Uso de produtos para alisar cabelo aumenta a chance de desenvolver câncer

A pesquisa acompanhou 33 mil mulheres por 11 anos e o resultado aponta que produtos para alisar cabelo aumentam a chance de desenvolver câncer

Glícia Lopes   Publicado em 19/10/2022, às 13h44 - Atualizado às 13h59

Freepik

Dados levantados por uma pesquisa realizada nos Estados Unidos e publicada na revista científica Journal of the National Cancer Institute, apontaram que as mulheres que fazem o uso de tinturas capilares permanentes, relaxantes químicos e produtos para alisar cabelo aumentam a chance de ter câncer, sobretudo aqueles ligados aos hormônios.

Foi identificado que estes produtos aumentam potencialmente tumores de mama com características indicativas de fenótipos mais agressivos. Mulheres que utilizaram produtos para alisar cabelo com frequência demonstraram maior probabilidade de ter câncer de útero.

Segundo os pesquisadores este é o primeiro estudo que aponta evidências epidemiológicas na relação entre produtos químicos para cabelo e risco de câncer uterino, por exemplo. Ainda não se sabe ao certo qual o componente destas fórmulas responsável pelo risco da doença. Além destes mencionados, não foram identificados outros produtos que ofereçam perigo para desenvolvimento de câncer.

+++ Estudo aponta uma vacina contra o câncer que pode chegar em menos de 10 anos

Produtos para alisamento mais que duplicam o risco de desenvolver câncer

Cerca de 33.900 mulheres forneceram informações sobre a saúde e hábitos que tinham com seus cabelos pelo período de 11 anos. A partir disso, os pesquisadores coletaram dados e confirmaram a identificação de 378 casos de câncer uterino.

Para ter uma noção do risco aumentado para a doença, os cientistas deste estudo estimam que 1,64% das mulheres que nunca usaram produtos para alisamento capilar poderão desenvolver câncer aos 70 anos. Já 4,05% das mulheres que utilizam frequentemente os produtos nocivos têm chance de ter câncer.

+++ Laqueadura ou vasectomia: saiba qual destes métodos contraceptivos é mais eficaz

O que explica o aumento da chance de desenvolver câncer com os produtos para alisar cabelo

A presença de substâncias químicas perigosas com propriedades cancerígenas e desreguladoras do sistema endócrino nos produtos químicos voltados para o alisamento de cabelo é o que confere o risco elevado para o desenvolvimento de cânceres. Os tipos de câncer mais suscetíveis à desregulação hormonal, como o de mama, ovário e de útero apresentam maior risco.

Os pesquisadores ainda não sabem responder exatamente quais substâncias químicas específicas destes produtos para cabelo explicam o risco elevado para o surgimento de câncer. Algumas das substâncias suspeitas de aumentar esse perigo são parabenos, ftalatos e formaldeídos.

+++ Estudos apontam que melatonina pode combater o câncer

Sobre o câncer de mama

O Blog da Medcel preparou um conteúdo completo a respeito do câncer de mama, tumor ginecológico mais frequente no Brasil, principalmente se pretende estudar para a prova de Residência. Você vai poder conhecer os fatores de risco da doença, como se manifesta, tratamento e mais. Lá você também confere tudo sobre a área médica, como concursos, especialidades, títulos e notícias da categoria. Aproveite!

*com informações do Canal Tech

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos