Primeira chamada sairá na segunda-feira

Atenção, estudantes de todo o país que se inscreveram para concorrer a uma das 156.416 bolsas de estudo...

Redação   Publicado em 30/12/2008, às 12h06

Atenção, estudantes de todo o país que se inscreveram para concorrer a uma das 156.416 bolsas de estudo oferecidas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), do Ministério da Educação, no primeiro semestre de 2009.

A primeira chamada e a lista de espera serão divulgadas nesta segunda-feira, dia 5, devendo os candidatos pré-selecionados comparecer às instituições para confirmação das informações prestadas e, caso necessário, participação em processo seletivo próprio da instituição.

No dia 11 de fevereiro, o MEC anunciará os pré-selecionados em segunda chamada, que deverão comparecer às instituições até o dia 27. No dia 9 de março, sai a terceira lista de pré-selecionados, que terão até o dia 13 para confirmar seus dados.

A seleção é feita com base nas notas obtidas no Enem 2008.

Documentação

Os candidatos que forem chamados deverão se apresentar às instituições em posse dos seguintes documentos comprobatórios:

- documento de identificação com foto (tais como RG, CNH, carteira de trabalho ou passaporte);

- comprovante de residência familiar (contas de água, luz, energia elétrica ou telefone, declaração do imposto de renda, extrato do FGTS, contrato de aluguel, fatura do cartão de crédito, boleto bancário de mensalidade escolar, plano de saúde, condomínio ou financiamento habitacional etc.);

- comprovante de rendimentos do candidato e seu grupo familiar (como, por exemplo, o extrato bancário dos últimos três meses ou os três últimos contracheques);

- caso os pais (ou um deles) não constem do grupo familiar do candidato: comprovante de separação ou divórcio dos pais, atestado de óbito ou outro documento comprobatório desta condição;

- caso portador de deficiência, laudo médico que a comprove;

- caso exerça o magistério na educação básica em instituição pública, comprovante desta situação emitido pela instituição de ensino;

- comprovante dos períodos letivos cursados em escola pública ou, quando for o caso, de percepção de bolsa de estudos integral em escola da rede privada.

A relação de documentos pode ser consultada também no site prouni-inscricao.mec.gov.br/inscricao.

Criado em 2004 pelo Governo Federal, o ProUni tem como objetivo conceder bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de baixa renda, sem condições de arcar com os custos das mensalidades de cursos de graduação e seqüenciais de formação específica em instituições privadas de ensino superior. Em troca, às instituições que aderem ao programa, o Governo oferece isenção de alguns tributos.

Lygia Roncel