Orgão: | CRC RO - Conselho Regional de Contabilidade de Rondônia |
Nº vagas: | 3 |
Taxa de inscrição: |
De R$ 60,00
Até R$ 80,00 |
Cargos: | Assistente,
Contador |
Áreas de Atuação: | Administrativa |
Escolaridade: | Ensino Médio,
Ensino Superior |
Faixa de salário: | De R$ 2417,06 Até R$ 4525,65 |
Organizadora: | Ibade |
Estados com Vagas: | RO |
Abertura das inscrições | 16/05/2022 |
Encerramento das inscrições | 20/06/2022 |
Prova | 17/07/2022 |
Divulgação do Gabarito | 19/07/2022 |
Divulgação do Resultado | 23/09/2022 |
Redação
Publicado em 04/04/2022, às 12h47 - Atualizado em 24/09/2022, às 18h00
O mais recente concurso do CRC RO (Conselho Regional de Contabilidade de Rondônia) preencherá três vagas, além de formar cadastro reserva. O processo seletivo é organizado pelo Ibade (Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo).
O cargo de assistente administrativo oferece um posto para quem possui ensino médio. O salário é de R$ 2.417,06.
A carreira de contador, por sua vez, disponibiliza duas vagas para graduados em ciências contábeis. A remuneração é de R$ 4.525,65.
Os vencimentos informados já consideram o auxílio-alimentação mensal de R$ 512,50. Os contratados cumprirão jornada semanal de 40 horas.
LEIA TAMBÉM
Assistente administrativo - Executar, analisar e conferir as informações e os procedimentos de média complexidade; atender às solicitações dos diversos departamentos e das auditorias; operacionalizar os dados nos sistemas informatizados; participar de reuniões e fornecer o suporte necessário; elaborar atas, relatórios, certidões e estatísticas diversas; executar tarefas de acordo com os padrões e os procedimentos determinados pela chefia; desenvolver soluções em conjunto com a chefia; executar outras atividades inerentes ao cargo.
Contador - Auxiliar na elaboração e execução do projeto de trabalho estabelecido pela Vice-Presidência Administrativa; elaborar e Desenvolver a contabilidade do CRCRO segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade e os Princípios Fundamentais de Contabilidade, responsabilizando-se pelos registros contábeis e executando as obrigações assessorias exigidas pela administração pública; elaborar e acompanhar, mensalmente, através de relatórios de desembolsos, de receitas reais e prospectivas por meio de registros em fluxo de caixa e outros meios, apresentando, sempre que solicitado, à Presidência, Vice-presidência Administrativa e Diretoria-Executiva; Auxiliar, secretariar e assistir a Câmara de Controle Interno, inclusive quando de sua exposição na Sessão Plenária, preparando, anteriormente às reuniões, todo e qualquer material a ser apreciado; controlar inteiramente o orçamento e o patrimônio do CRC, apresentando relatórios; manter atualizado e dar contínua assistência ao sistema de contabilidade, fazendo as necessárias digitações, bem como suas cópias de segurança; promover o arquivamento dos documentos contábeis de forma que possibilite a sua fácil localização.; atender aos contabilistas ou visitantes do CRCRO no que concerne a prestar explicações sobre a contabilidade do Conselho; executar programas de auditoria interna de gestão, de sistemas de informação, de procedimentos e controle internos, recomendar medidas de correção, otimização e aprimoramento dos trabalhos; planejar, organizar e controlar as atividades de auditoria, acompanhando e avaliando as ações do corpo técnico/administrativo do CRCRO, zelando pelas políticas, leis, normas, regulamentos e diretrizes do CFC; coordenar os trabalhos de auditoria contábil, orçamentária, financeira, patrimonial, fiscal e orientar os coordenadores na emissão dos relatórios pertinentes; preparar relatórios periódicos e anuais da auditagem realizada, assinalando as eventuais falhas encontradas e certificando a real situação patrimonial, econômica, financeira e fiscal da instituição, para fornecer à Administração Superior os subsídios necessários à tomada de decisão; fiscalizar as atividades Contábil, Financeira, Orçamentária, Operacional e Patrimonial do CRCRO, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade; desenvolver trabalhos de regularização de profissionais e atualizações cadastrais, buscando novas informações, quando em diligencias; atender as solicitações de informações processuais requisitados pelas partes, pelas Divisões do Conselho e autoridades judiciais ou administrativas; apresentar ao Coordenador da Divisão e, consequentemente, ao da Câmara de Fiscalização, relatórios individuais do desenvolvimento, responsabilizando-se pelas atualizações dos cadastros informatizados, bem como, sobre a existência de procedimentos de cópias de todo o sistema; dar solução quando se tratar de denúncias de procedimentos de profissionais da contabilidade; desempenhar tarefas designadas pela Diretoria Executiva, pelas Vice-Presidências e pela Presidência do CRCRO no tocante às áreas de auditoria interna, fiscalização e contabilidade; estudar os impressos básicos, fichários e livros necessários, providenciando a sua aquisição; executar diligências na sede e no interior; elaborar relatórios de diligências e viagens realizadas; examinar e manter-se atualizado com as instruções, Leis, Resoluções, Ofícios e Circulares do CFC, em matéria relativa ao seu trabalho, solicitando interpretação da Consultoria Jurídica, quando se fizer necessário; preparar processos para julgamento; redigir e digitar ofícios relacionados com a Fiscalização; auxiliar o Plenário quando necessário; preparar demonstrativo de fiscalização mensalmente; promover a distribuição de processos a Conselheiros; apresentar mensalmente à Câmara de Controle Interno o itinerário, consumo e quilometragem dos veículos da fiscalização; estudar e providenciar a elaboração dos impressos a serem utilizados pelo Órgão; emitir notificações e auto de infrações; cadastrar as diligências e os processos no Sistema de Fiscalização e manter os dados atualizados; assessorar a Gerência do departamento de Fiscalização; assessorar as reuniões de Câmaras de Fiscalização e de Ética e Disciplina; participar da elaboração do Plano anual de Fiscalização; realizar diligências fiscais, no sentido de complementar as informações processuais de interesse do CRCRO; examinar, emitir parecer e manifestar, quando determinado e/ou solicitado, e no limite de sua competência; manter o gerente imediato informado sobre qualquer situação, assunto ou problema pertinente ao CRCRO; orientar os profissionais inscritos e as Organizações Contábeis cadastradas; sugerir o aperfeiçoamento de pessoal e serviços; participar em eventos delegados pela Presidência; prestar apoio operacional nos eventos de educação profissional continuada realizados pelo regional em feiras, exposições, congressos, convenções e similares; participar de reuniões no Conselho Federal de Contabilidade, quando convocado; elaborar relatórios, memorandos, ofícios e emitir parecer em assuntos de natureza fiscalizatórias; executar outras atribuições inerentes ao cargo e, outras atividades previstas no Art. 25 alínea A, B e C do Decreto lei 9.295/46, e suas alterações.
Confira abaixo as disciplinas para assistente administrativo:
Língua portuguesa - Texto: interpretação de texto (informativo, literário ou jornalístico). Ortografia: emprego das letras. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Sintaxe: reconhecimento dos termos da oração; reconhecimento das orações num período. Concordância verbal; concordância nominal; colocação de pronomes; ocorrência da crase; regência verbal; regência nominal. Processo de formação das palavras. Coesão. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Figuras de Linguagem.
Raciocínio lógico - Estruturas lógicas, lógicas de argumentação, diagramas lógicos, sequências. Estrutura lógica das relações arbitrárias entre pessoas, lugares, coisas, eventos fictícios; dedução de novas informações das relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Identificação de regularidades de uma sequência, numérica ou figural, de modo a indicar qual é o elemento de uma dada posição. Proposições e conectivos; Operações lógicas sobre proposições; Equivalência lógica e implicação lógica; Álgebra das proposições; Argumentos; Sentenças abertas; Operações lógicas sobre sentenças abertas; Quantificadores. Raciocínio quantitativo: conjuntos, subconjuntos e operações básicas de conjunto; Conjuntos de números e desigualdade; Expressões e equações algébricas; Sequências e séries; Estatística e probabilidades e Matemática Financeira.
Informática - Hardware e Software. Navegadores web (Google Chrome e Firefox). Conceitos de proteção e segurança. Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti-spyware etc.) Windows 8 e 10. MS-Word 2016: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. MS-Excel 2016: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: navegação internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas.
Conhecimentos específicos - Arquivo e sua documentação: organização de um arquivo; técnicas e métodos de arquivamento; modelos de arquivos e tipos de pastas; arquivamento de registros informatizados; elaboração de relatórios e registros. Protocolo. Noções de tipos de organização. Administração de materiais: material de consumo e material permanente; controle de estoque; operações de almoxarifado. Inventário; especificações e padronização de material de consumo e material permanente. Rotinas administrativas e de escritório. Cadastro e licitações. Rotinas das áreas administrativa e financeira. Organismos e autarquias públicas. Noções de Administração Pública. Noções sobre funcionamento dos bancos e cartórios. Uso de equipamentos de escritório. Qualidade no atendimento ao público interno e externo. Comunicação telefônica. Meios de Comunicação. Correspondência oficial. Formas de tratamento. Abreviações. Documentos. Manual de Redação da Presidência da República. e Conhecimentos básicos inerentes à área de atuação.
A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso do CRC RO nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático na íntegra pode ser conferido no edital abaixo, disponível entre os anexos.
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