Orgão: | Câmara de Americana |
Nº vagas: | 13 |
Taxa de inscrição: |
De R$ 47,00
Até R$ 86,00 |
Cargos: | Motorista,
Contador,
Historiador |
Áreas de Atuação: | Judiciária / Jurídica,
Administrativa,
Operacional |
Escolaridade: | Ensino Fundamental,
Ensino Médio,
Ensino Superior |
Faixa de salário: | De R$ 2015,56 Até R$ 9054,30 |
Organizadora: | AvançaSP |
Estados com Vagas: | SP |
Cidades: | Americana - SP |
Abertura das inscrições | 02/02/2024 |
Encerramento das inscrições | 04/03/2024 |
Prova | 28/04/2024 |
Redação
Publicado em 09/02/2024, às 11h27 - Atualizado em 29/04/2024, às 18h00
O mais recente concurso da Câmara de Americana, no interior de São Paulo, preencherá 13 vagas, além de formar cadastro reserva (CR). Estão em disputa cargos de todas as escolaridades, com salários entre R$ 2.015,56 e R$ 9.054,30.
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Nível fundamental:
Nível médio:
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Nível superior:
Controlador interno — Executar atividades pertinentes ao controle interno da Câmara Municipal, voltadas, sobretudo às áreas contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, analisando a prática dos atos administrativos quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação de subvenções, cientificando o Chefe do Poder sobre o resultado de suas ações; verificar a regularidade da programação orçamentária e financeira, avaliando o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e do orçamento do poder legislativo do município, no mínimo uma vez por ano; comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia, eficiência, economicidade e efetividade da gestão orçamentária, financeira e patrimonial na Câmara Municipal; exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da Câmara Municipal; apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional; examinar a escrituração contábil e a documentação a ela correspondente; examinar as fases de execução da despesa, inclusive verificando a regularidade das licitações e contratos, sob os aspectos da legalidade, legitimidade, economicidade e razoabilidade; exercer o controle sobre a execução da receita bem como as operações de crédito, emissão de títulos e verificação dos depósitos de cauções e fianças; exercer o controle sobre os créditos adicionais bem como a conta “restos a pagar” e “despesas de exercícios anteriores”; acompanhar a contabilização dos recursos provenientes de celebração de convênios e examinando as despesas correspondentes; supervisionar as medidas adotadas pelo Poder Legislativo para o retorno da despesa total com pessoal ao respectivo limite, nos termos dos artigos 22 e 23 da Lei nº 101/2000, caso haja necessidade; realizar o controle dos limites e das condições para a inscrição de Restos a Pagar, processados ou não; realizar o controle da destinação de recursos obtidos com a alienação de ativos, de acordo com as restrições impostas pela Lei Complementar nº 101/2000; controlar o alcance do atingimento das metas fiscais dos resultados primário e nominal; acompanhar, para fins de posterior registro no Tribunal de Contas do Estado, os atos de admissão de pessoal efetivo, bem como, verificar se as nomeações para cargo de provimento em comissão e designações para função gratificada são para atender os encargos de chefia, direção e assessoramento; verificar os atos de aposentadoria para posterior registro no Tribunal de Contas; realizar outras atividades de manutenção e aperfeiçoamento do sistema de controle interno, inclusive quando da edição de leis, regulamentos e orientações; desempenhar outras tarefas correlatas e ao bom funcionamento da Câmara; assessorar os agentes públicos que compõem a área de Licitações e Contratos nas licitações e contratos realizados pela Casa e em demais atos como linha de defesa, em consonância à Lei Federal nº 14.133, de 2021.
Encarregado de patrimônio e manutenção — Conservar e guardar o patrimônio da Casa, efetuando ou providenciando a manutenção e reparos em móveis, equipamentos e veículos, bem como do prédio e instalações; providenciar ordens de compra e ordens de serviço visando à manutenção e conservação do patrimônio; acompanhar eventos realizados no Plenário da Casa, zelando pela boa ordem dos mesmos; cuidar da economia e controle de materiais, sua reposição e adoção de medidas para aproveitamento melhor dos itens; controlar o almoxarifado; efetuar o registro patrimonial dos bens da Casa e controlar baixas e transferências de salas; auxiliar o coordenador da área na compra de materiais, cotação de preços e elaboração de ordens de compra; atender fornecedores, programar compras de materiais e desempenhar as atividades de compras, recebimento e guarda de materiais; providenciar a execução de reparos nas dependências e instalações da Casa; observar as normas de segurança e prevenção de acidentes; encarregar-se das chaves do prédio da Câmara; realizar a alimentação de dados para os sistemas próprios da Casa, bem como sistema Audesp; realizar os controles de avaliação, reavaliação e depreciação de bens móveis.
Oficial legislativo — Arquivar documentos e efetuar manutenção de pastas-arquivo; enumerar folhas de processos; efetuar serviços externos de entrega de correspondências e serviços bancários; auxiliar as áreas da Casa nos trabalhos gerais de extração de fotocópias de documentos ou simples transcrições; postagem de cartas, organização de endereços e controle de mala direta; realizar serviços de datilografia e digitação de textos, cadastros ou planilhas; elaborar e transcrever atas das sessões legislativas; cuidar do sistema de som e gravação das reuniões em Plenário; redigir ofícios diversos e controlar informações transmitidas e recebidas; operar computadores e terminais; elaborar ofícios encaminhatórios de requerimentos, moções e indicações; controlar o prazo de respostas de requerimentos; registrar o trabalho dos vereadores, seu currículo como legislador, além do registro geral das leis e projetos; auxiliar as áreas da Casa em tarefas apropriadas à função; exercer atividades de secretariado junto ao secretário-geral, assessores jurídicos e chefes de coordenadorias; auxiliar nos serviços de pessoal, como folhas de pagamento, manutenção de prontuários, apontamentos de cartões, controles, etc; atuar no treinamento e desenvolvimento de recursos humanos; realizar cópias de segurança dos arquivos e auxiliar o chefe da coordenadoria responsável no planejamento e desenvolvimento dos processos de informatização da Casa; cuidar da manutenção dos prontuários dos servidores; observar a conservação, formação e manutenção dos arquivos históricos de fitas de gravação, arquivo final, microfilmes, etc; efetuar a manutenção dos sistemas de arquivo e sua perfeita ordenação, manuseio e controle, bem como organização de bibliotecas; conferir notas fiscais, faturas e duplicatas e classificar documentos fiscais; emitir notas de empenho, ordens de compra e ordens de serviço; efetuar os lançamentos de Tesouraria, em sistema próprio, de acordo com as instruções do coordenador da área; preencher cheques, montar processos de empenhos; cadastrar fornecedores, materiais, serviços, servidores, visando à manutenção dos sistemas dos controles financeiro e orçamentário da área; acompanhar publicações nos diários oficiais relacionados a assuntos de interesse da Casa; diligenciar pela organização de arquivos e manutenção de processos afetos à área jurídica; redigir e expedir ofícios em geral; elaborar trabalhos afetos às áreas da Casa que exijam redação própria; cuidar da tramitação dos processos protocolizados na Casa, desde o controle de prazos, carga a comissões e a vereadores e assistência para elaboração da pauta da ordem do dia; montar os processos e adotar os cuidados necessários para que todas as peças sejam incluídas; efetuar a publicação prévia de projetos de lei e fazer publicar os atos oficiais do Legislativo; redigir os atos legislativos expedidos pela Mesa ou Presidente, como Atos, Portarias, Decretos Legislativos, Resoluções e Ordens de Serviço; remeter ao chefe da coordenadoria da área os trabalhos elaborados para o encaminhamento necessário; secretariar e assessorar comissões especiais constituídas na Casa; cuidar do sistema de protocolo e arquivo de documentos; executar outras tarefas correlatas, determinadas pelo superior hierárquico.
Confira abaixo as disciplinas comuns aos cargos de nível fundamental indicadas no conteúdo programático:
Língua portuguesa — Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: cargo e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.
Matemática e raciocínio lógico — Conjuntos: vazio e unitário. Números naturais: operações de adição, subtração, multiplicação e divisão. Números pares e números ímpares. Unidades de medidas: comprimento, superfície, volume e massa. Sentenças matemáticas. Sistema monetário brasileiro. Sistema de numeração decimal. Múltiplos e divisores. Problemas e cálculos de raciocínio lógico. Sucessor e antecessor (até 1000). Resolução e interpretação de problemas envolvendo todas as operações. Números decimais e porcentagem.
A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso da Câmara de Americana nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos no edital nº 1/2024, disponível abaixo.
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