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Concurso Alero 2025

Orgão: Alero - Assembleia Legislativa de Rondônia
Nº vagas:425
Taxa de inscrição: De R$ 100,00 Até R$ 180,00
Cargos: Analista, Assistente, Consultor
Áreas de Atuação: Administrativa
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 6503,55 Até R$ 24078,42
Organizadora: FGV
Estados com Vagas: RO

Agenda

Abertura das inscrições03/11/2025
Encerramento das inscrições04/12/2025
Prova08/02/2026

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 01/03/2024, às 10h26 - Atualizado em 05/12/2025, às 06h00


O concurso da Alero (Assembleia Legislativa de Rondônia) oferece 425 vagas, das quais 200 imediatas e 225 para cadastro reserva. Há oportunidades para assistente, analista e consultor, em diversas especialidades, com salários de R$ 6.503,55, R$ 9.575,93 e R$ 24.078,42, respectivamente. A primeira carreira exige ensino médio, enquanto as demais cobram curso superior. Como benefícios, os contratados terão direito a auxílio-alimentação de R$ 200, auxílio-transporte de R$ 200 e auxílio-saúde de R$ 600. 

📄 Resumo do edital

Saiba como é a distribuição das vagas

Assistente:

  • sem especialidade;
  • técnico em arquivo;
  • técnico em contabilidade;
  • técnico em desenho de construção civil;
  • técnico em edificações;
  • técnico em eletromecânica/eletrotécnica;
  • técnico em eletroeletrônica;
  • técnico em informática;
  • técnico em logística;
  • técnico em produção de áudio e vídeo;
  • técnico em comunicação visual;
  • técnico em segurança do trabalho;
  • técnico em tradução e interpretação de Libras.

Analista:

  • área administrativa;
  • administração;
  • arquitetura;
  • arquivologia;
  • assistência social;
  • biblioteconomia;
  • comunicação social — jornalismo;
  • comunicação social — relações públicas;
  • comunicação social — publicidade e propaganda;
  • contabilidade;
  • engenharia civil;
  • engenharia de segurança do trabalho;
  • engenharia de computação;
  • engenharia elétrica;
  • engenharia eletrônica e telecomunicação;
  • engenharia mecânica;
  • estatística;
  • matemática;
  • pedagogia;
  • processo legislativo;
  • apoio à advocacia;
  • psicologia;
  • redação e revisão;
  • taquigrafia;
  • tecnologia da informação — análise e desenvolvimento de sistemas;
  • tecnologia da informação — banco de dados;
  • tecnologia da informação — infraestrutura de redes e comunicação.

Consultor:

  • assessoramento em orçamento;
  • assessoramento legislativo.

Atribuições de alguns cargos

  • Assistente (sem especialidade) — Executar tarefas de apoio à atividade legislativa e de suporte técnico e administrativo às unidades organizacionais, relacionadas às funções de gestão de pessoas, material e patrimônio, licitações e contratos, orçamento e finanças, auditoria, segurança e transporte; arquivar documentos; efetuar tarefas relacionadas à movimentação e à guarda de processos e documentos; atender ao público interno e externo; classificar e autuar processos; realizar estudos, pesquisas e rotinas legislativas ou administrativas; utilizar softwares para processamento de textos e elaboração de planilhas; zelar pela guarda, conservação, manutenção e limpeza dos equipamentos, instrumentos e materiais utilizados; organizar e manter organizado o material físico e digital necessário à rotina de trabalho; manter-se atualizado em relação às tendências e inovações tecnológicas de sua área de atuação e das necessidades do setor/departamento; redigir, digitar e conferir expedientes diversos. Executar tarefas de apoio à atividade da Advocacia Geral, tais como arquivar documentos; efetuar tarefas relacionadas à movimentação e à guarda de processos e documentos; classificar e autuar processos; pesquisa, seleção e processamento de legislação, doutrina e jurisprudência; redigir, digitar e conferir expedientes diversos, elaborar minutas de despacho e outras peças jurídicas, sob a supervisão dos Advogados e executar outras atividades de mesma natureza e mesmo grau de complexidade.

  • Consultor (assessoramento em orçamento) — prestar consultoria e assessoramento, de nível superior especializado, nas diversas áreas do conhecimento, à Mesa Diretora, às Comissões, aos parlamentares e aos demais órgãos institucionais, em sua função legislativa, parlamentar e fiscalizadora, no âmbito da Assembleia Legislativa. Elaborar, por solicitação dos parlamentares, minutas de proposições, de pronunciamentos e de relatórios. Prestar esclarecimentos técnicos atinentes ao exercício das funções constitucionais da Assembleia Legislativa quanto a constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa, regimentalidade e mérito das proposições. Elaborar e divulgar estudos técnicos opinativos sobre matérias de interesse institucional da Assembleia Legislativa. Prestar orientação e elaborar nota técnica ou minuta de questão de ordem sobre a aplicação da Constituição Federal, Constituição Estadual e do Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia. Desenvolver outras atividades correlatas à sua área de atuação.

  • Analista (taquigrafia) — desempenhar atividades, de nível superior e especializado, envolvendo o registro taquigráfico com a presença in loco em sessões plenárias, comissões, solenidades e audiências. Realizar trabalhos de gravação, interpretação, revisão e redação final de votos, debates e pronunciamentos, bem como o planejamento da elaboração dos originais para publicação em órgão oficial. Fazer a tradução do apanhamento. Catalogar e arquivar, cronologicamente, os originais dos apanhamentos taquigráficos e os registros fonográficos e os registros fonográficos das sessões. Proceder a tradução de notas taquigráficas reunidas dos departamentos. Solicitar aos parlamentares e outros oradores, quando for o caso, os votos e documentos lidos em seu período de trabalho, para os respectivos encaixes, inserindo-o na decifração taquigráfica. Executar os trabalhos de digitação de documentos integrantes da ata taquigráfica e os decorrentes da decifração procedida do apanhamento, bem como nos apartes acaso formulados. Transcrever textos gravados. Rever e corrigir os trabalhos digitados, conferindo-os escoimando-os dos enganos de decifração, e mesmo dos de forma, que tenham escapado ao próprio orador. Digitar, quando solicitado pelo taquígrafo revisor, os períodos de apanhamentos revisados. Treinar constantemente para obter uma velocidade taquigráfica adequada ao bom desempenho de suas funções, bem como estudar a língua pátria. Submeter-se aos treinamentos instituídos pela chefia. Cumprir, conforme determinação da chefia, as escalas e horários de trabalho. Apresentar-se obrigatoriamente para prestação de serviços em convocações de sessões extraordinárias e no recesso parlamentar, atendendo notificação da chefia. Providenciar, com maior rapidez possível, os discursos solicitados pelos parlamentares ou pela presidência. desenvolver outras atividades correlatas à sua área de atuação.

Concurso da Alero: o que vai cair nas provas?

Confira abaixo os temas re raciocínio lógico indicados no conteúdo programático para nível médio:

  • Lógica: proposições, valor-verdade negação, conjunção, disjunção, implicação, equivalência, proposições compostas.

  • Equivalências lógicas.

  • Problemas de raciocínio: deduzir informações de relações arbitrárias entre objetos, lugares, pessoas e/ou eventos fictícios dados.

  • Diagramas lógicos, tabelas e gráficos.

  • Conjuntos e suas operações.

  • Números naturais, inteiros, racionais, reais e suas operações.

  • Representação na reta.

  • Unidades de medida: distância, massa e tempo.

  • Representação de pontos no plano cartesiano.

  • Álgebra básica: equações, sistemas e problemas do primeiro grau.

  • Porcentagem e proporcionalidade direta e inversa.

  • Sequências, reconhecimento de padrões, progressões aritmética e geométrica.

  • Juros.

  • Geometria básica: distâncias e ângulos, polígonos, circunferência, perímetro e área.

  • Medidas de comprimento, área, volume.

  • Princípios de contagem e noções de probabilidade.

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🔎 Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso da Alero nesta página, com as principais informações do certame. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos no edital nº 1/2025, disponível abaixo.

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