Estudos descobriram propriedades anticancerígenas na substância que indicam que a melatonina pode combater o câncer. Entenda como funciona
A ciência vive em busca de respostas para uma possível cura do câncer ou, no mínimo, de como amenizar os efeitos negativos da doença. Foi durante essas buscas que, segundo a BBC, dados de experimentos mostraram que a melatonina pode combater o câncer em diferentes estágios, desde a célula inicial até a metástase, quando tumores se espalham para outras partes do corpo.
De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), o câncer é a segunda principal causa de morte no mundo. Em escala global, uma em cada seis mortes estão relacionadas à doença. Ainda, 40% dos casos poderiam ser prevenidos evitando fatores de risco e 30% dos casos podem ser curados se houver detecção precoce e tratamento adequado.
A melatonina, por sua vez, é uma molécula de origem natural, produzida de forma orgânica pelo nosso corpo. Ela é um hormônio conhecido principalmente por seu papel regulador no ciclo sono/vigília, o ciclo circadiano. Além disso, possui ação antioxidante e também tem importantes propriedades anticancerígenas.
+++ Estudo aponta uma vacina contra o câncer que pode chegar em menos de 10 anos
LEIA TAMBÉM
De acordo com informações da BBC Brasil, “a melatonina merece ser considerada um importante recurso de saúde pública”, levando-se em conta seu poder farmacológico e o sucesso na resposta clínica. No entanto, os estudiosos alertam que precisam estudar melhor estes potenciais, sobretudo a respeito se a melatonina pode combater o câncer.
O Departamento de Saúde dos Estados Unidos obteve resultados satisfatórios após ter realizado um estudo aprofundado sobre a substância. Foram verificados diversos benefícios com a ingestão do suplemento de melatonina para o tratamento de cânceres. A eficácia depende ainda do tumor e da dose, bem como se está acompanhada de algum medicamento contra o câncer.
O que temos até agora é que a melatonina demonstrou potencial para evitar o aparecimento de tumores, bem como apontou capacidade para retardar a evolução das células malignas dos cânceres e da progressão da metástase, quando utilizada na terapia. A melatonina impede a divisão das células cancerígenas e evita a formação de novos vasos sanguíneos que alimentam o câncer.
+++ Prevenção ao câncer de mama: 6 alimentos essenciais para consumir no dia a dia
O Blog da Medcel preparou um conteúdo completo a respeito do câncer de mama, tumor ginecológico mais frequente no Brasil, principalmente se pretende estudar para a prova de Residência. Você vai poder conhecer os fatores de risco da doença, como se manifesta, tratamento e mais. Lá você também confere tudo sobre a área médica, como concursos, especialidades, títulos e notícias da categoria. Aproveite!
+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.