Redação Publicado em 27/02/2020, às 13h30 - Atualizado em 29/11/2021, às 10h39
O concurso CRA BA (Conselho Regional de Administração da Bahia) preencherá 39 vagas, sendo sete imediatas e 32 para formação de cadastro reserva (CR). As oportunidades são para trabalhar em Salvador.
O edital reúne oportunidades para administrador (4 postos + 18 CR e remuneração de R$ 4.476,01), administrador fiscal (2 + 9 CR - R$ 4.476,01) e tecnólogo em RH (1 + 5 CR - R$ 3.044,90), todas com exigência de curso superior.
Atribuições dos cargos
Administrador - Realizar atividades de nível superior que envolva matérias de natureza administrativa, conforme Lei 4.769/65, nos diversos setores do CRA-BA, como: registro, atendimento, financeiro, cobrança e dívida ativa, administrativo, licitação e contratos, recursos humanos, apoio à fiscalização, administração de eventos, patrimônio, entre outros, conforme as necessidades da Autarquia; executar atividades de instrução e análise de processos administrativos, com emissão de pareceres; elaborar e executar planos e projetos voltados para sua área de atuação; examinar e elaborar fluxogramas, planilhas, relatórios e gráficos de informações; planejar e realizar atividades de treinamento de pessoal e de desenvolvimento organizacional; atuar na execução de atividades de pesquisa, estudo, análise, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos da Administração; participar, em conjunto com a Diretoria no CRA-BA, do planejamento global da Entidade; analisar os resultados de implantação de novos métodos de administração, efetuando comparações entre as metas programadas e os resultados atingidos, para corrigir distorções, avaliar desempenho e apresentar soluções; coordenar e orientar equipes; representar o CRA-BA em atividades externas, quando designado, ministrando palestras institucionais e sobre a profissão; e outras atividades dispostas em normas administrativas internas do CRA-BA.
Administrador fiscal - Orientar as pessoas físicas e jurídicas, registradas ou não, sobre o exercício das atividades de Administração, previstas na Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965; fiscalizar, na área de jurisdição do Conselho Regional, os profissionais registrados, os não registrados e os leigos; fiscalizar os Órgãos Públicos da Administração Direta, as entidades da Administração Pública Indireta, as pessoas jurídicas de direito privado registradas e não registradas; proceder à lavratura do auto de infração, quando constatar infringência à legislação profissional do Administrador, e emitir relatório quando de outras ilici tudes para encaminhamento às autoridades competentes; apresentar relatório mensal das atividades desenvolvidas, bem como ao término de qualquer etapa de fiscalização, quando solicitado; promover ações de orientação e fiscalização em editais, licitações, concursos públicos e anúncio de empregos nas áreas da Administração; executar atividades de instrução e análise de processos administrativos, com emissão de parecer; elaborar e executar planos e projetos voltados para sua área de atuação; examinar e elaborar planilhas, relatórios e gráficos de informações; representar o CRA-BA em atividades externas, quando designado, ministrando palestras institucionais e sobre a profissão; coordenar e orientar equipes; e outras atividades dispostas em normas administrativas internas do CRA-BA.
Tecnólogo em RH - Planejar e coordenar processos e projetos na área de gestão de pessoas; planejar e gerenciar sistemas ligados a: recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento organizacional, rotinas de pessoal e benefícios; atuar na construção e garantia de aplicação do plano de cargos e salários do CRA-BA; promover ações de desenvolvimento do comportamento individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacionais (cultura, estrutura e tecnologias); atuar na melhoria do clima organizacional e nas ações de comunicação interna; planejar e executar programas de qualidade de vida no trabalho; avaliar e emitir pareceres técnicos e instruções processuais de acordo com a legislação trabalhista, previdenciária e as normas e regulamentos internos; planejar e controlar as rotinas de admissão, rescisão, benefícios, folha de pagamento, controle de ponto; atuar no planejamento e execução do programa de Avaliação de Desempenho; promover ações de integração para novos empregados; planejar e controlar os Programas de PCMSO E PPRA; executar atividades de instrução e análise de processos administrativos, com emissão de parecer; elaborar, aplicar e acompanhar Programa de Treinamento do CRA-BA; organizar e arquivar, com o devido sigilo, a documentação gerada pelo setor de gestão de pessoas; atuar no processo seletivo de novos estagiários e coordenar o programa de Estágio do CRA-BA; colaborar nas negociações e formulação da proposta do Acordo Coletivo do trabalho; examinar e elaborar fluxogramas, planilhas, relatórios e gráficos de informações; e outras atividades dispostas em normas administrativas internas do CRA-BA.
Conteúdo programático
Língua portuguesa - 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.
Informática - 1 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: tipos de computadores, conceitos de hardware e de software, instalação de periféricos. 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Microsoft Office, versões 2010, 2013 e 365). 3 Noções de sistema operacional (ambiente Windows, versões 7, 8 e 10). 4 Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 5 Programas de navegação: Mozilla Firefox e Google Chrome. 6 Programa de correio eletrônico. 7 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 8 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 9 Segurança da informação: procedimentos de segurança. 10 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 11 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware etc.). 12 Procedimentos de backup.
Raciocínio lógico e matemático - 1 Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). 2 Princípios de contagem e probabilidade. 3 Arranjos e permutações. 4 Combinações. 5 Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos. 6 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas). 7 Equações e inequações. 8 Sistemas de medidas. 9 Volumes. 10 Compreensão de estruturas lógicas. 11 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 12 Diagramas lógicos.
Legislação e ética na administração pública - 1 Ética e função pública. 2 Ética no setor público. 3 Lei nº 8.429/1992 e suas alterações. 4 Lei nº 9.784/1999 e suas alterações (Processo administrativo). 5 Acesso à Informação: Lei nº 12.527/2011; Decreto nº 7.724/2012.
Direito administrativo - 1 Estado, governo e administração pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. 2 Organização administrativa do Estado. 3 Administração direta e indireta. 4 Agentes públicos: espécies e classificação, poderes, deveres e prerrogativas, cargo, emprego e função públicos. 5 Poderes administrativos. 6 Atos administrativos: conceitos, requisitos, atributos, classificação, espécies e invalidação. 7 Controle e responsabilização da administração: controle administrativo, controle judicial, controle legislativo, responsabilidade civil do Estado.
Legislação específica (administrador e tecnólogo em recursos humanos) - 1 Lei Federal nº 4.769/1965 (dispõe sobre o exercício da profissão de Técnico de Administração, e dá outras providências). 2 Decreto nº 61.934/1967 (dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de Técnico de Administração). 3 Lei Federal nº. 6.839/1980 (dispõe sobre o registro de empresas nas entidades fiscalizadoras do exercício de profissões). 4 Lei Federal nº 7.321/1985 (altera a Denominação do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Técnicos de Administração). 5 Lei nº 8.429/1992 e suas alterações. 6 Lei nº 9.784/1999 e suas alterações (Processo administrativo). 7 Acesso à Informação: Lei nº 12.527/2011; Decreto nº 7.724/2012. 8 Resolução Normativa CFA nº 399/2010 (Regimento Interno do CRA-BA). 9 Resolução Normativa CFA nº 537/2018 (Código de Ética dos Profissionais de Administração). As resoluções do CRA-BA e CFA estão disponíveis para consulta nos respectivos sites http://www.craba. org.br e http://www.cfa.org.br.
Legislação específica (administrador fiscal) - 1 Lei Federal nº 4.769/1965 (dispõe sobre o exercício da profissão de Técnico de Administração, e dá outras providências). 2 Decreto nº 61.934/1967 (dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de Técnico de Administração). 3 Lei Federal nº. 6.839/1980 (dispõe sobre o registro de empresas nas entidades fiscalizadoras do exercício de profissões). 4 Lei Federal nº 7.321/1985 (altera a Denominação do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Técnicos de Administração). 5 Lei nº 8.429/1992 e suas alterações. 6 Lei nº 9.784/1999 e suas alterações (Processo administrativo). 7 Acesso à Informação: Lei nº 12.527/2011; Decreto nº 7.724/2012. 8 Resolução Normativa CFA nº 399/2010 (Regimento Interno do CRA-BA). 9 Resolução Normativa CFA nº 537/2018 (Código de Ética dos Profissionais de Administração). 10 Lei nº 8.666/1993, arts. 27 a 30 (institui normas para licitações e contratos da Administração Pública). 11 Resolução Normativa do CFA nº 446/2014 (Regulamento de Fiscalização do Sistema CFA/CRAs). 12 Resolução Normativa do CFA nº 464/2015 (Acervos Técnicos de pessoas físicas e pessoas jurídicas registradas nos CRAs). 13 Resolução Normativa do CFA nº 462/2015 (Regulamento de Registro Profissional de pessoas físicas e de Registro de pessoas jurídicas). 14 Resolução Normativa do CFA nº 519/2017 (Manual de Responsabilidade Técnica do profissional de Administração). As resoluções do CRA-BA e CFA estão disponíveis para consulta nos respectivos sites http://www.cra-ba.org.br e http://www.cfa.org.br.
Conhecimentos específicos (administrador e administrador fiscal) - Administração geral e Pública: 1 A evolução da Administração Pública e a reforma do Estado. 1.1 Do modelo racional‐legal ao paradigma pós‐burocrático. 1.2 Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada. 1.3 Excelência na gestão dos serviços públicos. 1.4 Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público. 2 Gestão de pessoas no setor público. 2.1 Sistemas modernos e tendências em gestão de pessoas. 2.1.1 Novos conceitos. 2.1.2 Ferramentas de gestão e estilos de liderança. 2.1.3 A negociação no contexto organizacional. 2.1.4 Gerenciamento da diversidade nas organizações. 2.1.5 Comunicação organizacional. 2.2 Planejamento estratégico institucional e gestão de pessoas. 2.3 Competência interpessoal. 2.4 Gerenciamento de conflitos. 2.5 Gestão de clima e cultura organizacional. 2.6 Liderança, motivação, satisfação e comprometimento com o trabalho. 3 Educação corporativa. 3.1 Diferenças do treinamento e desenvolvimento tradicional. 3.2 Teorias de aprendizagem. 3.3 Projeto pedagógico institucional. 3.4 Identificação de necessidades organizacionais. 3.5 Planejamento, execução e avaliação de ações de educação corporativa. 3.6 Aprendizagem contínua. 3.7 Organizações de aprendizagem. 3.8 Desenvolvimento de pessoas como estratégia de gestão. 3.9 Educação à distância e ensino híbrido. 4 Coaching individual, de grupo e de equipe. 5 Gestão por competências. 6 Gestão de desempenho. 6.1 Avaliação individual e institucional. 7 Gestão do conhecimento. 8 Seleção de pessoas. 8.1 Planejamento, técnicas, avaliação e controle de resultados do processo seletivo. 9 Rotatividade de pessoal e absenteísmo. 10 Análise e descrição de cargos. 11 Captação e movimentação de pessoas. 12 Pesquisa e intervenção nas organizações: planejamento, instrumentos (escalas, questionários, entrevistas, grupos focais), procedimentos e análise. 13 Qualidade de vida no trabalho. 14 Gestão organizacional. 14.1 Planejamento estratégico: definições de estratégia, condições necessárias para se desenvolver a estratégia, questões‐chave em estratégia, metas estratégicas e resultados pretendidos. 15 Indicadores de desempenho. 16 Gestão de processos. 16.1 Conceitos da abordagem por processos. 16.2 Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. 16.3 Construção e mensuração de indicadores de processos. 17 Ferramentas de análise de cenário interno e externo. 18 Balanced scorecard. 19 Gestão de projetos. 19.1 Elaboração, análise e avaliação de projetos. 19.2 Principais características dos modelos de Gestão de Projetos. 19.3 Projetos e suas etapas. 19.4 Escritório de Projetos. 20 Gestão de risco. 21 Processo decisório. 21.1 Processo racional de solução de problemas. 21.2 Fatores que afetam a decisão. 21.3 Tipos de decisões. 22 Processo de mudança: mudança organizacional, forças internas e externas, o papel do agente e métodos de mudança. 23 Características das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização. 24 Lei nº 8.666/1993 e suas alterações.
Conhecimentos específicos (tecnólogo em RH) - 1 Gestão de pessoas na contemporaneidade: mudanças no mundo do trabalho desde o século XX, evolução dos modelos de gestão de pessoas, papéis do profissional de RH. 2 Planejamento de carreira: orientação profissional, consultoria interna, Coaching, Mentoring e Counseling. 3 Gestão de pessoas e da diversidade: conceitos, sujeitos, atributos da diversidade, políticas afirmativas nas organizações. 4 Gestão de pessoas no setor público: tendências e gestões atuais. 5 Qualidade de vida. 5.1 O significado do trabalho na ótica do trabalhador e da organização. 5.2 Saúde e qualidade de vida no trabalho. 5.3 Higiene e segurança no trabalho. 6 Comprometimento no trabalho. 6.1 Aspectos conceituais e tipologias do comprometimento. 6.2 Comprometimento, motivação e envolvimento no trabalho. 7 Comunicação interpessoal e organizacional: barreiras à comunicação, comunicação formal e informal na organização, comportamento grupal e intergrupal, processo de desenvolvimento de grupos. 8 Gestão de pessoas por competências. 8.1 Conceito e tipologia de competências. 8.2 Modelo integrado de gestão por competências. 8.3 Mapeamento, descrição e análise de perfis por competências. 9 Gestão e avaliação de desempenho. 10 Recrutamento e seleção. 10.1 Conceito e técnicas. 11 Aprendizagem organizacional. 11.1 Aprendizagem e gestão do conhecimento. 11.2 Processos do conhecimento e da aprendizagem organizacional e individual. 11.3 Aprendizagem e comunidades de prática. 12 Desenvolvimento organizacional: diagnóstico organizacional, o papel da alta administração, gestão da mudança e inovação organizacional. 13 Treinamento, desenvolvimento e educação corporativa. 13.1 Processo de ensino-aprendizagem, relação professor/aluno, bases da aprendizagem. 13.2 Educação de adultos, planejamento de ensino, objetivos, conteúdos, métodos e técnicas de ensino. 13.3 Novas tecnologias aplicadas à educação, plataformas de aprendizagem virtuais e avaliação educacional. 13.4 Metodologia de projetos de capacitação presenciais e a distância. 14 Sistemas e legislação de pessoal: Legislação trabalhista e previdenciária. Decreto-Lei nº 5.452/1943 e suas alterações. Lei nº 11.788/2008. Benefícios. Lei nº 13.467/2017. 15 Cultura e Clima organizacional. Avaliação de Desempenho. Planejamento Estratégico.
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Acompanhamento
A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso CRA BA nesta página, com as principais informações do processo seletivo. Mais detalhes podem ser conferidos no edital abaixo, disponível entre os anexos.
Edital e Anexos
Abertura
(27/02/2020)
Edital de abertura de inscrições (2020)
Presente no mercado desde 1997, o Instituto Quadrix organiza seleções em âmbito municipal, estadual e federal. Mantém escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Belo Horizonte.