| Orgão: | CRB-5 - Conselho Regional de Biblioteconomia da 5ª Região |
| Nº vagas: | 80 |
| Taxa de inscrição: |
De R$ 60,00
Até R$ 65,00 |
| Cargos: | Assistente,
Bibliotecário |
| Áreas de Atuação: | Administrativa |
| Escolaridade: | Ensino Médio,
Ensino Superior |
| Faixa de salário: | De R$ 1610,80 Até R$ 2550,00 |
| Organizadora: | Instituto Quadrix |
| Estados com Vagas: | BA |
| Cidades: | Salvador - BA |
| Abertura das inscrições | 01/10/2025 |
| Encerramento das inscrições | 05/11/2025 |
| Prova | 14/12/2025 |
Redação
Publicado em 01/10/2025, às 10h52 - Atualizado em 15/12/2025, às 18h00
O concurso do CRB-5 (Conselho Regional de Biblioteconomia da 5ª Região) oferece 80 vagas, das quais 2 imediatas e 78 para cadastro reserva. Há oportunidades para assistente administrativo (nível médio) e bibliotecário fiscal (nível superior), com salários de R$ 1.610,80 e R$ 2.550, respectivamente, acrescidos de vale-alimentação (R$ 733,77) e vale-transporte. Os empregos são para trabalhar em Salvador, onde fica a sede da instituição. Além da Bahia, o órgão possui jurisdição sobre o estado de Sergipe.
Nível médio:
Nível superior:
Assistente administrativo — Atender o público interno e externo; orientar visitantes e usuários do Conselho, encaminhá-los aos setores procurados. Atender, efetuar e completar ligações telefônicas; anotar as ocorrências diárias, locais e interurbanas; Verificar o funcionamento dos aparelhos e solicitar a manutenção dos mesmos; relacionar o número de telefone, endereço e localização de pessoas e entidades de interesse do CRB-5, mantendo atualizadas as informações; receber correspondências impressas e eletrônicas e encaminhar para os destinatários; transmitir e receber correspondências impressas e eletrônicas; transcrever e digitar atas de reuniões quando solicitado; Elaborar, emitir, transcrever, conferir e controlar documentos, contratos, atas e relatórios, de acordo com especificações e processos estabelecidos; redigir e enviar ofícios conforme solicitado; organizar e manter atualizado o cadastro e as informações contidas no sistema de gerenciamento de informações do CRB-5; atuar no suporte administrativo na realização de eventos realizados pelo Conselho; Classificar e controlar a prestação de contas referentes às viagens realizadas; Renegociar dívidas sob supervisão do financeiro; Realizar atividades de contas a receber, conferindo valores e garantindo que estejam conforme regras e normas definidas; Verificar documentação e conciliar as movimentações bancárias, assim como importação de arquivos através do sistema; Efetuar o controle do estoque e utilização dos materiais de escritório e apoio; Efetuar a montagem e acompanhamento de processos licitatórios; Efetuar compras locais de escritório e de limpeza; Auxiliar nas atividades administrativas do órgão; Controlar as despesas operacionais; Emitir notificações de dívida ativa; Montar os processos administrativos; Efetuar a manutenção e atualização do portal da transparência; Realizar trabalhos de reprografia; Realizar a publicação dos processos no diário oficial; Auxiliar na preparação do relatório de anual gestão para ser enviado ao TCU – Tribunal de Contas da União; Atender as solicitações de denúncias recebidas, fazer os procedimentos e encaminhá-las à Comissão de Fiscalização para averiguação e providências; Receber as solicitações de registro, cancelamento, transferências e demais solicitações dos profissionais, conferir a documentação, montar todo o processo via SEI e acompanhar junto ao plenário; Efetuar o cadastro profissional no sistema, preencher a Carteira Profissional e imprimir a cédula; Receber, protocolar e arquivar todos os tipos de documentos e materiais de sua área de atuação que devam ser armazenados conforme as especificações estabelecidas; Manter cadastro de informações em sistemas, alimentando dados, gerando relatórios, realizando conferências; Submeter-se a cursos de capacitação e qualificação quando designado; Reportar-se ao superior imediato quanto à não conformidades ocorridas durante o expediente; Participar de reuniões do Conselho quando for solicitado pela Diretoria; Contribuir na elaboração de planejamentos visando a melhoria e a racionalização nos procedimentos e métodos administrativos. E exercer as demais atribuições inerentes ao cargo.
Bibliotecário fiscal — Atender o público interno e externo; orientar visitantes e usuários do Conselho, encaminhá-los aos setores procurados. Atender, efetuar e completar ligações telefônicas; anotar as ocorrências diárias, locais e interurbanas; Verificar o funcionamento dos aparelhos e solicitar a manutenção dos mesmos; relacionar o número de telefone, endereço e localização de pessoas e entidades de interesse do CRB-5, mantendo atualizadas as informações; receber correspondências impressas e eletrônicas e encaminhar para os destinatários; transmitir e receber correspondências impressas e eletrônicas; transcrever e digitar atas de reuniões quando solicitado; Elaborar, emitir, transcrever, conferir e controlar documentos, contratos, atas e relatórios, de acordo com especificações e processos estabelecidos; redigir e enviar ofícios conforme solicitado; organizar e manter atualizado o cadastro e as informações contidas no sistema de gerenciamento de informações do CRB-5; atuar no suporte administrativo na realização de eventos realizados pelo Conselho; Classificar e controlar a prestação de contas referentes às viagens realizadas; Renegociar dívidas sob supervisão do financeiro; Realizar atividades de contas a receber, conferindo valores e garantindo que estejam conforme regras e normas definidas; Verificar documentação e conciliar as movimentações bancárias, assim como importação de arquivos através do sistema; Efetuar o controle do estoque e utilização dos materiais de escritório e apoio; Efetuar a montagem e acompanhamento de processos licitatórios; Efetuar compras locais de escritório e de limpeza; Auxiliar nas atividades administrativas do órgão; Controlar as despesas operacionais; Emitir notificações de dívida ativa; Montar os processos administrativos; Efetuar a manutenção e atualização do portal da transparência; Realizar trabalhos de reprografia; Realizar a publicação dos processos no diário oficial; Auxiliar na preparação do relatório de anual gestão para ser enviado ao TCU – Tribunal de Contas da União; Atender as solicitações de denúncias recebidas, fazer os procedimentos e encaminhá-las à Comissão de Fiscalização para averiguação e providências; Receber as solicitações de registro, cancelamento, transferências e demais solicitações dos profissionais, conferir a documentação, montar todo o processo via SEI e acompanhar junto ao plenário; Efetuar o cadastro profissional no sistema, preencher a Carteira Profissional e imprimir a cédula; Receber, protocolar e arquivar todos os tipos de documentos e materiais de sua área de atuação que devam ser armazenados conforme as especificações estabelecidas; Manter cadastro de informações em sistemas, alimentando dados, gerando relatórios, realizando conferências; Submeter-se a cursos de capacitação e qualificação quando designado; Reportar-se ao superior imediato quanto à não conformidades ocorridas durante o expediente; Participar de reuniões do Conselho quando for solicitado pela Diretoria; Contribuir na elaboração de planejamentos visando a melhoria e a racionalização nos procedimentos e métodos administrativos. E exercer as demais atribuições inerentes ao cargo.
Confira abaixo os temas de informática indicados no conteúdo programático:
LEIA TAMBÉM
1 Conceitos fundamentais de informática: 1.1 Tipos de computadores. 1.2 Conceitos de hardware e software. 1.3 Instalação de periféricos.
2 Aplicativos de escritório: 2.1 Edição de textos, planilhas e apresentações no ambiente Microsoft 365. 2.2 Noções básicas do Google Workspace (Gmail, Documentos, Planilhas). 2.3 Utilização de ferramentas de comunicação como Microsoft Teams e Google Meet.
3 Sistemas Operacionais: 3.1 Noções de sistema operacional (ambiente Windows 10 e Windows 11). 3.2 Noções básicas de sistemas operacionais móveis (Android e iOS).
4 Redes de Computadores: 4.1 Conceitos básicos de redes. 4.2 Ferramentas e aplicativos de Internet e intranet.
5 Navegadores e programas de navegação: 5.1 Mozilla Firefox, Google Chrome e Microsoft Edge.
6 Correio eletrônico: 6.1 Uso do programa MS Outlook e webmails.
7 Pesquisa na Internet: 7.1 Sítios de busca e pesquisa na Internet.
8 Organização e Gerenciamento de informações: 8.1 Gerenciamento de arquivos, pastas e programas. 8.2 Armazenamento em nuvem (OneDrive, Google Drive).
9 Segurança da informação: 9.1 Procedimentos de segurança. 9.2 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 9.3 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware).
10 Procedimentos de backup: 10.1 Noções de backup de dados e arquivos. 10.2 Backup em nuvem.
11 Noções de Transformação Digital: 11.1 Conceitos básicos de tecnologias emergentes (inteligência artificial, computação em nuvem).
A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso do CRB-5 nesta página, com as principais informações do certame. O conteúdo programático na íntegra pode ser conferido no edital nº 1/2025, disponível abaixo.
Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas
Samuel Peressin | Publicado em 01/10/2025, às 08h19 - Atualizado às 10h58
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