Orgão: | Câmara de Barra Mansa |
Nº vagas: | 6 |
Taxa de inscrição: |
De R$ 69,00
Até R$ 93,00 |
Cargos: | Analista,
Procurador,
Contador |
Áreas de Atuação: | Judiciária / Jurídica,
Administrativa |
Escolaridade: | Ensino Médio,
Ensino Superior |
Faixa de salário: | De R$ 2492,13 Até R$ 3364,38 |
Organizadora: | Nosso Rumo |
Estados com Vagas: | RJ |
Cidades: | Barra Mansa - RJ |
Abertura das inscrições | 23/09/2024 |
Encerramento das inscrições | 07/11/2024 |
Prova | 01/12/2024 |
Redação
Publicado em 21/08/2018, às 11h24 - Atualizado em 10/10/2024, às 08h59
O concurso da Câmara de Barra Mansa, no Rio de Janeiro, preencherá 6 vagas, além de formar cadastro reserva (CR). Estão em disputa cargos de níveis médio e superior de ensino, com salários de R$ 2.492,13 e R$ 3.364,38, respectivamente. Como benefícios, os servidores receberão vale-alimentação de R$ 800 e vale-transporte.
Nível médio:
Nível superior:
Auxiliar administrativo — Redigir expedientes, tais como cartas, ofícios e memorandos, de acordo com modelos e normas pré-estabelecidas; receber e enviar e-mails, solicitando junto aos responsáveis suas respostas; operar o SIC (Serviço de Informação ao Cidadão) da Câmara Municipal ou outro que vier a substituí-lo; prestar informações, pessoalmente ou por telefone, anotando e transmitindo recados; atender ao público interno e externo, e informar, mediante consulta a arquivos e fichários; receber, conferir e registrar o expediente da unidade em que serve; distribuir e expedir a correspondência, bem como preparar os documentos para expedição; protocolar entrada e saída de documentos; autuar os documentos recebidos, formalizando os processos; preencher e arquivar fichas de registro de processos; encaminhar os processos às unidades competentes e registrar sua tramitação; controlar empréstimos e devoluções de documentos pertencentes à unidade; digitar textos e tabelas, de acordo com normas e modelos previamente estabelecidos; lançar dados específicos em formulários próprios; preencher requisições de material; manter atualizados e conservar cadastros e fichários; atender e encaminhar as partes que desejem falar coma chefia da unidade; encaminhar despachos e informações em processos que devam ser submetidos à consideração superior; receber e distribuir material solicitado pela unidade em que serve; guardar material da unidade em perfeita ordem, e verificar a diminuição de estoque, solicitando providências para sua reposição; registrar os processos e documentos destinados ao arquivamento; arquivar documentos e processos, de acordo com normas pré-estabelecidas (ordem cronológica, numérica, assunto...); desentranhar documentos para juntada em processo ou atender solicitações; colecionar e arquivar documentos de interesse da unidade; dar informações simples em processo sobre assunto rotineiro da unidade em que serve; zelar pelo equipamento sob sua guarda, comunicando a chefia imediata a necessidade de consertos e reparos; substituir funcionários de outros setores quando necessário, auxiliar no protocolo quando solicitado; desempenhar suas atribuições de forma combinada com as características das competências do Setor em que estiver lotado; executar outras tarefas da mesma natureza e nível de complexidade associadas a sua real atuação determinadas pelo chefe imediato.
Auxiliar de comunicação e mídias sociais — Alimentar as informações no site oficial da Câmara e promover a imagem da Câmara de Barra Mansa nas mídias sociais sob a coordenação do Assessor de Imprensa; Desenvolver projetos de identidade visual e publicidade, ligados aos Setores de Imprensa , Comunicação e Relações Públicas da Câmara Municipal; Realizar atividades de artes gráficas, peças informativas, diagramação de anúncios para jornais, livros, revistas e Web, desenvolvimento de interfaces diversas; participar da elaboração, da execução e da avaliação de estratégias de interlocução e posicionamento da instituição com seus públicos; participar do planejamento, da execução e da avaliação de projetos especiais de comunicação ; operar processos de tratamento de imagem; trabalhar juntamente com outros profissionais do Departamento aqueles lotado nas diversas etapas do processo editorial e gráfico da Câmara; executar outras tarefas da mesma natureza e nível de complexidade associadas a sua real atuação determinadas pelo chefe imediato.
Analista administrativo — Redigir e auxiliar a elaboração de ofícios, cartas, despachos, portarias, contratos, convênios, minutas, editais e demais atos administrativos e legislativos; registrar a tramitação de papéis e fiscalizar o cumprimento das normas referentes a protocolo; digitar documentos, redigidos e aprovados, conferir a digitação e encaminhá-los para assinatura, se for o caso; digitar quadros, tabelas e mapas estatísticos; marcar entrevistas e reuniões; assistir as reuniões, quando solicitado, e elaborar as respectivas atas; transmitir e encaminhar ordens e avisos; ler, selecionar, registrar e arquivar, quando for o caso, documentos e publicações de interesse da unidade administrativa onde exerce as funções; colecionar leis, decretos e outros atos normativos de interesse da repartição; elaborar relatórios e levantamento de análise de dados para pareceres e informações em processos e outros atos relacionados às atividades administrativas e legislativas da Câmara Municipal; elaborar e analisar quadros estatísticos e demonstrativos; auxiliar na elaboração do planejamento de compras, das solicitações de compras; auxiliar na gestão de contratos; elaborar relatórios gerenciais, a fim de atender a demanda e as necessidades de compra e serviços da Câmara Municipal; elaborar publicações necessárias aos procedimentos de compras; verificar e acompanhar o registro de preços praticados em relação aos materiais e serviços a serem realizados pela Câmara; registrar informações nos sistemas de informática relacionados a sua atuação; colaborar para promoção da eficiência, efetividade e eficácia nas contratações da Câmara Municipal de Barra Mansa; auxiliar na elaboração de Estudo Técnico Preliminar das possíveis contratações, conforme legislação específica; analisar e avaliar a solicitação de materiais junto aos departamentos; cumprir o calendário de compras e manter atualizado o cadastro de fornecedores e catálogo de materiais; cadastrar as empresas fornecedoras de material permanente e de consumo e prestadores de serviços, objetivando a agilidade e atendimento à norma legal referente à licitação; elaborar cotações diversas; recepcionar, conferir e armazenar produtos e materiais no almoxarifado; fazer os lançamentos da movimentação de entradas e saídas e controlar os estoques; distribuir produtos e materiais a serem expedidos; registrar e inventariar o material de expediente de patrimônio, observando normas e instruções, prazos de validade, dando orientação a respeito do desenvolvimento desses trabalhos para manter o estoque em condições de atender as unidades; organizar o almoxarifado para facilitar a movimentação dos itens armazenados, registrar e controlar através de sistema todo o patrimônio e materiais existentes na edilidade; manter previsão de gastos; promover o controle patrimonial da Câmara Municipal de Barra Mansa; promover inventário geral; auxiliar na prestação de contas do superior hierárquico; conservar bens móveis e imóveis da Câmara manter atualizada a ficha dos bens; assistir o Controle Interno e Externo quando nas solicitações, inspeções e auditorias necessárias; registrar as operações patrimoniais, informando-as, mensalmente à Contabilidade; realizar baixa da guarda de documentos destituídos de valor; organizar documentação de arquivos institucionais, legislativos e pessoais; elaborar plano de classificação; estabelecer plano de destinação de documentos; avaliar documentação; ordenar documentos; gerir depósitos de armazenamento; identificar a produção e o fluxo documental; transferir documentos para guarda intermediária; diagnosticar a situação dos arquivos; recolher documentos para guarda permanente; definir a tipologia do documento; acompanhar a eliminação do documento descartado; realizar empréstimos de documentos e acervos; autenticar reprodução de documentos de arquivo; conservar acervos; registrar leis, resoluções, portarias, documentos administrativos e legislativos de maneira apropriada; desempenhar suas atribuições de forma combinada com as características das competências do Setor em que estiver lotado; executar outras tarefas da mesma natureza e nível de complexidade associadas a sua real atuação determinadas pelo chefe imediato.
Confira abaixo os temas indicados no conteúdo programático comuns aos cargos de nível médio:
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Língua portuguesa — Interpretação de textos diversos. Principais tipos e gêneros textuais e suas funções. Semântica: sinônimos, antônimos, sentido denotativo e sentido conotativo. Emprego e diferenciação das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, artigo, verbo, advérbio, preposição e conjunção. Tempos, modos e flexões verbais. Flexão de substantivos e adjetivos (gênero e número). Pronomes de tratamento. Colocação pronominal. Concordâncias verbal e nominal. Conhecimentos de regência verbal e regência nominal. Crase. Ortografia (conforme Novo Acordo vigente). Pontuação. Acentuação. Figuras de linguagem. Funções da linguagem. Vícios de linguagem. Discursos direto, indireto e indireto livre.
Matemática e raciocínio lógico — Operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Frações: frações equivalentes, simplificação de frações, conversão de fração em um número decimal, adição e subtração de números fracionários. Operações com polinômios. Equações de 1° e 2° grau. Razão e proporção. Porcentagem. Juros (simples e composto). Regra de três (simples e composta). Interpretação de gráficos e tabelas (dados estatísticos). Estruturas lógicas. Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. Lógica sentencial (ou proposicional). Proposições simples e compostas. Tabelas verdade. Equivalências. Leis de Morgan. Diagramas lógicos. Lógica de primeira ordem. Princípios de contagem e probabilidade. Análise combinatória e probabilidade: arranjos, combinações, permutações simples e probabilidade de um evento.
Informática — Conhecimentos sobre princípios básicos de Informática. Sistemas Operacionais. Periféricos de um computador. MS-Windows 10: configurações, conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2016. Aplicativos do Pacote Microsoft Office 2016 (Word, Excel e Power Point). Configuração de impressoras. Correio Eletrônico (Microsoft Outlook): uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Navegação na Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas. Uso dos principais navegadores (Microsoft Edge, Mozilla Firefox e Google Chrome). Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware etc.). Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage). Procedimentos de backup. Segurança da Informação. Lei n° 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).
A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso da Câmara de Barra Mansa nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos no edital nº 1/2024, disponível abaixo.
Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas
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