembro, segundo informações da Agência Brasil.
O levantamento do SindHosp, divulgado nesta terça-feira (13), apontou que 55% dos atendimentos prestados nos 87 hospitais privados do estado de São Paulo no período de 1º a 10 de dezembro era para pacientes com covid-19. Em comparação ao mês anterior, o percentual era de 49%. Ainda, 95% dos hospitais consultados registraram aumento de pacientes com suspeita de covid-19.
+++ Entenda o quadro de saúde de David Miranda, deputado internado há quatro meses na UTI
Segundo o infectologista Alexandre Naime Barbosa, consultado pela CNN, a chegada da vacina bivalente contra covid-19 vai funcionar como uma importante arma para frear o vírus neste momento de confraternizações de fim de ano. A intensificação da vacinação das crianças também impedirá alta de casos de covid-19 nos hospitais.
O Ministério da Saúde recebeu, na madrugada desta terça-feira (13), mais 1,4 milhão de novas doses de vacinas bivalentes. Este tipo protege contra a variante Ômicron original e a variante BA1, consideradas umas das mais transmissíveis, responsáveis também por aumentos repentinos de casos de covid-19. Assim, o país já conta com 4,5 milhões de doses bivalentes até o momento.
De acordo com a pasta, as vacinas ainda irão passar por uma avaliação e análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde para então serem distribuídas, após divulgação da nota técnica pelo Ministério da Saúde, com orientações sobre aplicação e público-alvo.
+++ Como dormir melhor? Aprenda técnicas naturais e infalíveis
Diante do surgimento dos surtos de zoonoses mais recentes, como a pandemia de covid-19 e, agora, com a ameaça da varíola dos macacos, é importante compreender como é feita a vigilância epidemiológica nestes casos. O Blog da Medcel preparou um conteúdo completo com as principais informações sobre o assunto. Lá você também fica por dentro de tudo sobre concursos, especialidades, títulos e dicas de estudo sobre a área médica. Aproveite!
+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos