Orgão: | AgeRio - Agência Estadual de Fomento do Rio de Janeiro |
Nº vagas: | 450 |
Taxa de inscrição: |
De R$ 70,00
Até R$ 100,00 |
Cargos: | Advogado,
Analista,
Engenheiro |
Áreas de Atuação: | Judiciária / Jurídica,
Administrativa |
Escolaridade: | Ensino Médio,
Ensino Superior |
Faixa de salário: | De R$ 4615,43 Até R$ 12557,85 |
Organizadora: | Fundação Cesgranrio |
Estados com Vagas: | RJ |
Abertura das inscrições | 06/03/2023 |
Encerramento das inscrições | 03/04/2023 |
Prova | 21/05/2023 |
Divulgação do Gabarito | 22/05/2023 |
Divulgação do Resultado | 08/08/2023 |
Redação
Publicado em 06/03/2023, às 11h51 - Atualizado em 09/08/2023, às 18h00
O mais recente concurso da AgeRio (Agência Estadual de Fomento do Rio de Janeiro) oferece 450 vagas, das quais 6 para contratação imediata e 444 para CR (cadastro reserva).
O cargo de assistente técnico administrativo (1 posto imediato + 99 CR) é opção para quem possui ensino médio. As oportunidades de nível superior são para advogado (1 + 49 CR), engenheiro (50 CR) e analista de desenvolvimento nas seguintes especialidades:
Os vencimentos são de R$ 4.615,43 (assistente técnico administrativo), R$ 9.865,73 (analista) e R$ 12.557,85 (advogado e engenheiro), já considerando o vale-refeição de R$ 1.037,68 e o vale-alimentação de R$ 751,67.
O órgão ainda oferece outros benefícios, entre eles: vale-transporte, planos de saúde e odontológico e 13ª cesta alimentação. As contratações serão realizadas sob o regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
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Assistente técnico administrativo — executar atividades técnicas e administrativas afetas à sua área de atuação, auxiliando nos trabalhos relacionados a estudos, análise e execução de projetos, rotinas administrativas, bem como atividades especializadas que exigem conhecimento técnico e/ou administrativo.
Analista (comunicação e marketing) — participar do planejamento, organização e realização de feiras, eventos, solenidades, festividades e reuniões de congraçamento internas e externas, incluindo as normas de Cerimonial e Protocolo; elaborar e padronizar correspondências, malas diretas, cartões e convites para atender às necessidades da AgeRio; elaborar “releases” para a imprensa e materiais para órgãos de divulgação interna; analisar as necessidades, custos, planos de mídia e conteúdo das campanhas publicitárias propostas por agências de propaganda; promover estudos e pesquisas visando a conhecer hábitos, opiniões e atitudes dos clientes da Empresa, sobre as operações, serviços e programas, ações mercadológicas; elaborar “clipping” e/ou resenha diária do noticiário relativo à AgeRio, divulgado pelos veículos de comunicação; produzir e divulgar informativos de comunicação interna e acompanhar a produção e publicação de artigos dos dirigentes da empresa; dar suporte técnico e material às diversas áreas da AgeRio quando da divulgação de algum produto ou serviço; analisar propostas de patrocínio, custos, planos de mídia e conteúdo dos eventos, emitindo parecer sobre a proposta, bem como executar as etapas de contratação, acompanhamento e prestação de contas; acompanhar a criação e produção de peças de publicidade e propaganda nas empresas contratadas para esse fim; administrar e executar as ações de interação da AgeRio com os públicos interno e externo, em parceria com as áreas operacionais e administrativas; administrar, avaliar e revisar, sob o enfoque da Comunicação, as informações a serem disponibilizadas nas páginas da internet e de intranet; analisar e mensurar matérias dos noticiários relativos à AgeRio, divulgados pelos veículos de comunicação; colaborar na elaboração das ações de Comunicação concernentes aos objetivos do Planejamento Estratégico e na programação orçamentária, assim como em outras ações que se façam necessárias; colaborar para o estabelecimento de diretrizes e elaboração de plano de comunicação interna; desenvolver, orientar, aplicar, coordenar, monitorar e avaliar a utilização correta da marca e da identidade visual, em todas as ações da AgeRio; promover a imagem institucional; elaborar e editar boletins e outros informativos de comunicação interna; elaborar termos de referência e projetos básicos para contratação de serviços de Comunicação; intermediar e intensificar o relacionamento da AgeRio com os veículos de comunicação e profissionais de imprensa, promovendo, organizando e acompanhando entrevistas coletivas e individuais com os representantes da AgeRio; produzir, selecionar, avaliar e divulgar as informações sobre a AgeRio, em níveis locais, regionais e nacionais, por meio de diversos veículos de comunicação; desempenhar outras atividades correlatas e realizar trabalhos específicos da mesma natureza.
Engenheiro — avaliar bens da AgeRio e de terceiros, coordenar, orientar, supervisionar, fiscalizar e acompanhar execução de obras e serviços técnicos de Engenharia, de prestação de serviços de terceiros e de profissionais credenciados; orientar e acompanhar as operações de saneamento e infra-estrutura urbana; seus serviços afins e correlatos; efetuar análise programática, acompanhar a execução física, monitorar as medições de serviços e obras das operações/projetos financiados com recursos do Estado, da AgeRio, BNDES, FGTS, entre outros, para subsidiar liberações/desembolsos; executar vistoria, perícia, avaliação e arbitramento, emitindo os respectivos laudos ou pareceres técnicos, bem como avaliando fatores de risco inerentes às suas atividades; analisar a viabilidade técnico-econômica de propostas de empreendimentos relativos a projetos a serem tomados na AgeRio, emitindo parecer técnico; avaliar projetos com especificações, orçamentos e cronogramas; elaborar projetos de Engenharia em geral; prestar esclarecimentos e informações a prestadores de serviços e profissionais credenciados; prestar assessoria técnica às licitações; prestar assessoria técnica às áreas operacionais e administrativa; desempenhar outras atividades correlatas e realizar trabalhos específicos da mesma natureza.
Confira abaixo os temas para assistente técnico administrativo:
Língua portuguesa — 1 Compreensão de texto. 2 Ortografia oficial. 2.1 Emprego das letras. 2.2 Emprego da acentuação gráfica. 3 Tempos e modos verbais. 4 Colocação e emprego dos pronomes. 5 Coordenação e subordinação (valores sintáticos e coesivos). 6 Pontuação. 7 Concordância verbal e nominal. 8 Regência verbal e nominal. 8.1 Emprego do sinal indicativo de crase. 9 Redação oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República, 3ª edição, revista, atualizada e ampliada). 9.1 Adequação da linguagem ao tipo de documento.
Raciocínio lógico e matemática — 1. Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais): 1.1. Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). 2. Combinatória: 2.1. Princípio fundamental da contagem; 2.2. Arranjo, permutação e combinação. 3. Noções de probabilidade. 4. Razões e proporções: 4.1. Grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, regra de três simples e regra de três composta; 4.2. Porcentagem. 5. Equações e inequações: 5.1. Equação e inequação do primeiro grau, equação e inequação do segundo grau; 5.2. Problemas. 6. Sistemas de medidas: 6.1. Comprimento, área, volume, massa e tempo. 7. Áreas de figuras planas. 8. Volume de sólidos geométricos. 9. Compreensão de estruturas lógicas. 10. Lógica da argumentação: 10.1. Analogias, inferências, deduções e conclusões. 11. Diagramas lógicos. 12. Noções de matemática financeira: 12.1. Juros simples, juros compostos, inflação, variação cambial e taxas de juros. Uso de tecnologias em ambientes corporativos — 1 Sistema operacional (ambiente Windows 10). 1.1 Conceito de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 2 Edição de textos, planilhas e apresentações em ambientes Microsoft Office: Word, Excel e PowerPoint. 3 Redes de computadores 3.1 Ameaças e procedimentos e mecanismos de proteção. 3.2 Malware. 3.3 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware, etc.). 4 Programas de navegação (Microsoft Edge, Mozilla Firefox ou Google Chrome) 5 Programas de correio eletrônico (Microsoft Outlook). 6 Procedimentos de backup. 7 Armazenamento de dados na nuvem. 8 Ferramentas de produtividade e trabalho a distância (Microsoft Teams).
Governança corporativa e compliance — 1 Noções de governança corporativa. 1.1 Gestão de riscos. 1.2 Processos de análise e tomada de decisão. 1.3 Gerenciamento de crises. 1.4 Agentes de governança. 1.5 Modelo das três linhas de defesa. 2 Compliance. 2.1 Conceitos, suporte da alta administração, código de ética e canal de denúncia. 2.2 Resolução CMN nº 4.859/2020. 2.3 Resolução CMN nº 4.595/2017. 3 Noção de controles internos. 3.1 Noções da metodologia COSO 2013. 3.2 Resolução CMN nº 4.968/2021. 4 Legislação Anticorrupção. 4.1 Lei n° 12.846/2013, Decreto nº 11.129/2022. 5 Política de Confidencialidade. 5.1 Confidencialidade, disponibilidade e integridade da informação. 5.2 Lei nº 13.709/2018 e alterações – dispõe sobre a proteção de dados pessoais.
Sistema financeiro nacional e conhecimentos bancários — 1 Estrutura do Sistema Financeiro Nacional. 1.1 Conselho Monetário Nacional. 1.2 Banco Central do Brasil. 1.3 Comissão de Valores Mobiliários. 1.4 Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional. 1.5 Bancos comerciais. 1.6 Caixas econômicas. 1.7 Cooperativas de crédito. 1.8 Bancos de desenvolvimento. 1.9 Bancos de investimento. 1.10 Bancos múltiplos. 1.11 Agências de fomento 1.12 Resolução CMN nº 2.828 e suas alterações 1.13 Sistema especial de liquidação e custódia (SELIC). 1.14 Cetip S.A. 2 Produtos e serviços financeiros. 2.1 Financiamento de capital de giro. 2.2 Financiamento de capital fixo. 2.3 Crédito rural. 3 Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval, fiança, penhor mercantil, alienação fiduciária, hipoteca, fianças bancárias, fundo garantidor de crédito (FGC). 4 Crime de lavagem de dinheiro. 4.1 Conceito e etapas. 4.2 Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro. 4.2.1 Lei nº 9.613/1998 e suas alterações. 4.2.2. Circular BACEN nº 3.978/2020. Carta-Circular Bacen nº 4001/2020. 5 Segurança Cibernética. 5.1 Resolução CMN nº 4.893/2021. 6 Mercado bancário. 6.1 Operações de tesouraria. 6.2 Recuperação de crédito.
Noções de administração — 1 Administração Estratégica 1.1 Ferramentas da Análise Estratégica. 1.2 Processo de Administração Estratégica. 1.3 Avaliação do ambiente Externo e das Capacidades da Empresa. 1.4 Estratégias no Nível do Negócio. 1.5 Estratégias Corporativas. 2 Administração de Recursos Humanos 2.1 Conceitos Fundamentais da Gestão de Recursos Humanos. 2.2 Recrutamento e Seleção. 2.3 Remuneração e Benefícios. 2.4 Treinamento e Desenvolvimento. 2.5 Avaliação de Desempenho. 2.6 Cultura Organizacional. 3 Organização, Sistemas e Métodos 3.1 Sistemas: Sistemas administrativos e Funções Administrativas. 3.2 Classificação de Sistemas. 3.3 Sistemas de Gestão Empresarial. 3.4 Organização: Estrutura e recursos. 3.5 Fatores Humanos. 3.6 Fatores ambientais externos. 3.7 Métodos: Processos. 3.7.1 Processos empresariais. 3.7.2 Representação gráfica de processos. 4 Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa 4.1 Evolução do conceito de sustentabilidade. 4.2 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 4.3 Gestão ambiental nas organizações. 4.3.1 Indicadores de sustentabilidade. 4.4 Responsabilidade Social Corporativa: normas, modelos e ferramentas. 4.5 Certificações, selos e balanço socioambiental.
A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso da AgeRio nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos no edital abaixo, disponível entre os anexos.
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