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Concurso Crea SP 2023

Orgão: Crea SP - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo
Nº vagas:60
Taxa de inscrição: De R$ 90,00 Até R$ 135,00
Cargos: Advogado, Contador, Engenheiro
Áreas de Atuação: Administrativa, Judiciária / Jurídica
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 4070,31 Até R$ 12210,92
Organizadora: Instituto Seleção
Estados com Vagas: SP

Agenda

Abertura das inscrições02/10/2023
Encerramento das inscrições07/11/2023
Prova03/12/2023
Divulgação do Gabarito04/12/2023
Divulgação do Resultado20/02/2024

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 26/09/2023, às 08h31 - Atualizado em 21/02/2024, às 18h00


O mais recente concurso do Crea SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo) preencherá 60 vagas em cargos de níveis médio e superior, além de formar cadastro reserva.

Resumo do edital

Saiba como é a distribuição das vagas

As opções de nível médio são para agente de fiscalização (20 postos — salário de R$ 5.204,91) e assistente administrativo (15 — R$ 4.070,31) — a primeira carreira também requer CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categoria "B".

Curso superior é requisito para as carreiras de advogado (2 — R$ 12.210,92), analista de gestão administrativa (5 — R$ 10.074,01), analista de tecnologia (1 — R$ 10.074,01), contador (2 — R$ 10.353,84) e engenheiro (15 — R$ 12.210,92).

Os contratados poderão ser lotados em quaisquer unidades do órgão no estado. O regime de trabalho é de 40 horas semanais. Como benefícios, os servidores contarão com:

  • cartão refeição e/ou alimentação;
  • vale-transporte;
  • auxílio-creche.

Atribuições de alguns cargos

  • Assistente administrativo — Realizar a gestão documental e dar providências, assegurando a classificação e o arquivamento físico e/ou eletrônico, conforme a legislação vigente, visando garantir o controle e a localização imediata; Analisar, propor melhorias, solucionar erros, executar atividades de registros e inserção de dados diversos em sistemas operacionais, bem como executar controles, digitação, cópias, impressões e digitalização em geral; Elaborar relatórios, quadros demonstrativos, tabelas, gráficos, mapas, formulários, fluxogramas, organogramas e outros instrumentos, com o intuito de disponibilizar e subsidiar informações pertinentes, padronizar e otimizar os recursos; Acompanhar os processos administrativos e de outras naturezas e assegurar o registro das informações processuais em sistema operacional; Protocolar processos e documentos diversos e encaminhar ao setor competente, visando garantir o controle, inclusive malote; Prestar atendimento ao público interno e externo, pessoalmente, por telefone ou por outros meios de comunicação, atendendo com eficiência, recepcionando, fornecendo e orientando sobre quaisquer informações solicitadas; Recepcionar visitantes ou outrem, promovendo a identificação, auxiliando no repasse de informações, designando as pessoas aos setores que procuram; Atender chamadas telefônicas, proceder ao respectivo registro, bem como anotar recados, quando necessário; Controlar a entrada e saída de pessoas nos locais de trabalho; Realizar a pesquisa de preços e orçamentos para aquisição de materiais e efetivar o processo de compras com fornecedores; Contribuir com a realização de reuniões, realizando a reserva de salas e elaborando pautas e atas para fins de registro; Efetuar o controle do almoxarifado, recepcionando o estoque e expedindo a listagem dos patrimônios processados, bem como a escrituração dos materiais de expediente; Auxiliar na elaboração de editais, viabilizando o andamento dos procedimentos licitatórios de compras e contratações; Realizar a gestão das notas fiscais, conferindo dados, valores e impostos a serem pagos e/ou retidos, assegurando o devido lançamento e o respectivo pagamento, bem como encaminhar para o setor competente e dar outras providências; Auxiliar na prestação de contas dos recursos recebidos, acompanhar os saldos e a efetivação dos pagamentos, verificando a assinatura, a confirmação e/ou inconsistência e enviar os extratos mensais para o setor responsável; Realizar procedimentos relacionados às atividades funcionais do empregado, como Convocação, conferência de documentos para Admissão, cadastro, escalas de férias, controle e apuração dos registros nos relógios pontos, impressão de folha ponto, registro de atestados, processamento da folha de pagamento e entrega do eSocial; Arquivar, controlar e manter atualizados e ordenados os arquivos; Coletar dados diversos, consultando pessoas, documentos, transcrições, publicações oficiais, arquivos e efetuando cálculos para obter informações necessárias ao comprimento da rotina administrativa; Tratar de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos; Montar, acompanhar e proceder à tramitação de documentos, processos, contratos e demais assuntos administrativos; Organizar e/ou executar a redação de documentações, materiais e processos, bem como acompanhamento de prazos; Secretariar reuniões e outros eventos; Realizar atividades específicas da unidade em que está alocado(a); Auxiliar nos processos licitatórios; Participar de equipes multidisciplinares, comissões ou grupo de trabalho, visando alcançar os melhores resultados tanto em qualidade quanto em produtividade; Solicitar materiais ou insumos para assegurar a continuidade dos serviços essenciais e o bom funcionamento das atividades do conselho; Solicitar cotação de passagens aéreas, bem como emissão de E-tickets (após escolha do usuário) e diárias, conforme portaria vigente; Receber e tramitar processos analisados pelos colegiados; Prestar esclarecimentos ao plenário, câmaras, comissões, presidência, diretoria e outros setores do Conselho em matérias que envolvam conhecimento específico a sua área de atuação; Participar de programa de treinamento, quando convocado; Cumprir e fazer cumprir as decisões superiores tomadas em assuntos de sua competência legal; Trabalhar seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e preservação ambiental; Desempenhar outras atividades típicas inerentes ao cargo.

  • Agente de fiscalização — Fiscalizar o exercício profissional do Sistema Confea/Crea, promovendo visitas a empreendimentos, obras e demais serviços, apurando as eventuais irregularidades e solicitando a documentação pertinente ao objeto da fiscalização, quando necessário; Participar, quando designado, de grupos de discussão e reuniões externas representando o Conselho; Instrução processual e análise documental; Fiscalizar o exercício profissional, cumprindo a legislação do Sistema Confea/Crea, visitando profissionais, empresas e órgãos públicos, orientando-os quanto ao cumprimento dos normativos; Lavrar relatórios de fiscalização e autos de infração das irregularidades constatadas; Realizar ações de ofício, bem como as decorrentes de processos internos; Exercer a atividade de fiscalização, identificando obra/serviço ou atividade privativa de profissional do Sistema Confea/Crea; Orientar os profissionais, empresas e sociedade sobre assuntos relacionados à fiscalização do exercício profissional; Realizar diligências para atender demandas processuais de sua área de atuação ou quando designado; Participar de Projetos/Programas de Fiscalizações Preventivas Integradas junto a outros órgãos. Prestar esclarecimentos ao plenário, câmaras, comissões, presidência, diretoria e outros setores do Conselho em matérias que envolvam conhecimento específico a sua área de atuação; Participar de programa de treinamento, quando convocado; Cumprir e fazer cumprir as decisões superiores tomadas em assuntos de sua competência legal; Trabalhar seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e preservação ambiental; Desempenhar outras atividades típicas inerentes ao cargo.

  • Analista de tecnologia — Atuar em atividades da área de Tecnologia da Informação, envolvendo a elaboração de projetos, a implantação, racionalização e redesenho de processos, com utilização de alta tecnologia; Elaborar relatórios e prestar contas às instâncias superiores; Desenvolver novas estratégias junto a outros gestores do Crea SP; Analisar e implementar novas tecnologias; Promover a segurança de informações Elaborar documentação técnica relativa aos procedimentos e controles dentro da área de atuação; Elaborar especificações técnicas, termos técnicos de referência, estudos técnicos preliminares de contratações, mapeamento de riscos, entre outras documentações que se façam necessárias, no âmbito da área de atuação; Emitir pareceres técnicos; Atuar como fiscal técnico em contratos sob a sua responsabilidade; Conhecer e saber aplicar a gestão de riscos, as políticas de segurança de informação, a Lei de Acesso à Informação e a Lei Geral de Proteção de Dados; Implantar, configurar e gerenciar sistemas operacionais, softwares, aplicativos e equipamentos de TI; Utilizar todos os sistemas e ferramentas eletrônicas adotadas no Crea SP; Avaliar a qualidade e validação de hardware e software; Prestar esclarecimentos ao plenário, câmaras, comissões, presidência, diretoria e outros setores do Conselho em matérias que envolvam conhecimento técnico específico a sua área de atuação; Elaborar, executar e controlar trabalhos planejados, observando o cumprimento de prazos e metas preestabelecidos; Participar de programa de treinamento, quando convocado; Cumprir e fazer cumprir as decisões superiores tomadas em assuntos de sua competência legal; Trabalhar seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e preservação ambiental; Desempenhar outras atividades típicas inerentes ao cargo.

Concurso do Crea SP: o que vai cair nas provas?

Confira abaixo alguns dos temas para assistente administrativo indicados no conteúdo programático:

  • Língua portuguesa — Compreensão e Interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. Modos de organização discursiva: descrição, narração, exposição, argumentação e injunção. Domínio da ortografia oficial. Domínio dos mecanismos de coesão textual. Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. Emprego de tempos e modos verbais. Domínio da estrutura morfossintática do período. Emprego das classes de palavras. Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. Emprego dos sinais de pontuação. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Emprego do sinal indicativo de crase. Colocação dos pronomes átonos. Reescrita de frases e parágrafos do texto. Significação das palavras. Substituição de palavras ou de trechos de texto. Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

  • Raciocínio lógico — Raciocínio lógico numérico. Resolução de problemas envolvendo números reais. Conjuntos. Porcentagem. Sequências e padrões (com números, figuras ou palavras). Proposições. Conectivos. Negação. Equivalência e implicação lógica. Problemas de contagem: Princípio Aditivo e Princípio Multiplicativo. Arranjos. Combinações. Permutações. Noções de probabilidade.

  • Matemática — Conjuntos: linguagem básica, pertinência; inclusão; igualdade; reunião e interseção. Números naturais, inteiros, racionais e reais: adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação. Múltiplos e divisores, fatoração, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum. Medidas: comprimento, área, volume, ângulo, tempo e massa. Proporções e Matemática Comercial: grandezas diretamente e inversamente proporcionais. Regra de três simples e composta. Porcentagem, juros e descontos simples. Cálculo Algébrico: identidades algébricas notáveis. Operações com expressões algébricas. Operações com polinômios. Equações e Inequações: equações do 1º e 2º graus. Interpretação de gráficos. Sistemas de equações de 1º e 2º graus. Análise Combinatória e Probabilidade: arranjos, combinações e permutações simples. Probabilidade de um evento. Progressões: progressões aritmética e geométrica. Geometrias Plana e Sólida: geometria plana: elementos primitivos. Retas perpendiculares e planas. Teorema de Tales. Relações métricas e trigonométricas em triângulos retângulos. Áreas de triângulos, paralelogramos, trapézios e discos. Áreas e volumes de prismas, pirâmides, cilindros, cones e esferas. Funções: operações com funções de 1º e 2º graus. Gráficos de funções de 1º e 2º graus. Máximo e mínimo da função de 2º grau. Funções logaritmo e exponencial. Trigonometria: funções trigonométricas. Identidades fundamentais. Aplicação da trigonometria ao cálculo de elementos de um triângulo.

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Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso do Crea SP nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos no edital abaixo.

Edital e Anexos


Abertura (26/09/2023) Edital nº 1/2023

Abertura (03/11/2023) Edital nº 1/2023 (prorrogação das inscrições)

+Aulas grátis

Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas

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Sobre Crea SP - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. O Crea SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com mais de 316 mil profissionais e cerca de 72 mil empresas registrados, além de centenas de funcionários, agentes fiscais, conselheiros e inspetores.

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