Jovens brasileiros precisam investir em si

Pesquisa recente realizada pelo Instituto Stanton Chase International constatou que falta competitividade.

Redação   Publicado em 26/09/2008, às 12h03

Pesquisa recente realizada pelo Instituto Stanton Chase International constatou que as empresas brasileiras são as que mais investem em programas de estágio quando comparadas a empresas de outros sete países da América Latina. 

No entanto, apesar de investir em jovens talentos, o país ainda fica atrás em competitividade, já que o conhecimento de uma língua estrangeira, em especial o inglês, é requisito importante no mercado mundial. A mesma pesquisa apontou que apenas 64% dos profissionais brasileiros sabem inglês, um índice baixíssimo quando comparado ao de países como México e Argentina –92% e 86%, respectivamente.

Giuliano Bortoluci, diretor de comunicação do site Estagiários.com, afirma que os conhecimentos em língua inglesa se tornaram um importante diferencial na hora da seleção para um estágio. “Diante de um mercado globalizado, um segundo idioma se tornou, pelo menos, critério de desempate”, diz Bortoluci. Segundo ele, o espanhol também vem sendo um idioma bastante citado entre os requisitos desejáveis em alguns programas de estágio. Outro fator que vem desclassificando muitos candidatos é a comunicação escrita. “Hoje, na maioria das entrevistas de estágio é pedida uma redação para avaliar não só a capacidade de expressão e as idéias do candidato, mas também se ele consegue escrever sem o uso de gírias, abreviações e linguagens típicas da internet”, previne.

“Aqueles interessados em se preparar melhor para o mercado devem investir em idiomas e em uma especialização, como cursos e palestras voltados à sua área, o que fará com que o selecionador perceba seu interesse e comprometimento. Quem puder também pode investir em uma experiência no exterior e em ações sociais junto à comunidade, como formas de enriquecer o currículo, de buscar um diferencial”, afirma o diretor de comunicação.

Bortoluci também alerta para uma nova tendência: as oportunidades de estágio não têm mais se destinado exclusivamente aos alunos de último e penúltimo ano de graduação. “Já tem muita empresa contratando aluno do primeiro ano. Por isso, desde o 1º semestre de faculdade o estudante já estará apto a concorrer”, afirma ele. Experiência anterior é errado se pedir em estágio, de acordo com Giuliano, já que “o objetivo é exatamente o de aprendizado, e as empresas já estão conscientizadas disso”.

Lygia Roncel