Concurso Câmara Curitiba (PR) 2019 Concurso Aberto

Orgão: Câmara Curitiba
Nº vagas: 37
Taxa de inscrição: De R$ 100,00 Até R$ 150,00
Cargos: Técnico, Analista, Procurador
Áreas de Atuação: Judiciária / Jurídica, Administrativa
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 2259,00 Até R$ 4556,00
Organizadora: NC-UFPR
Estados com Vagas: PR
Cidades: Curitiba - PR

3,00(60.0%)1 voto(s)

Publicado em 27/09/2019, às 12h26 - Atualizado em 19/11/2019, às 11h00


O edital do concurso da Câmara de Curitiba, localizada no Estado do Paraná (PR), visa o provimento de 37 vagas, além de formação de cadastro reserva (CR) de eventuais oportunidades.

As inscrições serão recebidas no período de 19 de novembro a 19 de dezembro de 2019, através do site da banca organizadora do processo de seleção, que é www.nc.ufpr.br. As taxas custam R$ 100 (ensino médio) e R$ 150 (nível superior).

Todos os inscritos no concurso da Câmara de Curitiba serão avaliados por meio de provas objetiva e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório.

Informações complementares

Cargos e requisitos

O cargo de técnico administrativo (24 vagas + CR) exige diploma de conclusão de curso de ensino médio. O salário inicial é de R$ 2.259,27.

Nível superior é requisito para procurador jurídico (6 + CR), analista legislativo (4 + CR), contador (1 + CR) e redator (2 + CR). As remunerações são de R$ 4.556,38 para o primeiro posto e R$ 3.835,25 para os outros empregos.

Atribuições de alguns cargos

Técnico administrativo: Executar tarefas na área legislativa como: redigir correspondências organizar e atualizar arquivos, exercer controle dos atos decorrentes da atividade legislativa da Câmara. Tarefas Típicas: Redigir correspondências, atas e demais documentos, conferindo os trabalhos executados quanto à ortografia e clareza do texto. Receber e protocolar correspondências, registrando, conferindo dados e encaminhando-as ao- setor destinado. Organizar, controlar e atualizar arquivos de correspondências e documentos, visando à obtenção posterior de informações. Atender e fazer ligações telefônicas de interesse do órgão de trabalho procedendo as informações solicitadas. Recepcionar pessoas que se dirijam ao setor, para prestar-lhes as informações desejadas ou encaminhá-las ao local adequado. Registrar em agenda os assuntos e informações de interesse do órgão. Verificar periodicamente o estoque de material de escritório para consumo do órgão, providenciando sua devida reposição. Receber, classificar, numerar, encaminhar, escriturar em livros e fichas de controle, as proposições (requerimentos, projetos de lei, resolução e decreto legislativo) apresentadas pelos Vereadores. Autuação dos projetos de lei, resolução e decreto legislativo. Consulta aos Cadastros sobre proposições da mesma natureza. Registrar a publicação e confeccionar o Diário da Câmara. Elaboração de correspondência relacionada com a atividade legislativa. Conferir decretos e autógrafos das matérias aprovadas. Controle dos prazos dos pedidos de informações, vetos, para promulgação e sanção de matéria aprovada e outros. Prestar informações sobre a tramitação das proposições. Recebimento e classificação das notas taquigráficas referentes aos pronunciamentos dos Vereadores. Montagem do texto para inclusão nos Anais da Câmara. Revisão datilográfica do texto dos Anais. Encaminhamento da frequência dos Vereadores para o setor competente. Manutenção do arquivo histórico, através de indexação, cadastro e controle do material arquivado. Prestação de informações e auxílio em pesquisas sobre a matéria arquivada. Manutenção, indexação, prestação de informações sobre legislação municipal, estadual e federal. Operar sistemas administrativos e técnicos em microcomputador, tais como, processadores de texto, planilhas eletrônicas e outros aplicativos de uso corrente no setor. Desempenhar outras atividades correlatas.

Analista legislativo: Prestar assistência aos Vereadores membros das Comissões na elaboração de pareceres e na coordenação dos trabalhos. Elaborar o calendário e a pauta das reuniões das Comissões. Proceder o controle e encaminhamento dos processos e indicações em tramitação nas Comissões, observando os prazos regimentais. Manter atualizados os registros dos trabalhos das Comissões, selecionando, classificando e arquivando a documentação. Prestar informações sobre o andamento dos processos e indicações em tramitação nas Comissões. Elaborar projetos de lei e emendas de iniciativa das Comissões, na forma das normas legais em vigor. Emitir parecer sobre assunto de sua especialidade. Desempenhar outras atividades correlatas.

Conteúdo programático parcial

Para o cargo de técnico administrativo

  • Língua portuguesa: 1. Compreensão e Interpretação de Texto As questões de compreensão e interpretação visam a averiguar a capacidade do candidato, quanto à (ao): 1.1 Apreensão do significado global dos textos. 1.2 Estabelecimento de relações intratextuais e intertextuais. 1.3 Reconhecimento das ideias principais e secundárias. 1.4 Dedução de ideias e pontos de vista implícitos nos textos. 1.5 Captação da linha argumentativa do autor. 1.6 Diferenciação entre fatos e opiniões. 1.7 Reconhecimento das diferentes “vozes” dentro de um texto. 1.8 Identificação do significado de palavras, expressões ou estruturas frasais em determinados contextos. 1.9 Análise dos textos do ponto de vista da unidade temática e estrutural. 1.10 Reconhecimento da natureza dominante de um texto quanto ao gênero (conto, artigo, carta etc.), ao tipo (dissertativo, descritivo, narrativo etc.), ao registro (formal, informal), à variedade (padrão, não-padrão) e à modalidade (oral, escrita). 2. Aspectos Gramaticais e Ortográficos As questões sobre fatos da língua visam a aferir a capacidade do candidato de: 2.1.Reflexão e análise sobre o funcionamento linguístico. 2.2.Estabelecer relações entre os fenômenos gramaticais de diferentes tipos. 2.3.Reconhecimento da função desempenhada por diferentes recursos gramaticais no texto, nos níveis fonológico, morfológico, sintático, semântico e textual/discursivo. 2.4.Adequação de usos linguísticos ao contexto. 2.5.Domínio da variedade padrão escrita.
  • Raciocínio matemático: 1. Resolução de problemas envolvendo números reais, conjuntos, contagem e porcentagem. Sistemas, equações, regra de três simples e sequências. Área, volume e capacidade. Leitura e interpretação de dados representados em tabelas e gráficos.
  • Legislação específica: 1. Lei Orgânica de Curitiba. 2. Noções de Direito Administrativo: Lei nº 8.666/93 e Lei 10.520/2002; Lei nº 9.784/1999 e Lei nº 8.429/92. 3. Noções de Direito Constitucional: Direitos e deveres fundamentais; Organização do Estado e dos Poderes; Princípios da Administração Pública (direta e indireta): legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência e servidor público (artigos 37 a 41, Capitulo VII). 4. Regimento Interno Câmara (Resolução nº 8 de 03 de dezembro de 2012).

Concurso da Câmara de Curitiba: dica de estudo

Acompanhamento

A equipe JC Concursos disponibiliza o resumo do concurso da Câmara de Curitiba nesta página, com as principais informações do processo de seleção. Mais informações sobre conteúdo programático completo estão disponíveis abaixo, no edital anexado.


Cronograma

Abertura das inscrições19/11/2019
Encerramento das inscrições19/12/2019
Prova02/02/2020

Notícias do concurso Câmara Curitiba (PR) 2019

Edital e Anexos

Abertura (07/11/2019) Edital
Abertura (07/11/2019) Conteúdo programático

Provas Câmara Curitiba

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Provas NC-UFPR - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná

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