Os pacientes apresentaram problemas como cáries pelo consumo de cigarros eletrônicos. O estudo acompanhou as pessoas de 2019 a 2022. Veja os dados preliminares
Pedro Miranda Publicado em 19/12/2022, às 21h13
O uso de cigarros eletrônicos como vapes entre outros tipos de variações do produto também causam prejuízos na saúde bucal. De acordo com um estudo feito na Tufts University School of Dental Medicine, dos Estados Unidos, mostrou que o uso de cigarros eletrônicos favorece o surgimento de cáries e outros problemas odontológicos.
Essa pesquisa foi publicada no The Journal of the American Dental Association, é a primeira a investigar essa associação. Os líquidos utilizados nos cigarros eletrônicos (vapes) contém propilenoglicol, glicerina, nicotina e uma grande variedade de sabores, muitos dos quais são doces. Quando os aerossóis são vaporizados, eles alteram o microbioma oral.
Uma das autoras do estudo, Karina Irusa, lembra que “é importante entender que se trata de dados preliminares”. Portanto, são apenas hipóteses que estão sendo estudadas, mas dados preliminares apontam essas consequências.
+++ Vacina contra a dengue: imunizante em desenvolvimento pelo Butantan atinge 79,6% de eficácia
A equipe de pesquisa analisou dados de 13.000 pacientes tratados na Tufts Dental entre 2019 e 2022. A maioria disse que não estava usando cigarros eletrônicos. Mas entre aqueles que usaram o dispositivo, os cientistas notaram diferenças significativas no nível de risco de doenças bucais.
Os resultados mostraram que aproximadamente 79% dos pacientes que usam vaporizadores foram classificados como de alto risco para cárie dentária, em comparação com quase 60% no grupo de controle, que consistia em pacientes que geralmente não fumavam cigarros.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos