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Concurso Câmara de Águas da Prata (SP) 2023

Orgão: Câmara de Águas da Prata
Nº vagas:3
Taxa de inscrição: De R$ 59,00 Até R$ 120,00
Cargos: Assistente, Procurador, Diretor
Áreas de Atuação: Judiciária / Jurídica, Administrativa
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 2558,03 Até R$ 5116,06
Organizadora: Aplicativa Assessoria
Estados com Vagas: SP
Cidades: Águas da Prata - SP

Agenda

Abertura das inscrições24/02/2023
Encerramento das inscrições24/03/2023
Prova16/04/2023

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 23/02/2023, às 09h38 - Atualizado em 17/04/2023, às 18h00


O mais recente concurso da Câmara de Águas da Prata, no interior de São Paulo, preencherá três vagas. O processo seletivo é organizado pela Aplicativa Serviços de Apoio e Gestão Administrativa. 

Resumo do edital

Saiba como é a distribuição das vagas

Com salário de R$ 2.558,03, o cargo de assistente administrativo (1 posto) é opção para candidatos que possuem ensino médio.

As oportunidades de nível superior são para diretor contábil financeiro (1) e procurador jurídico (1). Os contratados receberão, respectivamente, R$ 3.837,05 e R$ 5.116,06.

Atribuições dos cargos

  • Assistente administrativo — Recepcionar pessoas, atendimento às ligações telefônicas e ao público fornecendo informações e anotando recados; Expedir mediante autorização, cópias autênticas de documentos da Câmara; Elaborar requisição de compras e serviços com as devidas especificações; Efetuar cotações de fornecedores de produtos ou serviços; Protocolar documentos em geral e direcionar ao setor competente; Controle de arquivo, protocolo e processos; Montar processos físicos e virtuais inclusive com etiquetas, numerações e organizando-os, inclusive efetuando o registro no programa competente; Auxiliar o administrativo no controle de arquivo e manutenção de processos e numerar suas páginas; Controle de entrada/saída de correspondências; Alguns serviços de digitação (exceto atas e proposições); Controle de cotas para fotocópia, confecção de cartões de visitas e fotos dos vereadores; Instalar e preparar equipamentos de som; Alimentar o sistema de documentos; Inserir gravação de sessões da Câmara no site oficial; Providenciar materiais para os vereadores e organizar documentos em pastas individuais; Atendimento em geral para verificação da legislação no Programa de Leis; Controle e manutenção do material de escritório; Inserir no site da Câmara Municipal após publicada, todas as leis, decretos, resoluções, atos da Presidência e da Mesa, portarias e todos os assuntos em conformidade com a lei da transparência; Coordenar e organizar todo material de divulgação da Câmara Municipal; Atendimento em geral para verificação de legislação no Programa de Leis e; Exercer quaisquer atividades compatíveis com as atribuições do cargo.

  • Diretor contábil financeiro — Responsabilizar-se pela guarda conservação dos bens patrimoniais locados nas respectivas seções para uso das atividades desenvolvidas pela Contabilidade; Cadastro de bens moveis adquiridos, emplacamento alteração de lista onde consta o novo bem; Conferencia periódica das listas com salas e confecção de alterações necessárias conforme as alterações executadas; Elaboração de Inventário anual; Zelar pelo desenvolvimento dos trabalhos da Contabilidade, em permanente sintonia com os desenvolvidos pelas unidades administrativas; Registrar, distribuir e redistribuir os créditos orçamentários adicionais; Movimentação das contas bancárias; Movimentação das aplicações no mercado financeira; Formalização dos processos de Movimento de Caixa, Balancetes da Despesa e Receita e Boletim de Caixa; Execução de serviços bancários; Fazer os lançamentos e registros dos fatos contábeis (compensado, patrimonial e transferência financeira); Montar as pastas de prestações de contas anuais; Auxiliar no controle dos recursos utilizados sob o regime de adiantamento; Solicitar pareceres sobre a legalidade de abertura de créditos adicionais, utilização de elementos orçamentários, e outros que gerarem dúvidas na execução de seus serviços; Emitir e liquidar Notas de Empenho das despesas autorizadas e extra orçamentário; Controlar a validade dos documentos comprobatórios das despesas realizadas pela Câmara; Elaborar os balancetes mensais e balanços anuais da Câmara, para arquivamento e apreciação em plenário e encaminhamento ao Executivo; Elaboração do resumo mensal simplificado das despesas realizadas, constando data, fornecedor e valor pago para conhecimento dos vereadores; Encerramento do Balanço com envio ao Audesp do mês 12. 13 e 14 de acordo com o cronograma do Tribunal de Contas: SIM; Elaborar proposta orçamentária da Câmara, (PARTICIPAR DA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA JUNTAMENTE COM A DIREÇÃO E PRESIDÊNCIA); Guardar os livros contábeis e demais documentos relacionados com a efetivação das despesas realizadas; Executar outras tarefas inerentes ao serviço de contabilidade; Emitir as respectivas ordens de pagamento das despesas já empenhadas e liquidadas, a serem efetivadas através de cheques ou ordens bancárias; Emitir cheques para efetivar os pagamentos feitos pela Câmara; Controlar e registrar o movimento das contas bancárias do Legislativo; Realizar a conciliação bancária dos valores sob a responsabilidade da Câmara em formulários;) Envio mensal de conciliação bancária pelo sistema Audesp de acordo com o calendário de obrigações do Tribunal de Contas; Tornada de contas dos recursos liberados sob o regime de adiantamento. conferindo a validade dos documentos que integram os respectivos processos; Executar os serviços de escrituração do Caixa; Executar outros serviços correlatos as atividades de tesouraria; Executar atividades relativas aos direitos e deveres, aos registros e controles funcionais, ao controle de frequência e aos demais assuntos relacionados aos prontuários dos servidores públicos municipais e elaboração das folhas de pagamento; Confecção mensal de folha de pagamento dos servidores da Câmara Municipal: (SERVIDORES E AGENTES POLÍTICOS); Controle e elaboração de relatório de frequência dos servidores da Câmara através de registro eletrônico; Emissão e distribuição do recibo de pagamento aos servidores e vereadores da Câmara; Elaboração e emissão de guias para recolhimento SEFIP-FGTS, INSS e Fundo de Previdência; Elaboração de requerimentos de faltas férias e licença: (ELABORAÇÃO DAS PORTARIAS SOBRE OS ASSUNTOS); Envio anual ao Sistema Aucesp dos arquivos com a Remuneração de Agentes Políticos, Fixação da Remuneração dos Agentes Políticos, Concessão de reajuste Agentes Políticos, sendo que a partir de 2014 será mensal, incluindo as informações dos servidores; Executar o envio das informações previdenciárias mensal e anual da folha de pagamento aos competentes órgãos federais; Enviar publicação para o Diário Oficial de Extratos de Contratos obedecendo aos prazos legais através do PUBNET, cujo certificado Digital foi emitido sob minha responsabilidade; Publicação dos Comunicados de Audiência Pública das peças orçamentárias; Organização e participação nas audiências públicas da LDO, PPA E LOA; Encaminhar no prazo legal as Atas das Audiências Públicas ao Tribunal de Contas pelo Sistema Audesp; Publicar no final de cada exercício a relação de cargos e salários; Publicação diária dos Empenhos emitidos no site da Câmara em atenção a LC 131/09; Publicação no site da Câmara: Balancetes da Despesa e Extra orçamentário, Contratos e Aditivos de Contrato, Relatórios de Gestão Fiscal; Elaborar mensal da Atualização do Cadastro geral da entidade pelo sistema Audesp; Enviar anualmente Dados do Balanço e Relatório de Atividades pelo sistema Audesp; Gestora do plano de telefonia móvel; Gestora do Contrato com o Cepam; Atender o Tribunal de Contas in-loco e por telefone ou e-mail; Organizar e controlar os trabalhos inerentes à contabilidade; Planejar os sistemas de registros e operações contábeis atendendo as necessidades administrativas e as exigências legais; Proceder e/ou orientar a classificação e avaliação das receitas e despesas; Acompanhar a formalização de contratos no aspecto contábil; Analisar, acompanhar e fiscalizar a implantação e a execução de sistemas financeiros e contábeis; Realizar serviços de auditoria, emitir pareceres e informações sobre sua área de atuação, quando necessário; Desenvolver e gerenciar controles auxiliares, quando necessário; Coordenar, orientar, quando necessário, as atividades de elaboração do orçamento do Legislativo; Elaborar e assinar relatórios, balancetes, balanços e demonstrativos econômicos, patrimoniais e financeiros; Executar tarefas pertinentes à área de atuação, utilizando-se de equipamentos e programas de informática; Executar outras tarefas compatíveis com as exigências para o exercício da função; Emissão de Ofícios relacionados a Contabilidade e Serviços de Pessoal; Executar todas as rotinas trabalhistas, desde a admissão do colaborador até seu desligamento do quadro de servidores; Executar todas as rotinas para elaboração da folha de pagamento, e posteriormente o pagamento do salário mensal de cada servidor e demais tarefas decorrentes exigências trabalhistas e legais.

  • Procurador jurídico — I - representar em juízo e fora dele, nas ações em que for parte o poder legislativo municipal de Águas da Prata; II - dar parecer sobre documentos e proposições legislativas, quando solicitado; III - dar parecer, quando necessário, sobre questões solicitadas pelos Vereadores ou integrantes de Comissões Permanentes; IV - elaborar projetos de leis e suas justificativas; V - realizar outras tarefas correlatas ao seu cargo e de interesse da Câmara Municipal.

Concurso da Câmara de Águas da Prata: o que vai cair nas provas?

Confira abaixo os temas para assistente administrativo:

  • Língua portuguesa — Interpretação de texto. Significação das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos, sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia Oficial. Pontuação. Acentuação. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Sintaxe.

  • Matemática — Resolução de situações-problema. Números Inteiros: Operações, Propriedades, Múltiplos e Divisores; Números Racionais: Operações e Propriedades. Números e Grandezas Diretamente e Inversamente Proporcionais: Razões e Proporções, Divisão Proporcional, Regra de Três Simples e Composta. Porcentagem. Juros Simples. Sistema de Medidas Legais. Conceitos básicos de geometria: cálculo de área e cálculo de volume. Raciocínio Lógico.

  • Conhecimentos específicos — As Comunicações Oficiais. Fundamentos da Elaboração Normativa. Técnica Legislativa e Atos Normativos. DIREITO CONSTITUCIONAL: Constituição: conceito, objeto e elementos; classificações das constituições, supremacia da Constituição. Poder constituinte originário e derivado. Reforma e revisão da Constituição; mutação constitucional. Interpretação do texto constitucional e aplicação das normas constitucionais; métodos de interpretação da Constituição; princípios da interpretação constitucional. Direitos fundamentais; teoria geral dos direitos fundamentais. Organização do Estado: características básicas do Estado Federal; soberania e autonomia; União; Estados; Distrito Federal e Territórios; Municípios. Repartição de competências na Constituição de 1988. Controle de constitucionalidade: evolução; controle preventivo e repressivo; controle concentrado e difuso; controle incidental e concreto; decisões no controle de constitucionalidade de normas e seus efeitos. Poder Legislativo; Processo legislativo. Iniciativa comum. Iniciativa reservada. Iniciativa privativa de órgãos do Poder Judiciário. Iniciativa privativa do Ministério Público. Iniciativa privativa da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Tribunal de Contas da União. Iniciativa privativa do Presidente da República. Discussão. Votação. Sanção ou veto. Promulgação e publicação. Espécies legislativas. Higiene e segurança do trabalho: conceito, importância, condições do trabalho, Ofícios, Circulares e Memorandos; Relatórios gerenciais e indicadores. Noções de Direito do Trabalho; estrutura de cargos, remuneração e benefícios; recrutamento e seleção; medicina e segurança do trabalho; avaliação de desempenho; rotinas de Pessoal; fundamentos da gestão de pessoas e ética no trabalho. Regimento interno da Câmara Municipal de Águas da Prata. Conhecimentos em Informática: MS-Windows 7 ou versões mais recentes: área de trabalho, área de transferência, ícones, barra de tarefas e ferramentas, comandos e recursos; unidades de armazenamento; conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos; visualização, exibição e manipulação de arquivos e pastas; uso dos menus, programas e aplicativos; painel de controle; interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2010 ou versões mais recentes. MS-Word 2010 ou versões mais recentes: barra de ferramentas, comandos, atalhos e recursos; editoração e processamento de textos; propriedades e estrutura básica dos documentos; distribuição de conteúdo na página; formatação; cabeçalho e rodapé; tabelas; impressão; inserção de objetos/imagens; campos predefinidos; envelopes, etiquetas, mala-direta; caixas de texto. MSExcel 2010 ou versões mais recentes: barra de ferramentas, comandos, atalhos e recursos; funcionalidades e estrutura das planilhas; configuração de painéis e células; linhas, colunas, pastas, tabelas e gráficos; formatação; uso de fórmulas, funções e macros; impressão; inserção de objetos/imagens; campos predefinidos; controle de quebras e numeração de páginas; validação de dados e obtenção de dados externos; filtragens e classificação de dados. Correio Eletrônico: comandos, atalhos e recursos; uso do correio eletrônico; preparo e envio de mensagens; anexação de arquivos; modos de exibição; organização de e-mails, gerenciador de contatos. Internet: barra de ferramentas, comandos, atalhos e recursos dos principais navegadores; navegação e princípios de acesso à internet; downloads; conceitos de URL, links, sites, vírus, busca e impressão de páginas.

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Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso da Câmara de Águas da Prata nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático na íntegra pode ser conferido no edital abaixo, disponível entre os anexos.

Edital e Anexos


Abertura (23/02/2023) Edital 1/2023

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Samuel Peressin | Publicado em 23/02/2023, às 09h46 - Atualizado às 09h48


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