| Orgão: | Prefeitura Caxias do Sul |
| Nº vagas: | 1 |
| Taxa de inscrição: |
De R$ 60,00
Até R$ 130,00 |
| Cargos: | Técnico,
Motorista,
Contador |
| Áreas de Atuação: | Administrativa |
| Escolaridade: | Ensino Fundamental,
Ensino Médio,
Ensino Superior |
| Faixa de salário: | De R$ 305955,00 Até R$ 9685,99 |
| Organizadora: | Legalle Concursos |
| Estados com Vagas: | RS |
| Cidades: | Caxias do Sul - RS |
| Abertura das inscrições | 22/09/2025 |
| Encerramento das inscrições | 15/10/2025 |
| Prova | 02/11/2025 |
Redação
Publicado em 20/06/2025, às 10h36 - Atualizado em 03/11/2025, às 18h00
O concurso da Câmara de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, oferece uma vaga para preenchimento imediato, além de cadastro reserva. Estão em disputa cargos de todas as escolaridades, com salários entre R$ 3.059,55 e R$ 9.685,99, acrescidos de vale-alimentação de R$ 949,52.
Nível fundamental:
Nível médio:
Nível superior:
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Oficial técnico legislativo — Redigir expedientes administrativos; Auxiliar na classificação e distribuição de expedientes; Auxiliar na busca e arquivamento de expedientes do setor da respectiva lotação; Dar encaminhamento a expedientes assinados pela presidência e direção-geral; Registrar, controlar e distribuir o material de expediente do setor; Distribuir e protocolar documentos pertinentes às bancadas, vereadores e comissões; Executar as funções pertinentes às seções de cadastro e expediente, folha de pagamento e arquivo de pessoal; Administrar o fluxo de pessoal da câmara municipal, desde a nomeação até a aposentadoria; Gerir as verbas orçamentárias da câmara municipal, quando no exercício, ainda que em eventual substituição, da respectiva função gratificada; Executar tarefas afins por determinação superior.
Taquígrafo — Realizar apanhados taquigráficos de discursos, debates e citações de textos em reuniões plenárias; Traduzir e digitar em linguagem correta os elementos apanhados; Apanhar e traduzir ditados de depoimentos; Revisar os apanhados; Operar sistemas de reconhecimento de voz; Executar tarefas afins por determinação superior.
Contador — Ser responsável por serviços de contabilidade no órgão legislativo; Assessorar e executar trabalhos de ordem técnica no campo contábil, financeiro, orçamentário, tributário e patrimonial; Prestar assessoramento ao presidente, à mesa, às comissões, aos vereadores e à direção sobre matéria contábil, financeira, patrimonial, orçamentária e tributária; Fazer levantamento e organizar demonstrativos contábeis patrimoniais e financeiros; Organizar e assinar balanços e balancetes; Emitir pareceres sobre matéria contábil, financeira, orçamentária e tributária; Preparar relatórios informativos sobre a situação financeira, patrimonial, orçamentária; Orientar, do ponto de vista contábil, o levantamento dos bens patrimoniais; Planejar modelos e fórmulas para uso dos serviços de contabilidade; Assessorar a comissão de fiscalização e controle orçamentário sobre matéria orçamentária e tributária, ou outras comissões que tratem da matéria; Controlar dotações orçamentárias referentes à remuneração dos vereadores; Atualizar-se quanto a efetiva realização da receita e despesa no âmbito municipal com vistas ao cálculo da remuneração dos vereadores e de outras despesas da câmara municipal; Elaborar planos de contas e preparar normas de trabalho contábil; Providenciar, quando necessário, a suplementação de livros contábeis de escrituração cronológica ou sistemática; Fazer revisão de balanços; Efetuar perícias contábeis; Preparar informativos sobre a situação financeira e patrimonial da repartição dos bens patrimoniais da câmara; Realizar estudos e pesquisas para o estabelecimento de normas diretoras de contabilidade da câmara; Elaborar o orçamento anual; Supervisionar a aquisição de material necessário aos serviços da câmara; Supervisionar a aquisição de material de limpeza e higiene e outros determinados pelos órgãos superiores, realizando o pagamento, quando se tratar de compras de pequeno valor; Fazer os empenhos e elaborar as liberações dos pagamentos; Executar tarefas afins por determinação superior.
Confira abaixo os temas de informática indicados no conteúdo programático para oficial técnico legislativo:
a) Conhecimentos do sistema operacional LibreOffice 24 e versões superiores: Atalhos de teclado; Área de Trabalho (Exibir, Classificar, Atualizar, Resolução da tela) e Menu Iniciar (Documentos, Imagens, Computador, Painel de Controle, Dispositivos e Impressoras, Programa Padrão, Ajuda e Suporte, Desligar); Todos os exibir, alterar, organizar, classificar, ver as propriedades, identificar, usar e configurar, utilizando menus rápidos ou suspensos, painéis, listas, caixa de pesquisa, menus, ícones, janelas, teclado e/ou mouse; Propriedades da Barra de Tarefas e do menu Iniciar e Gerenciador de Tarefas (Saber trabalhar, exibir, alterar, organizar, identificar, usar, fechar programa e configurar, utilizando as partes da janela, como botões, painéis, listas, caixa de pesquisa, caixas de marcação, menus, ícones e etc.); Janelas para facilitar a navegação no Windows e o trabalho com arquivos, pastas e bibliotecas; Painel de Controle e Lixeira (saber exibir, alterar, organizar, identificar, usar e configurar ambientes, componentes da janela, menus, barras de ferramentas e ícones); Usar as funcionalidades das janelas (botões, painéis, listas, caixa de pesquisa, caixas de marcação, menus, ícones e etc.); Realizar ações e operações sobre bibliotecas, arquivos, pastas, ícones e atalhos (localizar, copiar, mover, criar, criar atalhos, criptografar, ocultar, excluir, recortar, colar, renomear, abrir, abrir com, editar, enviar para, propriedades e etc.); Identificar e utilizar nomes válidos para bibliotecas, arquivos, pastas, ícones e atalhos; Aplicar teclas de atalho para qualquer operação.
b) Conhecimentos sobre o programa LibreOffice Writer 24 e versões superiores: Saber identificar, caracterizar, usar, alterar, configurar e personalizar o ambiente, componentes da janela, funcionalidades, menus, ícones, barra de ferramentas, guias, grupos e botões, incluindo número de páginas e palavras, erros de revisão, idioma, modos de exibição do documento e zoom; Abrir, fechar, criar, excluir, visualizar, formatar, alterar, salvar, configurar documentos, utilizando as barras de ferramentas, menus, ícones, botões, guias e grupos da Faixa de Opções; Identificar e utilizar os botões e ícones das barras de ferramentas das guias e grupos Início, Inserir, Layout da Página, Referências, Correspondências, Revisão e Exibição, para formatar, personalizar, configurar, alterar e reconhecer a formatação de textos e documentos; Saber identificar as configurações e configurar as Opções do LibreOffice Writer; Saber usar a Ajuda; Aplicar teclas de atalho para qualquer operação.
c) Navegador Google Chrome: Atalhos de teclado; Como fazer login ou sair; Definir o Google Chrome como navegador padrão; Importar favoritos e configurações; Criar perfil; Personalizar o Chrome com apps, extensões e temas; Navegar com privacidade ou excluir o histórico; Usar guias e sugestões; Pesquisar na Web no Google Chrome; Definir mecanismo de pesquisa padrão; Fazer o download de um arquivo; Usar ou corrigir áudio e vídeo em Flash; Ler páginas mais tarde e off-line; Imprimir a partir do Chrome; Desativar o bloqueador de anúncios; Fazer login ou sair do Chrome; Compartilhar o Chrome com outras pessoas; Definir sua página inicial e de inicialização; Criar, ver e editar favoritos; Ver favoritos, senhas e mais em todos os seus dispositivos; Navegar como visitante; Criar e editar usuários supervisionados; Preencher formulários automaticamente; Gerenciar senhas; Gerar uma senha; Compartilhar seu local; Limpar dados de navegação; Limpar, ativar e gerenciar cookies no Chrome; Redefinir as configurações do Chrome para padrão; Navegar com privacidade; Escolher configurações de privacidade; Verificar se a conexão de um site é segura; Gerenciar avisos sobre sites não seguros; Remover softwares e anúncios indesejados; Iniciar ou parar o envio automático de relatórios de erros e falhas; Aumentar a segurança com o isolamento de site; Usar o Chrome com outro dispositivo; Configurações do Google Chrome (alterar tamanho de texto, imagem e vídeo (zoom), ativar e desativar notificações, alterar idiomas e traduzir páginas da Web, usar a câmera e o microfone, alterar permissões do site, redefinir as configurações do Chrome para o padrão e acessibilidade no Chrome); Corrigir problemas (melhorar a execução do Chrome, corrigir problemas com conteúdo da Web e corrigir erros de conexão).
A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso da Câmara de Caxias do Sul nesta página, com as principais informações do certame. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos no edital nº 1/2025, disponível abaixo.
Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas
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O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.
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