Concurso CAU SP 2020 Concurso Aberto

Orgão: CAU SP - Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo SP
Nº vagas: 28
Taxa de inscrição: De R$ 56,50 Até R$ 82,20
Cargos: Analista, Assistente, Agente
Áreas de Atuação: Administrativa
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 2832,00 Até R$ 8842,00
Organizadora: Vunesp
Estados com Vagas: SP

Publicado em 12/11/2019, às 10h37 - Atualizado em 22/01/2020, às 16h24


O edital do concurso CAU SP (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo) preencherá 28 vagas, para atuação nas cidades de Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.

As inscrições serão recebidas entre os dias 29 de janeiro e 6 de março de 2020, através do site da banca organizadora do processo de seleção, que é www.vunesp.com.br. As taxas custam R$ 56,50 (nível médio) e R$ 82,20 (formação superior).

O concurso CAU SP será constituído das seguintes avaliações: prova objetiva para todos os cargos; prova de redação para assistente técnico administrativo; prova de estudo de caso e análise de títulos para nível superior.

Informações complementares

Distribuição das vagas

O cargo de assistente técnico administrativo (4 vagas) exige ensino médio completo e carteira de habilitação na categoria “B”. O salário inicial é de R$ 2.832,11.

Nível superior é requisito para analista administrativo (3), analista contábil (1), analista de comunicação (1), analista de gestão de pessoas (1), analista de gestão financeira (1), analista de tecnologia da informação e comunicação (1), analista executivo (2), agente de fiscalização (11) e analista técnico em arquitetura e urbanismo (3). As remunerações variam de R$ 5.261,72 a R$ 8.842,28.

Atribuições do assistente técnico administrativo

• Acompanhar as atividades da área para o cumprimento da legislação, normas e regulamentos da Instituição.
• Acompanhar as diversas legislações relacionadas a gestão de pessoas e analisar a aplicabilidade ao Conselho.
• Acompanhar o processo de prestação de contas nos sistemas.
• Acompanhar os processos de licitação do setor e efetuar as devidas análises pertinentes à função.
• Acompanhar prazos dos contratos, adotando medidas necessárias para renovação ou encerramento contratual.
• Acompanhar projetos de lei de interesse do Conselho e da Arquitetura e Urbanismo.
• Apresentar dados, elaborar e apresentar relatórios e planilhas relacionadas à função.
• Apresentar sugestões para construção e revisão de normativos institucionais.
• Assegurar a atualização do calendário anual de reuniões e eventos promovidos pelo Conselho e efetuar as devidas publicações.
• Assegurar a conformidade documental e pagadoria, dos serviços contratados.
• Assegurar a correta organização, arquivo e digitalização de documentos.
• Assegurar o controle e encaminhamentos de documentos despachados internos e externos.
• Assegurar os registros das reuniões e eventos sob sua competência, nas diversas formas de mídia, conforme a necessidade e particularidade do evento.
• Assegurar que os serviços realizados pelos fornecedores estejam em conformidade com os respectivos contratos.
• Assessorar a Administração e Comissões em reuniões e eventos da área.
• Assessorar as reuniões das Comissões.
• Atender o público em geral, por meio de telefone, e-mail, chat, mensagens eletrônicas e outras formas midiáticas, para fins de esclarecimento de dúvidas, informações, coletas biométricas e demais procedimentos necessários para registro e manutenção do cadastro profissional e de obras.
• Encaminhar as demandas derivadas de solicitações públicas, que não sejam de sua competência, aos setores responsáveis.
• Atuar como gestor ou fiscal de contratos de serviços.
• Atuar na elaboração do relatório de gestão, conforme normas estabelecidas.
• Atuar no desenvolvimento, implantação e avaliação de programas itinerantes, de modo a ampliar a participação do CAU/SP em feiras, exposições, entre outros eventos.
• Atuar nos processos de auditorias internas e externas referente aos processos da área, visando a transparência e regularidade das ações institucionais.
• Auxiliar a Administração na elaboração do planejamento orçamentário de sua área, assegurando sua correta execução no ano vigente.
• Auxiliar a análise de propostas de renovação, atualização e melhorias dos Sistemas de Informação do CAU.
• Auxiliar a elaboração do plano de trabalho anual de sua área, visando a viabilização dos objetivos estratégicos, otimizando recursos humanos e financeiros da Instituição.
• Auxiliar na avaliação dos indicadores qualitativos e quantitativos dos processos de atendimento público.
• Auxiliar os processos de desenvolvimento, implantação e avaliação de programas itinerantes, de modo a ampliar a participação do CAU/SP em feiras, exposições, entre outros eventos.
• Confeccionar as minutas de editais, contratos e demais documentos.
• Conferir depreciação e seus lançamentos.
• Efetuar levantamento das necessidades de capacitação junto aos gestores ou por meio das avaliações internas.
• Elaborar e apresentar relatórios e planilhas periódicas das atividades realizadas pelo setor.
• Elaborar fluxogramas de processos de trabalho e suas documentações.
• Elaborar relatórios relativos aos atendimentos efetuados, registros profissionais e demais procedimentos correlatos.
• Estabelecer e monitorar os processos de pagamento, assegurando o cumprimento de legislação, prazo e normas da instituição.
• Prestar informações e orientações para profissionais e público em geral a respeito dos trâmites, procedimentos e instruções.
• Realizar atendimento a profissionais Arquitetos e a Sociedade.
• Acompanhar a execução dos contratos, vigência, renovações e demais trâmites necessários, assegurando a manutenção dos serviços e o cumprimento das obrigações legais.
• Acompanhar e controlar notificações de multas e documentação de veículos, condutores, assegurando o cumprimento das obrigações legais.
• Administrar o registro de ponto e banco de horas dos empregados, adotando as medidas necessárias para o cumprimento da legislação e bem-estar dos empregados.
• Atender o público, orientando quanto aos procedimentos, normas, resoluções, registros profissionais e legislações pertinentes de interesse público.
• Atuar no planejamento e controle logístico, como despesas, manutenção, isenções tributárias, rodovias, documentação, roteiros e itinerários, seguindo as normativas e procedimentos vigentes.
• Auxiliar a realização e apresentações de eventos, como cursos, palestras, workshops, oficinas e outras atividades institucionais voltadas ao público interno e externo.
• Controlar arquivos físicos, eletrônicos e estoque de insumos e materiais, realizando as devidas solicitações para reposição, quando necessário.
• Controlar o plano de manutenção preventiva e corretiva da frota de veículos do Conselho, programando revisões e reparos necessários, de modo a assegurar condições de uso e segurança dos veículos.
• Dar suporte operacional, quando necessário, para a viabilização e realização de eventos institucionais, como por exemplo elaboração de convocatórias, memorandos, convites, súmulas e atas.
• Efetuar agendamento e convocação para participação de eventos, orientando os participantes quanto aos procedimentos.
• Efetuar os cálculos de folha de pagamento, férias, 13º e encargos sociais, assegurando o cumprimento de prazos e obrigações legais e trabalhistas.
• Efetuar pedidos de compras de materiais e/ou itens de responsabilidade do departamento.
• Efetuar, quando necessário, as operações administrativas correlatas ao posto de trabalho, como digitalizar arquivos, fotocópias, transito de protocolos em sistema, envio de correspondência.
• Elaborar cronograma e programação de atividades relacionadas ao seu setor de atuação.
• Elaborar fluxos de caixa de pagamentos e recebimentos, atuando nas conciliações bancárias.
• Elaborar memorandos, atas, minutas e ofícios, relacionados às atribuições e responsabilidades de seu setor.
• Elaborar termos de referência, projetos básicos, editais e demais documentos necessários nos processos de aquisição e licitação, em conformidade com a legislação.
• Providenciar os trâmites para pagamentos e ressarcimentos, utilizando sistemas e planilhas, seguindo normativas e procedimentos internos.
• Realizar procedimentos para registro profissional e demais trâmites necessários para a emissão de carteira de registro profissional, como coleta de biometria, fotografia, dados e informações e demais procedimentos.
• Recepcionar documentos, conferindo-os e encaminhar para as providências necessárias, assegurando o cumprimento das normas e regras internas.
• Registrar e protocolar em sistemas, dados e informações, organizando-os de forma lógica, seguindo padrões e instruções vigentes.
• Registrar ocorrências em sistemas ou planilhas e providenciar as ações necessárias para resolução de problemas, monitorando pendencias e providências, seguindo as normas e procedimentos internos.
• Conduzir veículo automotor oficial de pequeno e médio porte e veículos especiais/motor casa, para realização de suas atividades e responsabilidades e nas ações itinerantes, em cidades sob a jurisdição do escritório descentralizado, de modo a orientar, esclarecer dúvidas, efetuar registros, coletas, campanhas institucionais e ações de fiscalização, exercendo atividades inerentes às suas atribuições e responsabilidades.

Conteúdo programático parcial

Para o cargo de assistente técnico administrativo

  • Língua Portuguesa: Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.
  • Raciocínio Lógico: Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios. Deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de raciocínio verbal. Raciocínio matemático (que envolva, dentre outros, conjuntos numéricos racionais e reais - operações, propriedades, problemas envolvendo as quatro operações nas formas fracionária e decimal. Conjuntos numéricos complexos. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regra de três simples e composta. Porcentagem). Raciocínio sequencial. Orientações espacial e temporal. Formação de conceitos. Discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.
  • Conhecimentos Comuns: Lei nº 12.378, de 31 de dezembro de 2010 - Regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo. Cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil - CAU/BR e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal – CAUs e dá outras providências; Administração pública: princípios básicos. Organização administrativa: administração direta e indireta; Órgãos públicos: conceito, natureza e classificação; Autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista; Controle administrativo: conceito e meios de controle; Servidores públicos: cargo, emprego e função públicos; Poderes administrativos: poder hierárquico. Poder disciplinar. Poder regulamentar. Poder de polícia. Uso e abuso do poder; Ato administrativo: conceito, requisitos e atributos; Processo administrativo - Lei nº 9.784/99 - das disposições gerais; Lei nº 8.429, de 2/6/92: das disposições gerais. Dos atos de improbidade administrativa; Lei nº 8.666/93 - Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências; Licitação: conceito, modalidades, finalidade, princípios, objeto, obrigatoriedade, dispensa e inexigibilidade e sanções; Contratos administrativos: conceitos, peculiaridades e interpretação; Domínio Público: conceito e classificação dos bens públicos. Administração dos bens públicos. Utilização dos bens públicos. Responsabilidade civil do Estado; Responsabilidade fiscal. Resoluções do CAU/BR.
  • Conhecimentos Específicos: Noções de Direito Administrativo: Princípios da Administração pública; Administração direta, indireta e fundacional; Controle da Administração Pública; Contrato administrativo; Serviços públicos; Bens públicos; Serviços e rotinas de protocolo, expedição e arquivo; Classificação de documentos e correspondências; Correspondência oficial; Gestão de material e controle de estoques e almoxarifado; Técnicas de arquivamento: classificação, organização, arquivos correntes e protocolo; Qualidade no atendimento ao público; A imagem da instituição, a imagem profissional, sigilo e postura. Formas de tratamento. Trabalho em equipe. Personalidade e relacionamento. Comportamento interpessoal. Fatores positivos do relacionamento. Comportamento receptivo e defensivo, empatia e compreensão mútua.

Concurso CAU SP: dica de estudo

Acompanhamento

A equipe JC Concursos disponibiliza o resumo do concurso CAU SP nesta página, com as principais informações do processo de seleção. Mais informações estão disponíveis abaixo, no edital anexado.


Cronograma

Abertura das inscrições29/01/2020
Encerramento das inscrições06/03/2020
Prova26/04/2020

Notícias do concurso CAU SP 2020

Edital e Anexos

Abertura (22/01/2020)

Provas CAU SP - Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo SP

Nenhuma prova encontrada

Provas Vunesp

Orgão, Cargos e OrganizadoraAnoAnexo
PM Soldado de 2ª classe
Vunesp
2018 Prova / Gabarito
Prefeitura Assistente Social
Vunesp
2018 Prova / Gabarito
Previdência Analista Previdenciario
Vunesp
2018 Prova / Gabarito
Prefeitura Contador
Vunesp
2018 Prova / Gabarito
Previdência Contador
Vunesp
2018 Prova / Gabarito

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Sobre Vunesp

Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o  vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.


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