Redação Publicado em 12/06/2024, às 14h39 - Atualizado em 11/10/2024, às 18h00
Saiu o edital do concurso da Câmara de Apiaí, situada no estado de São Paulo. O certame reúne 88 vagas, sendo oito para contratação imediata e 80 para formação de cadastro reserva (CR). A banca organizadora é o Instituto ACCESS.
Candidatos que concluíram o ensino fundamental podem se inscrever para a função de auxiliar de serviços gerais (1 imediata + 10 CR). O salário inicial é de R$ 1.700.
Quem possui ensino médio completo está apto aos cargos de auxiliar legislativo (1 + 10 CR) e motorista CNH categoria “B” (1 + 10 CR), cujos respectivos vencimentos são de R$ 2.450 e R$ 2.000. Já para o posto de assistente de tecnologia da informação (1 + 10 CR), a exigência é de curso técnico ou superior relacionados com a tecnologia da informação e o inicial é de R$ 3.213.
Formação superior é requisito para as carreiras de assistente de imprensa (1 + 10 CR), assistente legislativo (1 + 10 CR), contador (1 + 10 CR) e controlador interno (1 + 10 CR). As remunerações são de R$ 4.408 para contador e R$ 3.213 para os demais empregos.
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS: Compreende as funções que se destinam a executar serviços de portaria, recebimentos e entregas em geral; limpeza da área interna e externa, incluindo o jardim; realização de tarefas simples de escritório; cuidar da abertura e fechamento das dependências da Câmara; realizar serviços necessários ao funcionamento e controle da copa; transportar materiais e documentos internamente, entre as próprias unidades da Câmara, ou externamente para outros órgãos ou entidades; levar e receber correspondência e volumes nas companhias de transporte; manter limpos os móveis e arrumados os locais de trabalho; manter arrumado o material sob sua guarda; solicitar material de limpeza, açúcar, café e outros materiais quando necessário; prestar informações simples, pessoalmente ou por telefone, e encaminhas visitantes; receber e transmitir recados; fazer e servir café, servir água, lavar copos, xícaras, garrafas térmicas, coadores e demais utensílios pertinentes; executar tarefas simples de escritório, como arquivar documentos, fichas, etc. Atender a diretores, chefes, vereadores e demais dirigentes e autoridades municipais; protocolar documentos, selar correspondências; executar outras tarefas correlatas;
AUXILIAR LEGISLATIVO: Compreende as funções que se destinam a executar trabalhos administrativos rotineiros, ou que apresentem alguma complexidade e pequena margem de autonomia, receber, numerar, distribuir e controlar a movimentação de papéis nos órgãos de Câmara; protocolar todos os projetos de lei, decretos legislativos, resoluções, requerimentos, moções, indicações, substitutivos, emendas, subemendas e pareceres das Comissões; organizar as pastas que formam os processos e dos documentos recebidos para protocolo; registrar a tramitação de projetos de lei e demais papéis, o despacho final e a data dos respectivos arquivamentos; digitar e digitalizar os serviços de protocolo da Câmara; digitalização, classificação, armazenamento e indexação do arquivo e demais documentos da Câmara, necessários à pronta consulta de qualquer documento arquivado; realizar o colecionamento, a encadernação e o arquivamento de jornais e publicações de interesse da Câmara e manter, em arquivo, jornais e publicações oficiais sobre o Município; informar aos interessados a respeito de processos, papéis e outros documentos arquivados e realizar empréstimos, mediante recibo; registrar, classificar, catalogar, guardar e conservar todas as publicações da Câmara, mantendo atualizado; organizar e manter de forma completa as coleções de revistas e publicações de biblioteca; organizar a lotação nominal e numérica dos funcionários da Câmara; organizar a identificação e a matrícula dos funcionários da Câmara, e a expedição de carteiras funcionais.
ASSISTENTE DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: Suporte Técnico e Manutenção de Hardware e Software: Fornece o suporte técnico (remoto, on-site e telefônico) aos usuários, ajudando-os na utilização de recursos de informática e sistemas. Executar assistência técnica: manutenção corretiva em computadores, servidores e notebooks; limpeza física e lógica computadores, notebooks e servidores; manutenção proativa. Organizar e controlar os materiais necessários para a execução das tarefas de operação, ordem de serviço, resultados dos processamentos, suprimentos, bibliografias etc. Configurar, trocar e manter periféricos como mouse, teclado, monitor, impressora, cartuchos de tinta e roteadores. Instalar e configurar softwares e hardwares, orientando os usuários nas especificações e comandos necessários para sua utilização, incluindo implementando as atualizações, correções e backup quando necessárias. Realizar a recuperação de senhas e auxiliar os usuários com problemas de acesso. Treinamento e orientações: Orientar os usuários sobre as políticas internas e externas do uso de equipamentos de informática; Propor cursos, palestras e treinamentos para funcionários e vereadores sobre o uso de sistemas de informações; Gerenciamento de Rede e Segurança: Monitorar redes locais e de internet para garantir a disponibilidade e o desempenho. Realizar a proteção de dados da empresa, incluindo a execução de backups e a instalação de antivírus. Desenvolvimento e Suporte a Sistemas: Participar do desenvolvimento, implantação e suporte a sistemas de informação e soluções tecnológicas. Contribuir para a formulação e o acompanhamento das políticas de planejamento relacionadas aos recursos de tecnologia da informação. Gerenciamento de Dados: Organizar, manter e controlar o armazenamento, a administração e o acesso às bases de dados da informática da Câmara Municipal. Garantir a disseminação, integração e controle de qualidade dos dados. Infraestrutura de TI: Desenvolver, implementar, executar e supervisionar atividades relacionadas aos processos de configuração, segurança, conectividade, serviços compartilhados e adequações da infraestrutura de informática da Câmara. Definir e implementar planos de contingência, sistemas de backup para os sistemas implantados na Câmara e manter cópias de segurança das informações e sistemas existentes; Administração de Servidores: Administrar servidores de internet em ambiente Linux, incluindo Proxy/Cache/Firewall. Gerenciar servidores de aplicação e arquivos em ambiente Windows Server com domínio para autenticação de políticas de segurança e acesso a software e arquivos compartilhados. Redes e Comunicações: Gerenciar e manter serviços de redes cabeadas e wireless. Cuidar da implantação, administração e suporte técnico no sistema GED (Gerenciamento de Documentos Eletrônicos). Realizar digitalização, processamento, indexação e geração de bancos de imagens relacionadas a Projetos e Legislação Municipal. Presença Online: Desenvolver, atualizar e gerenciar o site da instituição, incluindo inserção de conteúdo diário e gerenciamento de e-mails. Desenvolver e atualizar sistemas web Hospedagem (hospedagem de domínio) de acordo com as demandas governamentais, incluindo integrações com sistemas como o Portal da Transparência. Outras Responsabilidades: Executar outras tarefas de conhecimento técnico para o desempenho da função.
Dica de estudo: língua portuguesa
Acompanhamento
A equipe JC Concursos disponibiliza o resumo do concurso nesta página, com as principais informações do processo de seleção. Mais informações estão disponíveis abaixo, no edital anexado.