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Concurso Câmara de Diadema (SP) 2023

Orgão: Câmara de Diadema
Nº vagas:53
Taxa de inscrição: De R$ 68,90 Até R$ 121,90
Cargos: Economista, Jornalista, Ouvidor
Áreas de Atuação: Administrativa
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 1894,38 Até R$ 8908,27
Organizadora: Zambini
Estados com Vagas: SP
Cidades: Diadema - SP

Agenda

Abertura das inscrições26/04/2023
Encerramento das inscrições25/05/2023
Prova25/06/2023
Divulgação do Gabarito26/06/2023

+Sobre o concurso


Samuel Peressin

Samuel Peressin

samuel@jcconcursos.com.br

Publicado em 20/04/2023, às 10h21 - Atualizado em 27/06/2023, às 18h00


O mais recente concurso da Câmara de Diadema, na Grande São Paulo, preencherá 53 vagas com salários entre R$ 1.894,38 e R$ 8.908,27. O processo seletivo é organizado pelo Instituto Zambini. 

Resumo do edital

Saiba como é a distribuição das vagas

As opções de nível médio são para assistente legislativo I (14 postos), assistente legislativo II (26), técnico em informática (1) e técnico de produção de áudio e vídeo (1) — as duas últimas carreiras também exigem formação técnica.

Curso superior é requisito para agente de contratações públicas (1), economista (1), jornalista (3), programador (1), analista — administração e planejamento (1), analista — gestão de pessoas (1), analista — relações públicas e cerimonial (1), contador (1), controlador (1), ouvidor (1) e procurador (1).

Atribuições de alguns cargos

  • Agente de contratações públicas — 1. executar controle de prazos, follow up e manter livros de registro de licitações; 2. publicação de extratos de contratos e editais; 3. redigir e digitar ofícios, memorandos e demais documentos pertinentes à área de atuação; 4. controle de processos administrativos de compras; 5. acompanhamento de prazos de entrega; 6. execução de compras através de pequeno caixa; 7. participar da Comissão Permanente de Licitações e Equipe de Apoio do Pregão; 8. atualização de endereços de correspondência e números de telefones e e-mails dos fornecedores cadastrados; 9. preparar quadro comparativo de preços; 10. desenvolvimento da carteira de fornecedores; 11. redação e digitação de editais; 12. redação e digitação de atas de licitação; 13. montagem, numeração e acompanhamento de processos de licitações; 14. controle e cobrança de devolução de contratos e demais documentos pertinentes; 15. acompanhamento e condução de visita técnica; 16. acompanhar o trâmite da licitação, zelando pelo seu fluxo satisfatório desde a fase preparatória; 17. dar impulso ao procedimento licitatório, em ambas as suas fases e em observância ao princípio da celeridade; 18. realizar o recebimento das propostas nas licitações de modalidade presencial; 19. atuar como pregoeiro nas licitações de modalidade pregão presencial e eletrônico; 20. preparar relatórios anuais para o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo; 21. preparar defesa para recursos administrativos emitidos contra os atos do certame licitatório e encaminhá-la à Procuradoria para que se manifeste; 22. redigir e digitar atos de homologação, revogação e anulação de licitação; 23. atender a outros serviços da Câmara que forem determinados pelos superiores hierárquicos; 24. zelar pelo bom estado de conservação e de funcionamento dos materiais e equipamentos existentes no Setor; 25. executar outras atividades afins à sua Unidade Funcional a partir das necessidades e demandas da área e em conformidade com as orientações dadas pela sua chefia imediata.

  • Economista — 1. analisar o ambiente econômico, elaborar e executar projetos de pesquisa econômica, de mercado e de viabilidade econômica; 2. auxiliar a Comissão de Finanças, em suas atribuições, expedindo pareceres técnicos em sua área de atuação; 3. prestar assistência aos vereadores em suas áreas de competência; 4. trabalhar em conjunto com as áreas financeiras e de controle interno da Câmara na elaboração de peças orçamentárias; 5. gerir a programação econômico-financeira; 6. atuar nas comissões para análise de PPA; 7. assessorar os setores internos da Câmara no que diz respeito ao cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal; 8. participar de reuniões com a Prefeitura Municipal de Diadema sobre o orçamento anual da Câmara e emitir análises e pareceres sobre suas peças; 9. dar suporte técnico aos setores internos da Câmara, a questões de sua área de competência; 10. assistir diretamente ao Presidente da Câmara, à Mesa e aos vereadores em todas as questões relacionadas à área econômica da Câmara; 11. assessorar os vereadores da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento para elaborar pareceres de acordo com a decisão dos seus membros; 12. elaborar parecer em separado quando solicitado por qualquer dos membros da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento; 13. emitir parecer sobre questões de natureza econômica ou financeira que envolva o interesse e impliquem em responsabilidade da Câmara; 14. prestar informações e manifestar-se em processos que tenham por objeto matéria econômica; 15. emitir parecer em todos os processos legislativos de Projeto de Lei, Decretos Legislativos e Resoluções que envolvam matéria econômica, que devam ser submetidos à apreciação plenária; 16. atender às consultas formuladas pelo Presidente da Câmara Municipal e da Mesa; 17. examinar, mensalmente, os balancetes, relatórios de execução orçamentária, relatórios de gastos com saúde, educação, pessoal e prestações de contas enviadas pela administração direta e indireta do Município; 18. colaborar na elaboração de Projetos de Lei relacionados com as áreas tributária, econômica e financeira, de um modo geral; 19. assessorar a Presidência e os demais setores da Câmara, nos programas a serem apresentados para estudos e discussões, em sua área de competência; 20. atender a outros serviços da Câmara que forem determinados pelos superiores hierárquicos; 21. zelar pelo bom estado de conservação e de funcionamento dos materiais e equipamentos existentes no Setor; 22. executar outras atividades afins à sua Unidade Funcional, a partir das necessidades e demandas da área e em conformidade com as orientações dadas pela sua chefia imediata.

  • Jornalista — 1. analisar o ambiente econômico, elaborar e executar projetos de pesquisa econômica, de mercado e de viabilidade econômica; 2. auxiliar a Comissão de Finanças, em suas atribuições, expedindo pareceres técnicos em sua área de atuação; 3. prestar assistência aos vereadores em suas áreas de competência; 4. trabalhar em conjunto com as áreas financeiras e de controle interno da Câmara na elaboração de peças orçamentárias; 5. gerir a programação econômico-financeira; 6. atuar nas comissões para análise de PPA; 7. assessorar os setores internos da Câmara no que diz respeito ao cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal; 8. participar de reuniões com a Prefeitura Municipal de Diadema sobre o orçamento anual da Câmara e emitir análises e pareceres sobre suas peças; 9. dar suporte técnico aos setores internos da Câmara, a questões de sua área de competência; 10. assistir diretamente ao Presidente da Câmara, à Mesa e aos vereadores em todas as questões relacionadas à área econômica da Câmara; 11. assessorar os vereadores da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento para elaborar pareceres de acordo com a decisão dos seus membros; 12. elaborar parecer em separado quando solicitado por qualquer dos membros da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento; 13. emitir parecer sobre questões de natureza econômica ou financeira que envolva o interesse e impliquem em responsabilidade da Câmara; 14. prestar informações e manifestar-se em processos que tenham por objeto matéria econômica; 15. emitir parecer em todos os processos legislativos de Projeto de Lei, Decretos Legislativos e Resoluções que envolvam matéria econômica, que devam ser submetidos à apreciação plenária; 16. atender às consultas formuladas pelo Presidente da Câmara Municipal e da Mesa; 17. examinar, mensalmente, os balancetes, relatórios de execução orçamentária, relatórios de gastos com saúde, educação, pessoal e prestações de contas enviadas pela administração direta e indireta do Município; 18. colaborar na elaboração de Projetos de Lei relacionados com as áreas tributária, econômica e financeira, de um modo geral; 19. assessorar a Presidência e os demais setores da Câmara, nos programas a serem apresentados para estudos e discussões, em sua área de competência; 20. atender a outros serviços da Câmara que forem determinados pelos superiores hierárquicos; 21. zelar pelo bom estado de conservação e de funcionamento dos materiais e equipamentos existentes no Setor; 22. executar outras atividades afins à sua Unidade Funcional, a partir das necessidades e demandas da área e em conformidade com as orientações dadas pela sua chefia imediata. informações sobre as atividades da Câmara, redigindo notas, artigos, resumos e textos em geral, digitando e revisando originais, editando e revendo provas, encaminhando as matérias para publicação em órgãos de circulação externa ou interna; 6. realizar editoração e revisão de originais e provas de matéria a ser impressa, lendo e corrigindo erros gramaticais e tipográficos, para assegurar a correção dos textos publicados sob responsabilidade da Câmara; 7. coordenar e executar o acompanhamento do noticiário nacional e internacional de interesse da Câmara, lendo, ouvindo, vendo, analisando, selecionando e classificando textos, gravações, ilustrações, fotos e filmes, para distribuição; 8. acompanhar as programações da Câmara, providenciando gravação e posterior transcrição de palestras, debates e depoimentos, supervisionando a realização de fotografias e filmagens, recolhendo informações para documentação ou publicação de notícias sobre os eventos; 9. assistir o Presidente da Câmara e vereadores em suas funções de representação, orientandoos sobre normas protocolares, visitando ou recepcionando convidados, mantendo relação atualizada de autoridades federais, estaduais e municipais, organizando solenidades e eventos diversos; 10. colaborar no planejamento de campanhas de interessa da Câmara Municipal, utilizando meios de comunicação de massa e outros veículos de publicidade e difusão, para divulgar mensagens; 11. organizar, juntamente com profissionais afins, eventos relacionados às atividades legislativas; 12. colaborar na coordenação das atividades de operação de equipamentos de áudio e vídeo; 13. encaminhar ao setor responsável todos os arquivos, recortes e demais materiais jornalísticos que julgar necessário de guarda; 14. opinar sobre conteúdos, bem como responder por conteúdos, criação, produção, direção e edição de programas veiculados pela TV e pelo Rádio; 15. controlar atividades de documentação de eventos, fotografando reuniões, festas, solenidades, inaugurações, congressos e outros acontecimentos, imprimindo e ampliando fotografias, criando efeitos gráficos em imagens, iluminando, enquadrando e compondo cenários, fornecendo material fotográfico para publicações, organizando arquivo e mantendo equipamentos fotográficos; 16. atender a Mesa Diretora durante a realização das reuniões plenárias (ordinárias, extraordinárias, solenes e outras), quanto ao desenvolvimento de seus trabalhos; 17. executar serviços técnicos usando os meios compatíveis com a natureza de cada um para cumprir atribuições funcionais e dispositivos regulamentares; 18. redigir relatórios e outros tipos de informação, registrando as atividades de seu setor de trabalho; 19. redigir documentos técnicos, documentos legais e correspondências relativos a sua área de atuação; 20. elaborar documentos, informes técnicos e relatórios, realizando pesquisas, entrevistas, fazendo observações e sugerindo medidas para implantação, desenvolvimento e aperfeiçoamento de atividades em sua área de atuação; 21. participar das atividades administrativas de controle e de apoio referentes a sua área de atuação; 22. participar de grupos de trabalho e reuniões com unidades da Câmara e outras entidades públicas e particulares, realizando estudos, emitindo pareceres ou fazendo exposições sobre situações e problemas identificados, opinando, oferecendo sugestões, revisando e discutindo trabalhos técnicos, para fins de formulação de diretrizes, planos e programas de trabalho afetos à Câmara; 23. prover suporte técnico às Comissões, Mesa Diretora, Presidência e vereadores em assuntos relacionados a sua atividade; 24. zelar pelo bom estado de conservação e de funcionamento dos materiais e equipamentos existentes no setor; 25. executar outras atividades afins à sua Unidade Funcional, a partir das necessidades e demandas da área e em conformidade com as orientações dadas pela sua chefia imediata.

Concurso da Câmara de Diadema: o que vai cair nas provas?

Confira abaixo alguns dos temas que serão cobrados nas avaliações:

  • Língua portuguesa — FONÉTICA: Fonemas; Sílaba – Tonicidade; Ortoépia – Prosódia; Ortografia; Acentuação Gráfica; Notações Léxicas; Abreviaturas, Siglas e Símbolos; MORFOLOGIA: Estrutura das Palavras; Formação das Palavras; Sufixos; Prefixos; Radicais Gregos; Radicais Latinos; Origem das Palavras da Língua Portuguesa; Classificação e Flexão das Palavras; Substantivo; Artigo; Adjetivo; Numeral; Pronome; Verbo; Advérbio; Preposição; Conjunção; Interjeição; Conectivos; Formas Variantes; Análise Morfológica; SEMÂNTICA: Significação das Palavras. SINTAXE: Análise Sintática; Termos Essenciais da Oração; Termos integrantes da Oração; Termos acessórios da Oração; Período Composto; Orações Coordenadas Independentes; Orações Principais e Subordinadas; Orações Subordinadas (Substantivas, Adjetivas e Adverbiais); Orações Reduzidas; Sinais de Pontuação; Sintaxe de Concordância e Regência; Regência Nominal e Verbal; Sintaxe de Colocação; Emprego de Classes de Palavras; Emprego de Modos e Tempos, Infinitivo; Verbo Haver. ESTILÍSTICA: Figuras de Linguagem; Língua e Arte Literária. Interpretação de Texto. Referências bibliográficas: BECHARA, E. Gramática escolar da língua portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010. Cegalla, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa - Novo Acordo Ortográfico. Companhia Editora Nacional. São Paulo: Editora Saraiva, 2013. Mesquita, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Saraiva, 2013.

  • Matemática e raciocínio lógico — Estruturas lógicas, lógicas de argumentação, diagramas lógicos: entendimento de estruturas lógicas das relações arbitrárias entre pessoas, lugares, coisas, eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Interpretar criticamente situações econômicas, sociais e fatos relativos às Ciências da Natureza que envolvam a variação de grandezas, pela análise dos gráficos das funções representadas e das taxas de variação, com ou sem apoio de tecnologias digitais. Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas. Interpretar e compreender textos científicos ou divulgados pelas mídias, que empregam unidades de medida de diferentes grandezas e as conversões possíveis entre elas, adotadas ou não pelo Sistema Internacional (SI), como as de armazenamento e velocidade de transferência de dados, ligadas aos avanços tecnologicos. Interpretar taxas e índices de natureza socioeconômica (índice de desenvolvimento humano, taxas de inflação, entre outros), investigando os processos de cálculo desses números, para analisar criticamente a realidade e produzir argumentos. Utilizar as noções de transformações isométricas (translação, reflexão, rotação e composições destas) e transformações homotéticas para construir figuras e analisar elementos da natureza e diferentes produções humanas (fractais, construções civis, obras de arte, entre outras). Identificar situações da vida cotidiana nas quais seja necessário fazer escolhas levando-se em conta os riscos probabilísticos. Problemas de Equações e Inequações do 1. Grau. Referências bibliográficas: ALENCAR FILHO, Edgar de. Iniciação à lógica matemática. São Paulo: Nobel, 2004. BARONETT, Stan. Lógica: uma introdução voltada para as ciências. Porto Alegre: Bookman, 2009. HEGENBERG, Leônidas. Dicionário de Lógica. São Paulo: EPU, 1995. OLIVEIRA, Augusto J. Franco de. Lógica e aritmética. Brasília: Editora UnB, [199-?]. SÉRATES, Jonofon. Raciocínio lógico. 5. ed. Brasília: Olímpica, 1997. Degenszajn David. Iezzi, Gelson. Dolce, Osvaldo. Périgo, Roberto. CONECTE MATEMÁTICA – VOLUME único – ENSINO Médio – SARAIVA 2018. Dante, Luis Roberto: Projeto Voaz – Matemática Ensino Médio - ÁTICA.

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Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso da Câmara de Diadema nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos no edital abaixo, disponível entre os anexos.

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