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Concurso Alema 2023

Orgão: Alema - Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão
Nº vagas:264
Taxa de inscrição: De R$ 95,00 Até R$ 140,00
Cargos: Técnico, Assistente, Consultor
Áreas de Atuação: Administrativa
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 3619,49 Até R$ 15454,89
Organizadora: FGV
Estados com Vagas: MA

Agenda

Abertura das inscrições27/02/2023
Encerramento das inscrições10/04/2023
Prova20/08/2023

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 03/01/2023, às 11h22 - Atualizado em 21/08/2023, às 18h00


O mais recente concurso da Alema (Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão) conta com 264 vagas. A seleção preencherá 66 oportunidades imediatas em cargos de níveis médio e superior, além de formar CR (cadastro reserva) para outros 198 postos.

Há opções para assistente legislativo (11 postos + 33 CR), técnico de gestão administrativa (53 + 159 CR) e consultor legislativo (2 + 6 CR), com salários de R$ 3.619,48, R$ 7.902,06 e R$ 15.454,89, respectivamente.

Resumo do edital

Saiba como é a distribuição das vagas

As opções de ensino médio são para assistente legislativo administrativo em três especialidades: agente legislativo (5 postos imediatos + 15 CR), tradutor e intérprete de Libras (4 + 12 CR) e criador e desenvolvedor de web e plataformas digitais (2 + 6 CR).

Estão em disputa vagas de nível superior para consultor legislativo especial na especialidade de direito constitucional (2 + 6 CR) e técnico de gestão administrativa nas seguintes funções:

  • administrador (1 + 3 CR);
  • administrador de recursos humanos (1 + 3 CR);
  • advogado (2 + 6 CR);
  • analista de sistemas (2 + 6 CR);
  • analista de suporte de rede (2 + 6 CR);
  • antropólogo (1 + 3 CR);
  • arquiteto (2 + 6 CR);
  • assistente social (2 + 6 CR);
  • biblioteconomista (1 + 3 CR);
  • sociólogo (1 + 3 CR);
  • contador (2 + 6 CR);
  • controlador (2 + 6 CR);
  • contador/finanças públicas (2 + 6 CR);
  • dentista (2 + 6 CR);
  • endodentista (1 + 3 CR);
  • odontopediatra (1 + 3 CR);
  • economista (1 + 3 CR);
  • enfermeiro (2 + 6 CR);
  • engenheiro ambiental (1 + 3 CR);
  • engenheiro civil (2 + 6 CR);
  • engenheiro de segurança do trabalho (1 + 3 CR);
  • engenheiro eletricista (1 + 3 CR);
  • engenheiro mecânico (1 + 3 CR);
  • farmacêutico (2 + 6 CR);
  • fisioterapeuta (2 + 6 CR);
  • médico cardiologista (1 + 3 CR);
  • médico do trabalho (1 + 3 CR);
  • médico otorrinolaringologista (1 + 3 CR);
  • médico ginecologista (1 + 3 CR);
  • médico urologista (1 + 3 CR);
  • pedagogo (1 + 3 CR);
  • programador de sistemas (2 + 6 CR);
  • psicólogo (2 + 6 CR);
  • químico (1 + 3 CR);
  • técnico em comunicação/jornalismo e rádio TV (1 + 3 CR);
  • revisor/letras (1 + 3 CR).

Atribuições de alguns cargos

  • Consultor legislativo especial (direito constitucional) — Prestar assessoramento aos trabalhos das Comissões Temáticas; elaborar notas Técnicas opinativas informativas sobre proposições a requerimento de Comissão, de Presidente de Comissão ou de Relator; realizar pesquisas e estudos sobre temas de interesse da Assembleia Legislativa; elaborar minutas de proposições legislativas, de pareceres sobre proposições, de pareceres avulsos e de relatórios das Comissões Parlamentares de Inquérito. Elaborar, quando solicitado por parlamentares, superintendências, diretorias e comissões, minutas de anteprojetos, pareceres, indicações, requerimentos e emendas. Elaborar matérias de natureza técnica, coletando e analisando documentos de interesse do trabalho e de seu campo de conhecimento; Revisar e apurar textos elaborados, submetendo-os à consideração de especialista na área; Assessorar superiores quanto a matérias parlamentares específicas do seu campo de conhecimento; Elaborar pesquisas nas áreas jurídica, financeira, econômica, orçamentária, ambiental e cultural; Operar sistemas informatizados corporativos, editores de textos, de slides, de apresentações e planilhas, bem como efetuar consultas em redes (web, intranet e internet); Instruir processos relativos à sua área, encaminhando-os aos órgãos para os quais se destinam, para assegurar o bom andamento dos serviços; Elaborar relatórios periódicos, fazendo as exposições necessárias, para informar sobre o andamento do serviço; Executar outras tarefas correlatas.

  • Técnico de gestão administrativa (advogado) — Coordenar, supervisionar e executar atividades de natureza jurídica, envolvendo emissão de pareceres, estudo de processos, elaboração de contratos, convênios, ajustes, anteprojetos de leis, decretos e regulamentos; orientar e patrocinar causas na justiça e prestar assessoramento jurídico a este Poder. Prestar assistência às autoridades deste Poder, na solução de questões jurídicas e no preparo e redação de despachos e atos diversos, para assegurar fundamentos jurídicos às decisões superiores; Examinar e informar processos, emitindo pareceres sobre direitos, vantagens, deveres, obrigações dos servidores, para submetê-los à apreciação da autoridade competente; Redigir convênios, contratos, ajustes, termos de responsabilidade e outros documentos do interesse da Instituição, baseando-se nos elementos apresentados pela parte interessada, obedecendo a legislação vigente, para garantir o fiel cumprimento das cláusulas pactuadas; Defender direitos ou interesses em processos judiciais, encaminhando soluções sempre que um problema seja apresentado, objetivando assegurar a perfeita aplicação da legislação; Assessorar juridicamente este Poder, orientando sobre os procedimentos que deverão ser adotados para a solução dos problemas de natureza jurídica; Examinar, analisar e interpretar leis, decretos, jurisprudências, normas legais e outros, estudando sua aplicação para atender os casos de interesse da Casa; Acompanhar os processos dentro ou fora desta Casa, requerendo seu andamento através de petições, objetivando uma tramitação mais rápida para a solução dos problemas; Participar da comissão de sindicância e de inquérito administrativo, observando requisitos legais e colaborando com a autoridade competente, visando à elucidação dos atos e fatos que derem origem às mesmas; Coletar informações, ouvindo testemunhas e outras pessoas envolvidas nos processos de sindicância e de inquérito administrativo e tomando medidas para obter elementos necessários à defesa da Assembleia Legislativa e/ou pessoas; Redigir ou elaborar documentos, minutas e informações de natureza jurídica, aplicando a legislação, a forma e a terminologia adequadas ao assunto em questão, para utilizá-los na defesa dos interesses deste Poder; Elaborar projetos de leis, decretos, regulamentos e regimentos, apresentando e fundamentando as razões e justificativas dos mesmos, para complementar ou preencher necessidades de diplomas legais; Atender e orientar assegurados, quando atuante em instituição previdenciária, instruindo-os nas postulações administrativas e jurídicas e em relação aos seus direitos e obrigações, junto à mesma instituição, para assegurar-lhes, quando for o caso, decisões favoráveis; Patrocinar qualquer causa na justiça, tanto dos segurados como dos seus dependentes, participando de audiências nas varas cível e familiar, a fim de defender seus interesses; Organizar compilações de leis, decretos, jurisprudências firmadas do interesse da Casa; Instruir processos relativos à sua área, encaminhando-os aos órgãos para os quais se destinam, para assegurar o bom andamento dos serviços; Elaborar relatórios periódicos, fazendo as exposições necessárias, para informar sobre o andamento do serviço; Executar outras tarefas correlatas.

  • Técnico de gestão administrativa (antropólogo) — Realizam estudos e pesquisas sociais, econômicas e políticas para o Poder Legislativo; Avaliar a eficácia e a efetividade de programas e Projetos implementados, acompanhando todas as fases da sua execução, visando verificar sua viabilidade de implementação no futuro; Participar da elaboração, implementação e avaliação de políticas e programas públicos; Avaliar a cultura organizacional e propor as mudanças necessárias; Identificar talentos, competências, servidores com potencial além da produtividade diária; Sugerir a composição de grupos de trabalho multidisciplinar para projetos específicos; Analisar processos e práticas, visando maximizar dados quantitativos; Atuar na capacitação e orientação de servidores e parlamentares, nas interpelações culturais, quando da interação com indivíduos pertencentes a outras culturas; Participar de audiências públicas e realizar estudos para subsidiar o Plenário em temas relacionados a políticas públicas que possam afetar determinada parcela da população de uma localidade; Atuar junto às Comissões, participando e opinando sobre temas relacionados a sua área de atuação; Executar outras tarefas correlatas.

Concurso da Alema: o que vai cair nas provas?

Confira abaixo os temas comuns aos cargos de nível médio:

  • Língua portuguesa — Capacidade de compreensão e interpretação: a. Relações lógicas no texto: a coerência; b. Hierarquia das ideias: ideia central e ideias periféricas; c. O ponto de vista: a argumentação; d. Tipos de discurso: direto, indireto e livre; intertextualidade; e. Tipologia textual: textos dissertativo, narrativo e descritivo; f. Vocabulário: sinonímia e antonímia; g. Linguagens denotativa e conotativa; h. Funções e usos da linguagem; i. Relações formais no texto: a coesão (elementos coesivos e relações entre elementos que constituem a coesão). Gêneros textuais (jornais, revistas, fotografias, esculturas, músicas, charges, entre outras). CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS – avaliação em função da capacidade de leitura. a. Morfossintaxe: relações e funções sintáticas; colocação pronominal; b. Regência e concordância; c. Acentuação gráfica, ortografia, pontuação e uso do sinal indicativo de crase. PARÁFRASE.

  • Legislação — 1. Regimento Interno da ALEMA 1.1 Disposições Preliminares. 1.2. Dos Órgãos da Assembleia. 1.3. Dos Deputados. 1.4. Das Sessões da Assembleia. 1.5. Das Proposições. 1.6. Da Participação da Sociedade Civil. 1.7. Da Discussão e Votação. 1.8. Da Elaboração Especial. 1.9. Da Posse do Governador e do Vice-Governador. 1.10. Do Processo do Governador, do Vice-Governador do Estado e de Secretário de Estado por Crime de Responsabilidade. 1.11. Do Comparecimento dos Secretários de Estado. 1.12. Da Polícia da Assembleia. 1.13. Da Administração e da Economia Interna. 1.14. Das Disposições Finais e Transitórias. 2. Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado.

  • Informática — Componentes de um computador: hardware e software. 2. Arquitetura básica de computadores: unidade central, memória: tipos e tamanhos. 3. Periféricos: impressoras, drivers de disco fixo (Winchester), CD-ROM. 4. Uso do teclado, uso do mouse, janelas e seus botões, diretórios e arquivos (uso do Windows Explorer): tipos de arquivos, localização, criação, cópia e remoção de arquivos, cópias de arquivos para outros dispositivos e cópias de segurança, uso da lixeira para remover e recuperar arquivos, uso da ajuda do Windows. 5. Uso do Word for Windows – Office 2019: entrando e corrigindo texto, definindo formato de páginas: margens, orientação, numeração, cabeçalho e rodapé definindo estilo do texto: fonte, tamanho, negrito, itálico e sublinhado, impressão de documentos: visualizando a página a ser impressa, uso do corretor ortográfico, criação de textos em colunas, criação de tabelas, criação e inserção de figuras no texto.

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Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso da Alema nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos no edital abaixo, disponível entre os anexos.

Edital e Anexos


Abertura (16/02/2023) Edital 1/2023

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+Notícias do concurso Alema 2023


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