| Orgão: | Creci SC - Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina — 11ª Região |
| Nº vagas: | 10 |
| Taxa de inscrição: |
De R$ 48,00
Até R$ 62,00 |
| Cargos: | Fiscal,
Assistente,
Contador |
| Áreas de Atuação: | Administrativa,
Judiciária / Jurídica |
| Escolaridade: | Ensino Médio,
Ensino Superior |
| Faixa de salário: | De R$ 2976,02 Até R$ 3798,24 |
| Organizadora: | Ibest |
| Estados com Vagas: | SC |
| Abertura das inscrições | 02/07/2025 |
| Encerramento das inscrições | 10/07/2025 |
| Prova | 17/08/2025 |
Redação
Publicado em 12/05/2025, às 10h52 - Atualizado em 18/08/2025, às 18h00
O concurso do Creci SC (Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina — 11ª Região) preencherá 10 vagas e também formará cadastro reserva. Estão em disputa cargos de níveis médio e superior de ensino, com salários de R$ 2.976,02 e R$ 3.798,24, respectivamente. Além de Florianópolis, onde fica a sede da instituição, há oportunidades para trabalhar em Balneário Camboriú, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Itapema, Joinville, Lages e Meio Oeste Catarinense.
Nível médio:
Nível superior:
Contador — Coordenar o fechamento de balancetes mensais, balanço anual, dentro dos prazos estabelecidos; Manter rigoroso controle e acompanhamento sobre os procedimentos relativos às contas contábeis; Controlar a correta contabilização de todos os documentos do Conselho; Coordenar o inventário físico dos bens patrimoniais, emitindo relatórios, com o objetivo de manter compatíveis os registros contábeis com o controle físico dos bens, de acordo com legislação; Elaborar e construir procedimentos para a proposta orçamentária do Conselho; Preparar a prestação de contas anual conforme estabelecido na legislação vigente e pronunciamentos do Tribunal de Contas da União – TCU; Preparar documentos e relatórios de apoio à tomada de decisão da Diretoria e Plenário do Conselho; Acompanhar, permanentemente, as modificações ocorridas na legislação, contábil, fiscal e tributária; Pesquisar a legislação contábil para atendimento de consultas quanto à realização de alterações no plano de contas, segundo as exigências legais e administrativas; Manter o quadro de obrigações fiscais e legais, do Regional, junto as Prefeituras e outros órgãos, atualizado anualmente; Emitir relatórios contábeis com análise crítica de resultados; Preparar e apresentar sistematicamente relatórios de atuação e desempenho do Creci SC; Planejar, organizar e desenvolver planos econômico-financeiros; Analisar informações contábeis e de performance para reduzir perdas, aumentar receitas e acompanhar projeções de faturamento; Definir diretrizes que estejam alinhadas ao planejamento econômico e estratégico da empresa; Acompanhar e estudar o segmento de mercado que a empresa está inserida, propondo melhoria na captação de recursos; Avaliar ciclos operacionais; Verificar onde é possível melhorar e definir ações corretivas. Realizar outras atividades correlatas da unidade de lotação.
Fiscal — Realizar atividades de fiscalização, na capital e interior do Estado, sempre que se fizer necessário, a fim de dar cumprimento ao plano de ação fiscal aprovado pela Diretoria/Plenário do Creci SC; Atender as pessoas que procurarem o Creci SC para formalização de denúncias, ficando sob sua responsabilidade o bom desempenho da fiscalização; Constatar o ilícito disciplinar, ainda que fora da sede do estabelecimento do infrator e lavrar auto de infração; Fiscalizar anúncios em jornais, painéis, cartazes ou stand de vendas ou construtoras, incorporadoras ou loteamentos constatando todas as formalidades próprias inerentes ao exercício da profissão de corretores de imóveis; Propor e aplicar medidas que visem ao aprimoramento das estratégias nas diligências fiscais, principalmente no que tange ao combate sistemático aos exercentes ilegais da profissão de Corretor de Imóveis; Identificar e qualificar os infratores através de instrumentos públicos e não por simples placas, cartões de visitas ou escritos particulares; Participar de audiência na justiça e delegacia de polícia, quando solicitado; Preparar relatório anual das atividades relativas ao exercício de fiscalização do Creci SC; Supervisionar e orientar a execução das atividades do corretor de imóveis, inspecionando periodicamente a qualidade dos serviços prestados, visando detectar e corrigir anormalidades ou solucionar problemas; Manter atualizado banco de dados dos registros realizados no Creci SC, visando o seu adequado controle; Controlar as ocorrências relacionadas com a fiscalização, digitando dados, para elaboração de relatórios com estatísticas de produção; Manter controles dos registros das fiscalizações realizadas; Preparar relatório sobreposição de usuários inadimplentes, contatando-os para solução de pendências; Orientar e oferecer meios que facilitem a aplicação uniforme e eficiente das normas utilizadas na execução dos serviços relativos às atividades de fiscalização; Elaborar, ao final de cada mês, o relatório das atividades desenvolvidas pela fiscalização e demais serviços realizados com vista à elaboração do Relatório Mensal, para encaminhamento ao COFECI e publicidade em jornais, se for o caso; Elaborar os roteiros de viagens de fiscalização ao interior do Estado, por ordem de prioridades das denúncias formalizadas, pedidos de delegados e associações de Corretores de Imóveis que derem entrada no Creci SC, para análise e posterior aprovação da Diretoria e Plenário; Acompanhar as reuniões plenárias, sobretudo as de julgamento de processos, sempre que solicitado; Dirigir veículos do Creci SC no uso da fiscalização, bem como, com a finalidade de transportar documentos, materiais, equipamentos e objetos leves e/ou pesados; Manter ficha de controle de quilometragem e outros dados dos veículos, bem como o registro de qualquer anormalidade no funcionamento e necessidade de reparos. Controlar e cuidar da guarda das chaves dos veículos de fiscalização, observando quanto ao racionamento de combustíveis e o estado de conservação dos veículos; Responsabilizar-se pela conservação do veículo, mantendo-o em condições de uso, substituindo pneumáticos e peças simples em caso de emergência, controlando sua manutenção; Realizar as atividades de fiscalização e de secretaria em local fora da sede do Creci SC, no atendimento ao público, sempre que necessário. Realizar outras atividades correlatas da unidade de lotação.
Assistente administrativo — 1. Realizar o controle de estoque de material, anotando os dados em formulário apropriado, bem como preparar requisições para solicitar novas remessas; 2. Conduzir veículos do Creci SC, desde que habilitado para tal e sempre que solicitado pela Diretoria ou pela chefia imediata, levando ou trazendo pessoas e entregando ou buscando documentos e encomendas, em destinos previamente agendados; 3. Preencher o relatório de utilização do veículo e ficha de controle da quilometragem, locais percorridos, horários de saída e retorno às dependências, bem como o registro de qualquer anormalidade no seu funcionamento e necessidade de reparos, com a finalidade de fornecer dados para cálculos dos custos e apreciação de irregularidades; 4. Responsabilizar-se pela conservação do veículo, mantendo-o em condições de uso, substituindo pneumáticos e peças simples em caso de emergência, controlando sua manutenção; 5. Preparar relatórios de viagem, fazendo as anotações relativas a destino, objetivo da viagem, horário de saída e chegada, conforme procedimentos estabelecidos; 6. Prestar atendimento e/ou informações solicitadas ao público em geral, sempre que necessário; 7. Supervisionar e/ou executar serviços bancários, ordens de pagamento e/ou ordens de crédito, quando necessário; 8. Organizar, registrar e atualizar cadastro de registro geral dos corretores de imóveis; 9. Redigir e digitar correspondências, memorandos, ofícios, relatórios e outros documentos técnicos administrativos, sempre que necessário; 10. Orientar e/ou organizar, classificar e arquivar documentos, obedecendo a uma ordem numérica, alfabética, por assunto ou cronológica, a fim de facilitar sua localização; 11. Orientar e/ou abrir, montar e organizar processos, cadastrando-os para posterior análise; 12. Orientar e/ou elaborar inventários de materiais e de bens móveis permanentes; 13. Receber, analisar e conferir correspondências, memorandos, ofícios, relatórios e outros trabalhos técnicos administrativos; 14. Controlar e/ou supervisionar a organização de atividades de protocolo e despacho de documentos e volumes, a fim de garantir o encaminhamento aos interessados; 15. Organizar, supervisionar e controlar as publicações expedidas, as publicações em estoque e o arquivo inativo do Creci SC. 16. Pesquisar informações bibliográficas e documentais extraindo informações que possibilitem a localização de determinado assunto técnico administrativo, com o objetivo de fornecer informações para a tomada de decisão superior; 17. Supervisionar e orientar os serviços de atendimento interno, como telefonia, recepção, portaria e copa, visando assegurar a qualidade e presteza desses serviços; 18. Supervisionar e coordenar a execução de tarefas relativas à anotação, redação, digitação e outros serviços técnicos administrativos, quando necessário, de forma a assegurar o fluxo de trabalho do Conselho; 19. Supervisionar, controlar e solicitar a compra de materiais em geral necessários à manutenção do Conselho; 20. Controlar e orientar o processamento de contas a pagar e a receber; 21. Realizar atividades referentes a folha de pagamento, encargos sociais, recolhimentos, registros de empregados, controle e concessão de benefícios, contratos de trabalhos, rescisões contratuais, férias, afastamentos, dentre outros; 22. Preparar ou conferir guias de recolhimento, referentes a FGTS, Imposto Sindical, Imposto de Renda, Seguros, INSS, compilando dados constantes de recibos, folha de pagamento e rescisões de contratos; 23. Elaborar relação de empregados e respectivas remunerações, calculando impostos e tributos de acordo com os percentuais pré-estabelecidos, emitindo as guias de acordo com os dados apurados; 24. Realizar outras atividades correlatas da unidade de lotação.
Confira abaixo os temas indicados no conteúdo programático comuns a todos os cargos:
LEIA TAMBÉM
Língua portuguesa — 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Redação e correspondências oficiais. 7.1 Manual de Redação da Presidência da República.
Raciocínio lógico — 1 Estruturas lógicas. 2 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 3 Lógica sentencial (ou proposicional). 3.1 Proposições simples e compostas. 3.2 Tabelas-verdade. 3.3 Equivalências. 3.4 Leis De Morgan. 3.5 Diagramas lógicos. 4 Lógica de primeira ordem. 5 Princípios de contagem e probabilidade. 6 Operações com conjuntos. 7 Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.
A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso do Creci SC nesta página, com as principais informações do certame. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos no edital nº 1/2025, disponível abaixo.
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