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Concurso CRC SP 2025

Orgão: CRC SP - Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo
Nº vagas:365
Taxa de inscrição: De R$ 59,00 Até R$ 69,00
Cargos: Advogado, Analista, Assistente
Áreas de Atuação: Administrativa
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 4011,00 Até R$ 11683,00
Organizadora: Quadrix
Estados com Vagas: SP
Cidades: São Paulo - SP

Agenda

Abertura das inscrições14/04/2025
Encerramento das inscrições05/06/2025
Prova22/06/2025

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 24/02/2025, às 17h30 - Atualizado em 15/04/2025, às 18h00


O concurso do CRC SP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo) oferece 365 vagas, das quais 14 para contratação imediata e 351 para cadastro reserva. Estão em disputa cargos de níveis médio e superior de ensino, com salários entre R$ 4.011 e R$ 11.683, além de benefícios.

📄 Resumo do edital

Saiba como é a distribuição das vagas

Nível médio:

  • assistente administrativo (4 vagas imediatas + 61 para cadastro reserva).

Nível superior:

  • advogado (2 vagas imediatas + 43 para cadastro reserva);
  • analista administrativo (2 vagas imediatas + 43 para cadastro reserva);
  • analista contábil (25 vagas para cadastro reserva);
  • analista de desenvolvimento (25 vagas para cadastro reserva);
  • assistente web e multimídia (25 vagas para cadastro reserva);
  • auditor interno (1 vaga imediata + 34 para cadastro reserva);
  • fiscal (5 vagas imediatas + 70 para cadastro reserva);
  • jornalista (25 vagas para cadastro reserva).

Atribuições de alguns cargos

  • Assistente administrativo — Digita e confere cartas, documentos, relatórios, a partir de modelos definidos; Organiza e controla toda a documentação do setor, inclusive quanto a digitalização de documentos; Atende clientes (internos e externos) e fornecedores, encaminhando a solução de eventuais problemas ou solicitações aos órgãos internos, de acordo com sua natureza; Efetua registros e controles diversos em sistemas próprios ou contratados na administração, controle de prazos, agendamento de salas, convocações para reuniões; Atualiza informações nos sistemas, sites, redes sociais etc; Elabora propostas, orçamentos, ofícios, atestados, utilizando modelos existentes etc.; Atualiza projetos/processos em andamento; Participa da organização, acompanhamento e suporte nas visitas, treinamentos, palestras e eventos, de acordo com critérios especificados; Mantém organizados todos os materiais, equipamentos e formulários do setor, inclusive realizando o controle e a gestão de estoque de materiais e suprimentos de escritório do departamento; Efetua cálculos diversos, de pequena complexidade, utilizando planilhas eletrônicas, para emissão de relatórios diversos; Cria, acompanha e confere processos físicos e eletrônicos, de acordo com a área que estiver lotado; Secretaria e dá suporte em reuniões de Comitês, Comissões, Grupos de Trabalho e Câmaras.

  • Analista administrativo — Confere todas as informações e procedimentos realizados pelo departamento; Analisa o cumprimento de prazos e rotinas administrativas; Define parâmetros, quando necessário, para arquivo da documentação relativa ao departamento; Atende às solicitações dos diversos departamentos e das auditorias, na verificação de documentos que se encontram sob a guarda do seu departamento; Cria e propõem mecanismos para melhorar o atendimento ao público em geral; Opera processos no departamento cujaresponsabilidade é do cargo; Mantém atualizados os dados nos sistemas informatizados; Elabora atas, relatórios, ofícios, tabelas, certidões e estatísticas diversas; Analisa os resultados dos processos do departamento, identifica e propõem melhorias; Atende ao público, prestando informações por telefone ou pessoalmente; Analisa e executa tarefas relacionadas às Norma NBR ISO, Normas Regulamentadoras e demais legislações pertinentes a área que estiver lotado; Controla a vigência dos contratos de responsabilidade do seu departamento; Observa e controla prazos com vistas ao atendimento de metas específicas de seu departamento; Secretaria e dá suporte em reuniões de Comitês, Comissões, Grupos de Trabalho e Câmaras.

  • Analista contábil — Auxilia na elaboração dos processos da proposta orçamentária; créditos adicionais, balancetes e prestação de contas conforme legislação vigente; Concilia a movimentação dos lançamentos no módulo PCO do sistema TOTVS, para emissão de Notas de Reserva e Empenho; Emite Notas de Reservas e Empenhos solicitadas pelos demais Departamentos; Concilia as contas contábeis, através da análise da coerência e exatidão das classificações contábeis e corrige prováveis distorções; Acompanha a rotina contábil da entidade, gerando relatórios da execução das despesas, e encaminha as áreas/setores designadas, em conformidades com as normas internas, determinações legais e orientações superiores; Apura o cálculo e os repasses da Cota Parte ao CFC, solicitando o pagamento ou o reembolso quando necessários; Confere, mensalmente, o índice incluído pelo Departamento Financeiro para atualização da tabela de débitos do SPI; Realiza a entrega de declarações acessórias obrigatórias e exigidas por lei, quando necessário; Participa no atendimento de auditorias contábeis; Secretaria e dá suporte em reuniões de Comitês, Comissões, Grupos de Trabalho e Câmaras.

Concurso do CRC SP: o que vai cair nas provas?

Confira abaixo alguns dos temas indicados no conteúdo programático:

  • Língua portuguesa — 1 Compreensão e Interpretação de Textos: 1.1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 1.2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 1.3 Funções e figuras de linguagem. 1.4 Denotação e conotação.2 Análise Linguística e Semântica: 2.1 Domínio da ortografia oficial. 2.2 Significação das palavras: sinonímia, antonímia, paronímia, homonímia e polissemia. 2.3 Emprego das classes de palavras. 2.4 Colocação dos pronomes átonos e tônicos.3 Estruturação Textual: 3.1 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 3.2Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 3.3 Emprego de tempos e modos verbais.4 Sintaxe: 4.1 Domínio da estrutura morfossintática do período. 4.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 4.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 4.4 Concordância verbal e nominal. 4.5 Regência verbal e nominal. 4.6 Emprego do sinal indicativo de crase.5 Pontuação: 5.1 Emprego dos sinais de pontuação.6 Reescrita e Produção Textual: 6.1 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.7 Redação Oficial: 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Características fundamentais da redação oficial. 7.3 Padrões de redação oficial. 7.4 Emprego e concordância dos pronomes de tratamento.

  • Raciocínio lógico e matemática — 1.1 Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos. 1.2 Razões e proporções. 1.3 Porcentagem. 1.4 Regras de três simples e compostas. 1.5 Funções e equações de 1º e 2º graus. 1.6 Progressões aritméticas e geométricas.2 Análise Combinatória e Probabilidade: 2.1 Princípios de contagem. 2.2 Arranjos e permutações. 2.3 Combinações. 2.4 Noções de probabilidade.3 Raciocínio Lógico: 3.1 Compreensão de estruturas lógicas. 3.2 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 3.3 Diagramas lógicos. 3.4 Compreensão e análise da lógica de uma situação.4 Raciocínio Analítico e Espacial: 4.1 Raciocínio verbal. 4.2 Raciocínio matemático. 4.3 Raciocínio sequencial. 4.4 Orientação espacial e temporal. 4.5 Formação de conceitos e discriminação de elementos.5 Estatística e Análise de Dados: 5.1 Estatística básica (média, moda, mediana, desvio padrão). 5.2 Análise e interpretação de gráficos e tabelas.6 Noções de Matemática Financeira: 6.1 Juros simples e compostos. 6.2 Desconto. 6.3 Taxas.

  • Legislação e ética na administração pública — 1 Ética no Setor Público: 1.1 Ética e função pública. 1.2 Ética no setor público. 1.3 Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto nº 1.171/1994). 1.4 Princípiosda Administração Pública.2 Improbidade Administrativa: 2.1 Lei nº 8.429/1992 e suas alterações. 2.2 Medidas contra atos de improbidade administrativa. 2.3 Tipos de improbidade administrativa. 2.4 Sanções aplicáveis aos agentes públicos.3 Processo Administrativo: 3.1 Lei nº 9.784/1999 e suas alterações. 3.2 Princípios e fases do processo administrativo. 3.3 Direitos e deveres dos administrados.4 Transparência e Acesso à Informação: 4.1 Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação -LAI). 4.2 Decreto nº 7.724/2012 (Regulamenta a LAI). 4.3 Classificação de informações. 4.4 Procedimentos de acesso à informação.5 Proteção de Dados Pessoais: 5.1 Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais -LGPD). 5.2 Princípios e direitos do titular de dados. 5.3 Tratamento de dados pessoais pelo Poder Público. 5.4 Responsabilidades e sanções administrativas.6 Legislação Anticorrupção: 6.1 Lei nº 12.846/2013 (Lei Anticorrupção). 6.2 Responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas. 6.3 Acordos de leniência.

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🔎 Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso do CRC SP nesta página, com as principais informações do certame. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos no edital nº 1/2025, disponível abaixo.

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