O concurso Ciruspar-Samu (Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná) preencherá 56 vagas, além de formar cadastro reserva.
Para concorrer como auxiliar de serviços gerais (6 postos) basta possuir nível fundamental.
Há oportunidades com exigência de ensino médio/técnico para auxiliar administrativo (CR), condutor socorrista (12), rádio operador (2), técncio auxiliar de regulação médica (8), técnico de enfermagem socorrista (9) e técnico em segurança do trabalho (1).
Os cargos de nível fundamental são os de enfermeiro (4), psicólogo (1), médico intervencionista/regualdor - 12 horas (5) e médio intervencionista/regulador - 24 horas (8).
Atribuições de alguns cargos
- Auxiliar de serviços gerais - Compreende os cargos que se destinam a executar serviços rotineiros de limpeza em geral, nos escritórios, limpeza do expurgo ou outros locais, espanando, varrendo, lavando ou encerando as dependências, móveis, utensílios e instalações das Bases descentralizadas, do Consórcio Público, bem como os prédios de uso de sua administração, além de manter as condições de higiene e conservação, a executar serviços administrativos simples, bem como auxiliar no preparo de refeições. Demais atribuições contidas no Regimento Interno do Ciruspar.
- Técnico em segurança do trabalho - Executar atividades técnicas e administrativas compatíveis ao cargo; Executar programas de prevenção de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho nos ambientes de trabalho, com a participação dos trabalhadores, acompanhando e avaliando seus resultados; controle de fornecimento de uniforme e EPI'S; Auxiliar na fiscalização do uso correto dos uniformes e de EPIs. Preenchimento e acompanhamento de CAT's; Controle e acompanhamento de exames periódicos e de retorno ao trabalho, e de documentações relativas à saúde ocupacional. Demais atribuições contidas no Regimento Interno do Ciruspar.
- Técnico auxiliar de regulação médica - Atender solicitações telefônicas da população na área de atendimento a chamadas de urgência/emergência 192 conforme etapas descritas no Manual de Rotinas do serviço, encaminhando os telefonemas para as pessoas adequadas, de acordo com o caso; ouvir atentamente o usuário procurando acalmá-lo, anotar informações colhidas do solicitante, segundo questionário próprio (Preencher os campos no software específico do Samu, coletando os dados necessários como nome, idade, endereço, ponto de referência, número de vítimas, entre outros); prestar informações gerais ao solicitante/usuário; passar o telefonema para o Médico Regulador informando-o sobre o tipo de agravo; estabelecer contato radiofônico/telefônico com ambulância se/ou veículos de atendimento pré-hospitalar quando solicitado pelo médico regulador ou coordenação; ter familiaridade nos termos técnicos, sendo capaz de transcrevê-los quando passados via telefone por serviços de saúde; estabelecer contato com hospitais e serviços de saúde de referência a fim de colher dados e trocar informações; anotar dados e preencher planilhas e formulários específicos do serviço; obedecer aos protocolos de serviço; atender as determinações do médico regulador; atender normas legais e vigentes e normas internas do serviço; elaborar documentos e relatórios referentes ao serviço mediante solicitação da chefia e/ou de acordo com os serviços que competem ao cargo; cumprir a determinação de que a regulação é uma atividade médica e por tanto, fica terminantemente proibido o TARM exercer a atividade de regulação. Conhecer a malha viária e as principais vias de acesso de todo o território abrangido pelo serviço de atendimento Pré-Hospitalar Móvel. Conhecer a estrutura de saúde local. Conhecer a localização de todos os estabelecimentos de saúde integrados ao sistema assistencial local. Participar obrigatoriamente e ser aprovado nos cursos de treinamento e aperfeiçoamento (re-certificação periódica). Auxiliar em pequenas atividades administrativas, colaborar com a limpeza do local de trabalho de cadeiras, bancadas e lixeiras, bem como louças e dormitórios. Demais atribuições contidas no Regimento Interno do Ciruspar.
Como se preparar para a prova
Confira abaixo o conteúdo programático para auxiliar de serviços gerais:
- Língua portuguesa - Compreensão e interpretação de textos; tipos e gêneros textuais; Acentuação gráfica, ortografia; Conjugação de verbos usuais; Regência; Concordância Verbal e Nominal; Antônimos e Sinônimos; Classes de Palavras variáveis e invariáveis e suas funções no texto; Estrutura e Processos de Formação de Palavras, Significação das Palavras; Divisão silábica: identificação do número de sílabas; Fonética e Fonologia.
- Conhecimentos gerais - Estatuto do Ciruspar, Regimento Interno do Ciruspar, Municípios consorciados do Ciruspar e Bases Descentralizadas do Samu Sudoeste do Paraná.
- Conhecimentos específicos - Atividades específicas teóricas inerentes ao cargo. Apresentação pessoal, postura e ética profissional. Guarda e conservação de alimentos. Coleta, separação e destinação de materiais recicláveis e lixo Orgânico. Noções de limpeza, manipulação de alimentos, segurança e procedimentos de higienização no ambiente de trabalho. Noções Básicas sobre EPI (Equipamentos de Proteção Individual). Noções sobre segurança no transporte de móveis e outros materiais.